Sumários
Nova Dança Portuguesa e sua importância na prática das artes performativas em Portugal (cont.)
18 Novembro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Discussão sobre propostas temáticas para
o trabalho individual e esclarecimento de algumas dúvidas sobre os formatos
possíveis de apresentação. Reflexão colectiva sobre o espectáculo de João
Fiadeiro O que fazer daqui para trás (Teatro
Maria Matos), a partir da crítica individual dos alunos. Introdução aos
trabalhos de Madalena Victorino, Vera Mantero e Francisco Camacho. Visionamento
de vídeos e discussão posterior.
Literatura recomendada [disponíveis na reprografia azul – Colibri]: a mesma da aula anterior.
Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:
- Vale [excerto], por Madalena Victorino (2009) – vídeo de Eva ângelo;
- Até que deus é destruído pelo extremo exercício da beleza [excerto], por Vera Mantero (2006);
- Nossa Senhora das Flores [excerto], por Francisco Camacho, 1993 (produção Citemor).
Nova Dança Portuguesa e sua importância na prática das artes performativas em Portugal
13 Novembro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Aparte sobre o processo de desconstrução
como via de afirmação estética da dança contemporânea (o Desconstrucionismo de
Jacques Derrida).
A história e circunstâncias socio-culturais que enquadraram a relação dos portugueses com o seu corpo no período da ditadura Salazarista: a economia dos afectos do corpo, segundo José Gil. A falta de tradição no domínio da dança em Portugal e contexto histórico que deu azo à busca por novas formas de corporalidade no pós-25 de Abril - caracterizadas por um processo de ‘intensificação sensorial’, segundo André Lepecki. O surgimento do movimento da Nova Dança Portuguesa, principais características e protagonistas, e sua importância no desenvolvimento das artes performativas nos anos 90. Introdução ao trabalho de João Fiadeiro: a dança como forma de questionamento da nossa relação com o mundo. Visionamento de um fragmento de Self(ish)-Portrait (1995). Combinação para ir assistir ao espectáculo de João Fiadeiro no Teatro Maria Matos: O que fazer daqui para trás.
Literatura recomendada [disponíveis na reprografia azul – Colibri]:
- Maria José Fazenda (1997). Introdução, in: Movimentos Presentes: Aspectos da Dança Independente em Portugal (Coord./ed. M.J. Fazenda), Edições Cotovia, pp13-21.
- AndréLepecki (1998). “Corpo atravessado, corpo intenso”, Theaterschrift, Nr. Extra, Intensificação: performance contemporânea portuguesa, Edição Danças na cidade e Edições Cotovia, pp.19-29.
Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:
- Self(ish)-Portrait [excerto], por João Fiadeiro (1995).
Nova Dança Europeia: vanguardas francesas e belgas das décadas de 70 e 80
11 Novembro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Enquadramento histórico e características fundamentais da Nouvelle Danse: descomprometimento ideológico, “vale tudo” estilístico, transdisciplinaridade. Principais protagonistas das vanguardas francesas e belgas. Visionamento de vídeos e reflexão posterior em torno dos trabalhos de Anne Teresa De Keersmaeker, Jan Fabre, Alain Platel e Wim Vandekeybus. Influência da Nova Dança Europeia no desenvolvimento das artes performativas em Portugal na década de 1980.
Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:
- Fase [excerpt], por Anne Teresa De Keersmaeker & Michele Anne de Mey (1982);
- The Song [excerpt], pela Companhia das Rosas, de Anne Teresa De Keersmaeker (2009);
- What the body does not remember [trailer], por Ultima Vez, de Wim Vandekeybus (1987);
- Compilatie Les Ballets C. de la B., pelos Ballet C. de la B., de Alain Platel (2014).
Leituras recomendadas:
- Philippe Noisette (2011). Talk about contemporary dance, Flammarion [pequenos excertos a disponibilizar na reprografia azul – Colibri].
A Dança-Teatro de Pina Bausch (continuação)
6 Novembro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Características principais da Dança-Teatro de Pina Bausch: temas
abordados, recorrências estilísticas de construção estética, corporalidade, e
aspectos cenográficos. Visionamento de vídeos (fragmentos) do Café Müller (1978) e Vollmond (2006), e análise colectiva de
alguns dos seus elementos coreográficos. Visionamento do documentário Pina Bausch: Lissabon Wuppertal Lisboa,
de Fernando Lopes (1998). Reflexão sobre o método de criação de Pina Bausch: o
jogo das perguntas-respostas.
Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:
- Café Müller, por Pina Bausch, 1978 [vários excertos];
- Vollmond [excerpt], por Pina Bausch, 2006.
Documentário:
- Pina Bausch: Lissabon Wuppertal Lisboa, de Fernando Lopes (Midas Filmes, 1998).
Leituras recomendadas [disponíveis na reprografia azul – Colibri]:
- José Gil (2001). Os gestos do pensamento: Pina Bausch, in: Movimento Total, Relógio D’Água, pp.213-228.
Resultados do 1º teste e introdução à Dança-Teatro de Pina Bausch
4 Novembro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Comentário geral aos resultados do 1º teste, esclarecimento
dos critérios de avaliação, e clarificação de algumas questões relativas aos
conteúdos teóricos abordados nesta primeira fase programática. Origem do Tanztheater e enquadramento histórico da
carreira e trabalho de Pina Bausch: influência expressionista e primeiros
passos no Tanztheater Wuppertall. Visionamento de uma recriação de Green Table (1932), por Kurt Jooss.
Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:
- The Green Table [excerpt], por Kurt Jooss (recriação de Anna Markard, com o Joffrey Ballet Chicago, 2013).
Leituras recomendadas [disponíveis na reprografia azul – Colibri]:
- António Pinto Ribeiro (1994). Guia para ver Pina Bausch, in: Dança temporariamente contemporânea, Edições Vega: Passagens, pp.37-41.