Sumários
1º teste de avaliação
30 Outubro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
1º teste de avaliação da cadeira de Correntes de Dança Contemporânea.
Revisão geral e esclarecimento de dúvidas
28 Outubro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Revisão geral da matéria dada até à 9ª aula (a dança e a performance) e esclarecimento de dúvidas
específicas, tendo em vista a preparação para o teste. Introdução ao coreógrafo
Bill T. Jones e visionamento de um fragmento do seu solo The Breathing Show, seguido de discussão colectiva.
Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:
- The Breathing Show [excerpt], por Bill T. Jones (2001).
Leituras recomendadas [disponíveis na reprografia azul – Colibri]:
- Toda a bibliografia recomendada até à 9ª aula.
Presenças: 10 alun@s
Influências transcontinentais: o Butô.
23 Outubro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Discussão colectiva sobre a entrevista de Akira Kasai (pré-leitura recomendada para esta aula): o corpo do artista como base de construção estética e ética; a imagem (e a palavra) como factor de restrição da corporalidade; a implicação corporal dos espectadores; o potencial artístico do “corpo em crise”; características do público contemporâneo. Contexto histórico e origens do Butô: a influência da dança moderna e a “rebelião dos corpos”. Características principais e artistas de referência: Tatsumi Hijikata, Kazuo Ôno e Akira Kasai (visionamento de vídeos). A “autenticidade” do autor-intérprete e a busca pela materialidade do corpo.
Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:
- Anma [The Masseur], por Tatsumi Hijikata (1963);
- Dance of Darkness: a documentary on Butoh [Part I], por Edin Velez (1989);
- Buto Dance at Battersea: Power Station, por Sankai Juku (sem data);
- Kyoto Experiment 2011: Akira Kasai.
Leituras recomendadas [disponíveis na reprografia azul – Colibri]:
- Akira Kasai (1996). “Interview Akira Kasai: Dance closely Related to matter”, Nikutaemo, n.2 Summer, 1996, pp.18-39;
- António Pinto Ribeiro (1994). A dança das trevas, in: Dança temporariamente contemporânea (Ribeiro, A.P.), Passagens: Vega, pp.58-63.
A Dança e a Performance: articulação da “diferença”
21 Outubro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
A condição pós-moderna - segundo Jean-François Lyotard - enquanto força mobilizadora da Performance. Movimentos de vanguarda (Fluxus, Body-Art, Happenings) e reconhecimento da Performance como expressão artística independente a partir do final dos anos sessenta: alguns exemplos emblemáticos. O seu carácter indefinido e transversal (esbatimento de fronteiras artísticas). O corpo do artista como suporte conceptual (artes do corpo). O papel experiencial dos espectadores (busca pelo encontro entre a arte e a vida). Focos de indistinção entre a Dança e a Performance: a importância da Judson Dance Theatre. Visionamento de vídeos (Robert Morris, Meredith Monk, Marina Abramovic) e discussão posterior.
Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:
- Site, por Robert Morris (1965);
- Meredith Monk: Dolmen Music, documentário de Peter Greenaway, 1983 [pequeno excerto];
- Plateau Series II [excerpt], por Meredith Monk (1978);
- Quarry: the rally [excerpt], por Meredith Monk (1977);
- Imponderabilia, por Ulay & Abramovic (1977);
- Relation in Space, por Ulay & Abramovic (1976);
- The artist is present (MoMA, 2010) [encontro com Ulay].
Leituras recomendadas [disponíveis na reprografia azul – Colibri]:
- Roselee Goldberg (2007). A Arte da Performance: do Futurismo ao Presente, Orfeu Negro [apenas alguns excertos disponíveis na reprografia].
- António Pinto Ribeiro (1997). Por exemplo a cadeira, Cotovia.
Artistas e abordagens de referência da dança pós-moderna Americana: Steve Paxton
16 Outubro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Exercício de consciencialização das micro-percepções do corpo
em contacto consigo mesmo e com outros. Motivações artísticas e técnica de
trabalho corporal de Steve Paxton: Contact
Improvisation (visionamento de vídeo). Entendimento da dança enquanto força
de contágio afectivo e de ressonância ético-política. Pequenos exercícios de
percepção da chamada small dance
(individualmente e a pares). Visionamento de um solo de Steve Paxton, realizado
aquando a celebração do 25º aniversário do CI, e reflexão posterior.
Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:
- Contact Improvisation, por Steve Paxton (1972);
- Solo Dance Performance at CI25, por Steve Paxton (1997).
Leituras recomendadas [disponíveis na reprografia azul – Colibri]:
- José Gil (2001). A comunicação dos corpos: Steve Paxton, in Movimento Total: o corpo e a dança, Relógio D’Água, pp.131-156;