Sumários
Artistas e abordagens de referência da dança pós-moderna Americana: Yvonne Rainer e Trisha Brown
14 Outubro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Esclarecimento sobre o trabalho
individual dos alunos (âmbito temático e datas previsíveis de apresentação em
aula). Recapitulação e aprofundamento da matéria
da aula anterior:
- Consideração do corpo enquanto objecto e sujeito da acção coreográfica (corpo fenomenológico);
- Dimensões de fisicalidade e de corporalidade;
- Relação dos corpos dançantes com a pólis (relação ético-política).
Os princípios de investigação coreográfica de Yvonne Rainer e análise da performance Trio A, com base no visionamento de vídeos. Os princípios fundamentais de construção estética de uma obra actual, segundo José Gil. A abordagem artística de Trisha Brown e seu papel catalizador da dança pós-moderna (visionamento de vídeo).
Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:
- Rainer Variations [excerpt], realizado por Charles Atlas (2002);
- Trio A (The mind is a muscle, Part I), por Yvonne Rainer (1966) - realizado em 1978;
- Accumulation with Talking plus Watermotor, de Trisha Brown (1979), realizado por Jonathan Demme (1986);
Leituras recomendadas [disponíveis na reprografia azul – Colibri]:
- José Gil (2001). O que é uma dança actual? Yvonne Rainer, in Movimento Total: o corpo e a dança, Relógio D’Água, pp.183-212;
Origens da dança pós-moderna: Judson Dance Theatre
9 Outubro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
O contributo de Anna
Halprin para a valorização da dimensão sociocultural da dança: poder curativo,
educação, sentido comunitário (visionamento de um pequeno documentário).
Contexto histórico que enquadrou o surgimento do Judson Dance Theatre e suas
principais rupturas estéticas. Visionamento de várias performances (fragmentos) de alguns dos artistas que fizeram parte
deste movimento. O manifesto do “Não”, por Yvonne Rainer:
estética de negação da dança. O corpo enquanto terreno da experiência
(fenomenológico) e sua força de agenciamento político.
Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:
- Documentário Anna Halprin [sem título];
- Man walking down the side of a building, por Trisha Brown (1970);
- Leaning Duets, por Trisha Brown (1970);
- Satisfying Lover, por Steve Paxton (1967);
- Calico Mingling, de Lucinda Childs (1973), realizado por Babette Mangolte;
Leituras recomendadas [disponíveis na reprografia azul – Colibri]:
- Sally Banes (1981). “Democracy’s Body: Judson Dance Theatre”, Performing Arts Journal, vol.5, No. 2, American Theatre: Fission/Fusion, pp.98-107;
- António Damásio (2010). O corpo em mente, in: O livro da consciência: a construção do cérebro consciente, Temas e Debates: Círculo de Leitores, pp. 119-139.
Focos de transição estética - Merce Cunningham (cont.) e Anna Halprin
7 Outubro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Reflexão em grupo sobre o
espectáculo Fica no singelo, de Clara
Andermatt: tensões e potencialidades estéticas inerentes ao confronto entre a
dança tradicional e a contemporânea; legados culturais e memórias colectivas
como formas de agenciamento do corpo. Visionamento de uma entrevista a Merce
Cunningham e John Cage (1981). A influência das “operações aleatórias” como
método de construção estética. A evolução e o trabalho de composição da fase
mais recente da carreira de Merce Cunningham. Introdução aos princípios de
investigação coreográfica de Anna Halprin e sua influência no surgimento da
chamada dança pós-moderna. Visionamento do vídeo Dancing my cancer, de Anna Halprin
(1975).
Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:
-Chance conversations: an interview with Merce Cunningham & John Cage, Walker Art Centre, 1981;
- Beach Birds [excerpt], de Merce Cunningham;
- Scenario [excerpt], de Merce Cunningham;
- Dancing my cancer, de Anna Halprin (1975).
Leituras recomendadas:
- Fica no singelo, folha de sala apresentada no Teatro São Luiz, Outubro 2015 [a disponibilizar na reprografia azul – Colibri];
- www.annahalprin.org
Focos de transição estética - a autonomia do corpo dançante (Merce Cunningham)
2 Outubro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Recapitulação da aula anterior em torno dos diferentes conceitos sobre o corpo no ballet clássico (corpo-objecto) e na dança moderna (corpo-sujeito). As rupturas estéticas levadas a cabo por Merce Cunningham e John Cage. Introdução da noção de corpo-abstracto. Visionamento de um fragmento de Septet, por Merce Cunningham (1964), e discussão posterior. Combinação para assistir ao espectáculo Fica no Singelo, de Clara Andermatt (02/10/2015), para reflexão colectiva na próxima aula.
Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:
-Septet [excerpt], Merce Cunningham;
Leituras recomendadas:
- José Gil (2001). As séries de Cunningham, in Movimento Total: o corpo e a dança (Gil, José), pp.31-56, Lisboa: Relógio D’Água Editores. [disponível na reprografia azul - Colibri]
- Sally Banes (1987). Terpsichore in Sneakers: Post-Modern Dance. Wesleyan publishing.
Dança Moderna: Libertação do corpo para novos gestos de “sentido” (2ª Parte)
30 Setembro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Dança Moderna: Libertação do corpo para novos gestos de “sentido” (2ª Parte)
Recapitulação da aula anterior e aprofundamento dos factores culturais externos e pensamento crítico do início do século XX. Os princípios fundadores e protagonistas principais da dança moderna nos E.U.A.: Isadora Duncan e Martha Graham. Visionamento de vídeos sobre estas coreógrafas e reflexão posterior. O valor comunicativo do corpo na dança moderna.
Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:
- Who was Isadora Duncan? (Isadora NOW): episódios 1, 2 e 3;
- A Tribute to Martha Graham (Madoff productions).
Leituras recomendadas [disponíveis na reprografia azul - Colibri]:
- António Pinto Ribeiro (1994). Morreu a Modern Dance, in Dança temporariamente contemporânea (Ribeiro, AP), Lisboa: Edições Vega.
- Michèle Febvre (1995). “Danse Contemporaine et Théâtralité”, Paris: Editions Chiron [apenas um excerto traduzido por Gustavo Ciríaco “A Modern Dance: um novo corpo que dança” disponível na reprografia]