Sumários
A dança pós-moderna: Judson Dance Theater
16 Outubro 2024, 09:30 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Origem do Judson Dance Theatre Group: contexto histórico-cultural, motivações estéticas e socio-políticas, a influência de Anna Halprin e Robert Dunn, movimento de democratização da dança (segundo Sally Banes). Introdução ao trabalho e pensamento de Yvonne Rainer: o "Manifesto do Não", processo de investigação coreográfica, relação com o minimalismo. Visualização e análise de Trio A (The mind is a muscle, part I), de Yvonne Rainer (1966).
Focos de transição estética: Anna Halprin
11 Outubro 2024, 09:30 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Introdução ao trabalho de Anna Halprin a partir dos anos 50 (Dancer's Workshop). Motivações artísticas e características estéticas: ruptura com a relação causa-efeito no trabalho sobre a corporalidade (kinesthetic sense); novo sentido de realismo (task oriented movements); introdução da improvisação como procedimento de investigação coreográfica; incorporação de bailarinos não-profissionais; desenvolvimento de criações colectivas; trabalho em (e para a) comunidade; aproximação da dança à vida quotidiana; a dança enquanto ritual. Visualização e análise de excertos dos vídeos: Anna Halprin on Parades and Changes (2013) e The Planetary Dance (2010).
Focos de transição estética: Merce Cunningham
9 Outubro 2024, 09:30 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Introdução ao paradigma Cunninghamiano sobre a dança: autonomia do corpo dançante em relação à(s) técnica(s) expressionistas da dança moderna, enfoque na experiência estética (subjectividade) em detrimento da intenção autoral, ruptura com a ligação sincrónica do movimento com a música, des-hierarquização do espaço e do papel dos bailarinos, recurso a procedimentos de indeterminação e acaso (parceria com John Cage), características de estilo coreográfico. Visualização de Septet (1953) e Beach Birds (1991), de Merce Cunningham e análise posterior. Conversa sobre o impacto disruptivo de Merce Cunnigham na dança e sua importância para a discussão (contínua) em torno das possibilidades de reconfiguração do género artístico.
A Dança Moderna nos E.U.A.: Martha Graham
4 Outubro 2024, 09:30 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
A dança na perspectiva de Martha Graham: historial, influências, pedagogia e características estéticas da sua prática. Visualização e análise de excerto do vídeo Lamentation (Martha Graham, 1930). Introdução ao trabalho de Merce Cunningham.
A Dança Expressionista alemã: Rudolph Laban, Mary Wigman e Kurt Jooss
2 Outubro 2024, 09:30 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Introdução à teoria de notação de Rudolf Laban: fundamentos teóricos, elementos constitutivos do movimento, influências práticas (importância na criação das várias formas de dança moderna). A dança Expressionista Alemã: o trabalho precursor de Mary Wigman (visualização de excerto de Hexentanz, 1926) e o Tanztheater de Kurt Jooss (visualização de excerto de Green Table, 1932).