Sumários

Influências interculturais: o Butô

6 Novembro 2024, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Origens e princípios fundamentais da arte do Butô no Japão: contexto histórico; procura de uma identidade ancestral (influência do teatro Nô); influências estéticas da dança expressionista alemã (em particular de Mary Wigman) e da performance art; motivações simbólicas (busca pela memória "universal"); características estéticas (materialidade dos corpos, diversidade de abordagens, natureza obscura/grotesca); fundadores e protagonistas principais. Visionamento e análise de vídeos: parte 1 de Dance of Darkness: a documentary on Butoh (Edin Velez); excerto de The masseur (Tatsumi Hijikata, 1963); excerto de Butoh at Hiyoshi Taisha Shrine, Japan (Imre Thormann); excerto de Battersea (Jankai Suku).


Aula de teste

30 Outubro 2024, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

1º teste escrito.


Repercussões estéticas do Judson Dance Theatre Group

25 Outubro 2024, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Visualização e análise do filme de Babette Mangolte sobre o Calico Mingling, de Lucinda Childs (1973). O percurso estético, estilo coreográfico e recursos de composição da artista. Balanço e discussão em torno dos efeitos do Judson Dance Theatre na história da dança contemporânea: crítica ao formalismo da dança moderna; abertura a novas linguagens e métodos de composição artística (anything goes); questionamento ontológico da dança; desinstitucionalização do campo da dança; maior relação de cumplicidade com o público; aproximação às manifestações corporais quotidianas; enfoque no corpo performativo (corpo-em-relação) em detrimento do desenho coreográfico; fusão com os princípios da Performance Art (indistinção entre a esfera artística e a não-artística); democratização dos corpos e do espaço (segundo Sally Banes); busca pelo concreto (o "real"); dimensão política (diálogo com a pólis).


Protagonistas da dança pós-moderna: Trisha Brown

23 Outubro 2024, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Introdução ao trabalho de Trisha Brown: princípios estéticos, trajectória artística, comparação com outros artistas da Judson Dance Theater Group, noção de "memorised improvisation" aplicada ao trabalho da coreógrafa. Visualização e análise de vídeos: Man walking down the side of a building (1970); Accumulation (1971); Group Primary Accumulation (1973); Accumulation with Talking plus Watermotor (1979) - vídeo de Jonathan Demme; Spanish Dance (1973).


Protagonistas da dança pós-moderna: Steve Paxton

18 Outubro 2024, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Introdução ao trabalho de Steve Paxton: percurso histórico, motivações estéticas e desenvolvimento do método de Contact Improvisation (ausência de um corpo-demonstrativo; forças de contágio afectivo; repercussões éticas; influência estética na dança contemporânea). Visualização e análise dos vídeos: Satisfying Lover (Steve Paxton, 1967); Contact Improvisation (Steve Paxton, 1972) e Solo dance performance at CI25 (Steve Paxton, 1997).