Sumários

Nova Dança Portuguesa e sua importância na prática das artes performativas em Portugal (cont.)

18 Novembro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Discussão sobre propostas temáticas para o trabalho individual e esclarecimento de algumas dúvidas sobre os formatos possíveis de apresentação. Reflexão colectiva sobre o espectáculo de João Fiadeiro O que fazer daqui para trás (Teatro Maria Matos), a partir da crítica individual dos alunos. Introdução aos trabalhos de Madalena Victorino, Vera Mantero e Francisco Camacho. Visionamento de vídeos e discussão posterior.

 

 

Literatura recomendada [disponíveis na reprografia azul – Colibri]: a mesma da aula anterior.

 

 

Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:

- Vale [excerto], por Madalena Victorino (2009) – vídeo de Eva ângelo;

- Até que deus é destruído pelo extremo exercício da beleza [excerto], por Vera Mantero (2006);

- Nossa Senhora das Flores [excerto], por Francisco Camacho, 1993 (produção Citemor).

 

 



Nova Dança Portuguesa e sua importância na prática das artes performativas em Portugal

13 Novembro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Aparte sobre o processo de desconstrução como via de afirmação estética da dança contemporânea (o Desconstrucionismo de Jacques Derrida).

A história e circunstâncias socio-culturais que enquadraram a relação dos portugueses com o seu corpo no período da ditadura Salazarista: a economia dos afectos do corpo, segundo José Gil. A falta de tradição no domínio da dança em Portugal e contexto histórico que deu azo à busca por novas formas de corporalidade no pós-25 de Abril - caracterizadas por um processo de ‘intensificação sensorial’, segundo André Lepecki. O surgimento do movimento da Nova Dança Portuguesa, principais características e protagonistas, e sua importância no desenvolvimento das artes performativas nos anos 90. Introdução ao trabalho de João Fiadeiro: a dança como forma de questionamento da nossa relação com o mundo. Visionamento de um fragmento de Self(ish)-Portrait (1995). Combinação para ir assistir ao espectáculo de João Fiadeiro no Teatro Maria Matos: O que fazer daqui para trás.

 

Literatura recomendada [disponíveis na reprografia azul – Colibri]:

- Maria José Fazenda (1997). Introdução, in: Movimentos Presentes: Aspectos da Dança Independente em Portugal (Coord./ed. M.J. Fazenda), Edições Cotovia, pp13-21.

-  AndréLepecki (1998). “Corpo atravessado, corpo intenso”, Theaterschrift, Nr. Extra, Intensificação: performance contemporânea portuguesa, Edição Danças na cidade e Edições Cotovia, pp.19-29.

 

Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:

-          Self(ish)-Portrait [excerto], por João Fiadeiro (1995).

 

 



Nova Dança Europeia: vanguardas francesas e belgas das décadas de 70 e 80

11 Novembro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Enquadramento histórico e características fundamentais da Nouvelle Danse:  descomprometimento ideológico, “vale tudo” estilístico, transdisciplinaridade. Principais protagonistas das vanguardas francesas e belgas. Visionamento de vídeos e reflexão posterior em torno dos trabalhos de Anne Teresa De Keersmaeker, Jan Fabre, Alain Platel e Wim Vandekeybus. Influência da Nova Dança Europeia no desenvolvimento das artes performativas em Portugal na década de 1980.

 

Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:

- Fase [excerpt], por Anne Teresa De Keersmaeker & Michele Anne de Mey (1982);

- The Song [excerpt], pela Companhia das Rosas, de Anne Teresa De Keersmaeker (2009);

- What the body does not remember [trailer], por Ultima Vez, de Wim Vandekeybus (1987);

- Compilatie Les Ballets C. de la B., pelos Ballet C. de la B., de Alain Platel (2014).

 

 

Leituras recomendadas:

- Philippe Noisette (2011). Talk about contemporary dance, Flammarion [pequenos excertos a disponibilizar na reprografia azul – Colibri].

 

 

 


 


A Dança-Teatro de Pina Bausch (continuação)

6 Novembro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Características principais da Dança-Teatro de Pina Bausch: temas abordados, recorrências estilísticas de construção estética, corporalidade, e aspectos cenográficos. Visionamento de vídeos (fragmentos) do Café Müller (1978) e Vollmond (2006), e análise colectiva de alguns dos seus elementos coreográficos. Visionamento do documentário Pina Bausch: Lissabon Wuppertal Lisboa, de Fernando Lopes (1998). Reflexão sobre o método de criação de Pina Bausch: o jogo das perguntas-respostas.

 

Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:

- Café Müller, por Pina Bausch, 1978 [vários excertos];

- Vollmond [excerpt], por Pina Bausch, 2006.

 

Documentário:

- Pina Bausch: Lissabon Wuppertal Lisboa, de Fernando Lopes (Midas Filmes, 1998).

 

Leituras recomendadas [disponíveis na reprografia azul – Colibri]:

- José Gil (2001). Os gestos do pensamento: Pina Bausch, in: Movimento Total, Relógio D’Água, pp.213-228.

 

 



Resultados do 1º teste e introdução à Dança-Teatro de Pina Bausch

4 Novembro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Comentário geral aos resultados do 1º teste, esclarecimento dos critérios de avaliação, e clarificação de algumas questões relativas aos conteúdos teóricos abordados nesta primeira fase programática. Origem do Tanztheater e enquadramento histórico da carreira e trabalho de Pina Bausch: influência expressionista e primeiros passos no Tanztheater Wuppertall. Visionamento de uma recriação de Green Table (1932), por Kurt Jooss.

 

Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:

- The Green Table [excerpt], por Kurt Jooss (recriação de Anna Markard, com o Joffrey Ballet Chicago, 2013).

 

 

Leituras recomendadas [disponíveis na reprografia azul – Colibri]:

- António Pinto Ribeiro (1994). Guia para ver Pina Bausch, in: Dança temporariamente contemporânea, Edições Vega: Passagens, pp.37-41.