Sumários

O surgimento da Dança Moderna: As pioneiras Isadora Duncan, Loie Fuller e Ruth St. Denis

27 Setembro 2024, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

O surgimento das primeiras alternativas ao Ballet: as práticas intermediais de Loie Fuller (e.g. colaboração com os irmãos Lumière); o carácter intercultural e pedagógico de Ruth St. Denis (lançamento da primeira escola de Dança Moderna: Dennishawnschool) e a prática expressiva de Isadora Duncan, suas características coreográficas e inspirações estéticas. Visionamento e análise de vídeos: Who was Isadora Duncan? Dances and Dance techniques; Serpentine Dance (Lumière, 1896); Indian Noche (AD Films, 2010).


Focos de libertação do ballet clássico: Ballets Russes

25 Setembro 2024, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

O trabalho percursor de François Delsarte (relação entre o sentimento e o gesto) e Jacques Dalcroze (Eurritmia). A transformação estética levada a cabo pelos Ballets Russes: enquadramento histórico, a visão pioneira de Diaghilev, desenvolvimento de novas linguagens cénicas, transversalidade das suas propostas e influências no universo da dança. Análise de L’Après midi d’un Faune (1912) e Sagração da Primavera (1913), de Nijinsky.


O ballet clássico: a origem da dança cénica

20 Setembro 2024, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Enquadramento histórico e principais características: o Balleto das cortes italianas dos séculos XV-XVII; a fundação da Academie Royal de Danse por Louis XIV; as cartas sobre a dança de Noverre (Ballet d'Action); características principais do Ballet romântico; o Ballet Imperial Russo e os desenvolvimentos técnicos de Petipa. Visualização e análise colectiva de vídeos.


Apresentação da cadeira e introdução ao campo de estudo da dança

18 Setembro 2024, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Apresentação dos objectivos, conteúdos programáticos e processo de avaliação de Correntes de Dança Contemporânea:

— 2 testes escritos (50%), estando a aprovação final dependente de uma média igual ou acima a 10 valores; 
— Trabalho (30%) em formato a decidir;
— Assiduidade e Participação (20%). 
Agendamento das datas dos testes: 30 de Outubro (1º teste) e 29 de Novembro (2º teste)
Introdução ao estudo da Dança Contemporânea: definições possíveis, enquadramento histórico, desafios epistemológicos, recepção crítica.