Sumários
Aula de avaliação
8 Janeiro 2016, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Aula de avaliação
Apresentação dos factores e critérios de avaliação e notas finais. Pequeno balanço sobre os resultados do 2º teste. Esclarecimento de dúvidas sobre o processo de avaliação.
2º Teste de avaliação
18 Dezembro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
2º Teste de avaliação
Dança contemporânea: mitos, (in)definições, e novos desafios da crítica
16 Dezembro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Revisitação das noções (possíveis) de dança contemporânea. Transversalidade das propostas artísticas e novos desafios da crítica, na qual as práticas de atenção do corpo são cada vez mais convocadas. Balanço final da cadeira de Correntes da Dança Contemporânea: programa, pontos fortes e fracos, limitações práticas, desafios e propostas de melhoria. Esclarecimento de dúvidas sobre a matéria na qual incidirá o 2º teste.
Dança-Discurso: lugares comuns e novos formatos (continuação)
11 Dezembro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Conversa informal sobre as relações complexas entre o discurso e a dança, entre pensamento e movimento; sobre noções de espaço e coreografia – reflexão sobre a disposição do espaço e a forma como funciona sempre como partitura implícita de acção, conduzindo-nos a certos movimentos, comportamentos, delineando o tipo de relações, hierarquias, etc. Chamada de atenção para o modo como as arquitecturas do espaço público – bem como as dos nossos espaços privados – estão repletas de coreografias implícitas – tal como o nosso corpo.
Observações sobre o fazer histórico (noções de historiografia), perspectiva crítica em relação à organização dos movimentos da dança numa sequência aparentemente linear em progressão, que deve ser constantemente questionada (e constantemente reorganizada).
Observações sobre algumas relações prometedoras actualmente desenvolvidas entre práticas coreográficas e práticas editoriais.
Aconselhamento individual sobre percursos de investigação e contactos a estabelecer com instituições e investigadores e/ou artistas do contexto nacional e internacional.
Mais links para aprofundamento do movimento crítico abordado na aula de dia 9, através do visionamento de fragmentos do trabalho de Jérôme Bel:
Vídeo: Jérôme Bel, “Le dernier spectacle (une conférence)” (1998);
excertos 1, 2, 3, 4:
https://www.youtube.com/watch?v=OGpsTArU82Y
https://www.youtube.com/watch?v=5iFzmKtJYTk
https://www.youtube.com/watch?v=QPZO6whbCuI
https://www.youtube.com/watch?v=DzEVZYhtpoM
Website de Jérôme Bel: http://www.jeromebel.fr
Bibliografia recomendada sobre Jérôme Bel
André Lepecki, “Choreography’s ‘slower ontology’: Jérôme Bel’s critique of representation”, in Exhausting Dance: Performance and the politics of movement, New York and London, Routledge, 2006, p. 45-64.
Dança-Discurso: lugares comuns e novos formatos (1998-2005)
9 Dezembro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Abordagem introdutória dos valores que marcaram o final dos anos 90 em França e na Bélgica, e a forma como se diferenciaram relativamente à nouvelle danse, às vanguardas francesas e belgas das décadas de 70 e 80. Caracterização geral do movimento de produção crítica – visando o sistema de produção artística da dança no seu todo: nível estético, político, económico. Movimento crítico surgido a partir de dentro do próprio trabalho coreográfico, interrogando a herança coreográfica dos anos 80, mas também os próprios discursos sobre a dança (introdução aos nomes mais citados actualmente: Xavier Le Roy e Jérôme Bel). Referência à viragem semiótica e ao desconstrucionismo como contextos de pensamento filosófico que prepararam a entrada da crítica e da teoria na coreografia (com foco na desmontagem de pressupostos que gerou uma maior consciência dos códigos e sistemas de significação implícitos nos modos de produção de pensamento e/ou conhecimento ocidentais), e o consequente surgimento de formatos anti-espectaculares como a conferência-performance, desmontando não apenas o dispositivo de representação teatral como o dispositivo de produção científica e/ou académica.
Visionamento da conferência-performance de Xavier Le Roy, que se considera exemplar desta viragem: “Product of Circumstances” (1999) – os estudantes foram aconselhados a criar para o seu percurso perceptivo um mapeamento prévio, uma “coreografia da atenção”, distribuída pelos seguintes parâmetros: luz, espaço, tempo, texto, performance, de forma a sentirem mais conscientemente os movimentos da própria percepção, sempre contingente.
Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=n9JrAngqpl8
Outros links para aprofundamento do trabalho de Xavier Le Roy:
Partitura (score/script) de “Product of Circumstances”:
http://www.xavierleroy.com/page.php?id=63e83a12f776477d633187bdfbdb1c24c130da87&lg=en
Website de Xavier Le Roy: http://www.xavierleroy.com
Bibliografia relativa aos conteúdos abordados nesta aula:
Isabelle Ginot, “Un lieu commun”, Repères n°11, Biennale Nationale da danse du Val-de-Marne, mars 2003. Online: https://hal.archives-ouvertes.fr/file/index/docid/801020/filename/04_I.Ginot_Un_lieu_commun_1_.pdf
Bojana Cvejic, “Theory, Police, and Disagreement”, in Ulrike Melzwig, Marten Spanberg, Nina Thielicke (ed.), Reverse Engineering Education in Dance, Choreography and the Performing Arts, Berlin, b_books Verlag, 2007, p. 16-29.
Pirkko Husemann, “The Absent Presence of Artistic Working Processes. The
Lecture as Format of Performance”. Lecture Performance, Frankfurt, 2004.
(English version / Update March 2005)
Online: dancepracticeasresearch2015.files.wordpress.com/2015/09/f14_husemann_engl.pdf