Sumários
Dança Moderna: Libertação do corpo para novos gestos de “sentido” (1ªParte)
25 Setembro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Enquadramento histórico e primeiros movimentos de “libertação” do ballet clássico – visionamento de um fragmento da Sagração da Primavera, de V. Nijinsky e I. Stravinsky (1913). Precursores teóricos da dança moderna: o corpo como veículo de sentido (romantismo vs expressionismo). Breve exercício sobre alguns dos componentes essenciais do movimento, segundo Rudolf Laban. Protagonistas principais da dança expressionista alemã – visionamento do documentário German Lineage in Modern Dance.
Primeiras informações sobre programa, conteúdos e métodos. O lugar da dança contemporânea. Contributo prático para o conhecimento do sujeito.
23 Setembro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Introdução à disciplina, seus conteúdos programáticos, métodos de avaliação e regras de funcionamento das aulas. Foram abordadas várias questões relativas ao estudo da dança contemporânea:
- Definições possíveis e consequentes limitações;
- O estudo da dança contemporânea enquanto modalidade de saber;
- Pressupostos epistemológicos (o corpo enquanto matéria de criação e recepção crítica)
A parte final da aula foi dedicada a um pequeno jogo de apresentação individual com recurso a objectos pessoais (consciência do corpo-sujeito diante de outros).