Sumários

2º Teste escrito

15 Maio 2017, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

2º teste escrito.


Nova Dança Portuguesa e sua importância na prática das artes performativas em Portugal (cont.)

10 Maio 2017, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Principais características e protagonistas da NDP: introdução ao trabalho de Clara Andermatt e Vera Mantero. Visionamento e análise de excertos: Uma história da dúvida (Clara Andermatt, 1995); Uma misteriosa coisa, disse E.E. Cummings (Vera Mantero, 1996) e Até que deus é destruído pelo extremo exercício da beleza (Vera Mantero, 2006). Diluição de fronteiras entre pesquisa académica e artística: o projecto AND_Lab de João Fiadeiro e Fernanda Eugénio.


Nova Dança Portuguesa e sua importância na prática das artes performativas em Portugal

8 Maio 2017, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Herança socio-cultural dos portugueses: a 'economia dos afectos do corpo', segundo José Gil. A busca por novos processos de ‘intensificação sensorial’ (André Lepecki) nas artes performativas do pós-25 de Abril e o nascimento da Nova Dança Portuguesa (NDP) no final dos anos 80. Principais características e protagonistas da NDP, e sua importância no desenvolvimento das artes performativas nos anos 90. Introdução ao trabalho de João Fiadeiro, Madalena Victorino e Francisco Camacho. Visionamento de excertos de Self(ish)-Portrait (João Fiadeiro, 1995); Nossa Senhora das Flores (Francisco Camacho, 1993) e Vale (Madalena Victorino, 2009). 


Nova Dança Europeia: vanguardas francesas e belgas das décadas de 70/80

3 Maio 2017, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Enquadramento histórico da Nouvelle Danse europeia e sua relação com a dança moderna e pós-modernista anteriores: maior descomprometimento ideológico; manutenção do carácter experimental e transdisciplinaridade artística; "regresso" aos palcos; desconstrução como via de afirmação de um vocabulário particular; o movimento repetitivo como recorrência estilística. Principais protagonistas das vanguardas Francesas e Belgas. Introdução ao trabalho de Anne Teresa de Keersmaeker (ATK) e Jan Fabre. Visionamento e análise de excertos videográficos de: Fase (1982) e The Song (2009), por ATK; Das Glas im Kopf wird vom Glas (1987), de Jan Fabre.


O teatro-dança de Pina Bausch (cont.)

26 Abril 2017, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Continuação da análise sobre a prática coreográfica de Pina Bausch: gesto da queda; movimentos repetitivos; playground coreográfico; relação da dimensão narrativa/simbólica com a corporal/sensorial; estratégias de presentificação; processo criativo (consideração do/a bailarino/a enquanto criador(a)). Visualização de excertos do Café Muller (1978) e Vollmond (2006), e do documentário de Fernando Lopes (2008) Lissabon Wuppertal Lisboa. A importância de Pina Bausch na prática de dança em Portugal a partir dos anos 80.