Sumários

1º teste de avaliação

30 Outubro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

1º teste de avaliação da cadeira de Correntes de Dança Contemporânea.

 


Revisão geral e esclarecimento de dúvidas

28 Outubro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Revisão geral da matéria dada até à 9ª aula (a dança e a performance) e esclarecimento de dúvidas específicas, tendo em vista a preparação para o teste. Introdução ao coreógrafo Bill T. Jones e visionamento de um fragmento do seu solo The Breathing Show, seguido de discussão colectiva.

 

 

Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:

- The Breathing Show [excerpt], por Bill T. Jones (2001).

 

 

Leituras recomendadas [disponíveis na reprografia azul – Colibri]:

- Toda a bibliografia recomendada até à 9ª aula.

 

 

 

Presenças: 10 alun@s

 


Influências transcontinentais: o Butô.

23 Outubro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes


Discussão colectiva sobre a entrevista de Akira Kasai (pré-leitura recomendada para esta aula): o corpo do artista como base de construção estética e ética; a imagem (e a palavra) como factor de restrição da corporalidade; a implicação corporal dos espectadores; o potencial artístico do “corpo em crise”; características do público contemporâneo. Contexto histórico e origens do Butô: a influência da dança moderna e a “rebelião dos corpos”. Características principais e artistas de referência: Tatsumi Hijikata, Kazuo Ôno e Akira Kasai (visionamento de vídeos). A “autenticidade” do autor-intérprete e a busca pela materialidade do corpo.

 

 

Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:

- Anma [The Masseur], por Tatsumi Hijikata (1963);

- Dance of Darkness: a documentary on Butoh [Part I], por Edin Velez (1989);

- Buto Dance at Battersea: Power Station, por Sankai Juku (sem data);

- Kyoto Experiment 2011: Akira Kasai.

 

 

Leituras recomendadas [disponíveis na reprografia azul – Colibri]:

- Akira Kasai (1996). “Interview Akira Kasai: Dance closely Related to matter”, Nikutaemo, n.2 Summer, 1996, pp.18-39;

- António Pinto Ribeiro (1994). A dança das trevas, in: Dança temporariamente contemporânea (Ribeiro, A.P.), Passagens: Vega, pp.58-63.

 

 

 



A Dança e a Performance: articulação da “diferença”

21 Outubro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes


 

A condição pós-moderna - segundo Jean-François Lyotard - enquanto força mobilizadora da Performance. Movimentos de vanguarda (Fluxus, Body-Art, Happenings) e reconhecimento da Performance como expressão artística independente a partir do final dos anos sessenta: alguns exemplos emblemáticos. O seu carácter indefinido e transversal (esbatimento de fronteiras artísticas). O corpo do artista como suporte conceptual (artes do corpo). O papel experiencial dos espectadores (busca pelo encontro entre a arte e a vida). Focos de indistinção entre a Dança e a Performance: a importância da Judson Dance Theatre. Visionamento de vídeos (Robert Morris, Meredith Monk, Marina Abramovic) e discussão posterior.

 

 

 

Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:

- Site, por Robert Morris (1965);

- Meredith Monk: Dolmen Music, documentário de Peter Greenaway, 1983 [pequeno excerto];

- Plateau Series II [excerpt], por Meredith Monk (1978);

- Quarry: the rally [excerpt], por Meredith Monk (1977);

- Imponderabilia, por Ulay & Abramovic (1977);

- Relation in Space, por Ulay & Abramovic (1976);

- The artist is present (MoMA, 2010) [encontro com Ulay].

 

 

Leituras recomendadas [disponíveis na reprografia azul – Colibri]:

- Roselee Goldberg (2007). A Arte da Performance: do Futurismo ao Presente, Orfeu Negro [apenas alguns excertos disponíveis na reprografia].

- António Pinto Ribeiro (1997). Por exemplo a cadeira, Cotovia.

 

 

 


 


Artistas e abordagens de referência da dança pós-moderna Americana: Steve Paxton

16 Outubro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Exercício de consciencialização das micro-percepções do corpo em contacto consigo mesmo e com outros. Motivações artísticas e técnica de trabalho corporal de Steve Paxton: Contact Improvisation (visionamento de vídeo). Entendimento da dança enquanto força de contágio afectivo e de ressonância ético-política. Pequenos exercícios de percepção da chamada small dance (individualmente e a pares). Visionamento de um solo de Steve Paxton, realizado aquando a celebração do 25º aniversário do CI, e reflexão posterior.

 

 

 

Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:

- Contact Improvisation, por Steve Paxton (1972);

- Solo Dance Performance at CI25, por Steve Paxton (1997).

 

Leituras recomendadas [disponíveis na reprografia azul – Colibri]:

- José Gil (2001). A comunicação dos corpos: Steve Paxton, in Movimento Total: o corpo e a dança, Relógio D’Água, pp.131-156;