Sumários

O Butô (cont.) e introdução ao teatro-dança de Pina Bausch

24 Abril 2017, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Conversa sobre o texto "Interview with Akira Kasai" (Nikutaemo, 1996): papel do coreógrafo-intérprete (indistinção entre a dança e a vida quotidiana); dança como arte da matéria (por oposição à arte da libertação); papel disruptivo da linguagem na dança (intenção vs resultado); osmose com os espectadores (3º estado corporal); potencial criativo do corpo-em-crise. Introdução ao Tanztheater de Pina Bausch: enquadramento histórico; Wuppertall Opera Ballet; recorrências estilísticas (temas, formas coreográficas, corporalidade); colaborações artísticas (importância do cenário e figurinos). Visualização de excerto da Sagração da Primavera, de Pina Bausch (1975).


Influências intercontinentais: o Butô

19 Abril 2017, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Origens e princípios fundamentais da arte do Butô no Japão: contexto histórico (reacção à influência cultural americana do pós-guerra); procura de uma identidade ancestral (influência do teatro Nô); influências estéticas da dança expressionista alemã (em particular de Mary Wigman); motivações temáticas (busca pelo corpo "universal", entre o nascimento e a morte); caracteristicas estéticas (materialidade dos corpos); fundadores e protagonistas principais. Visionamento de vídeos: parte 1 de Dance of Darkness: a documentary on Butoh; excerto de The masseur (Tatsumi Hijikata, 1963); excerto de Battersea (Jankai Suku); excerto entrevista com Takao Kawaguchi (About Kazuo Ohno). Conversa sobre os vídeos. Leitura recomendada para a próxima aula: "Interview with Akira Kasai" (Nikutaemo, 1996).


Teste escrito

10 Abril 2017, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

1º teste escrito.


Protagonistas da dança pós-moderna: Lucinda Childs (cont.) e Simone Forti

5 Abril 2017, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Visualização de excerto de um documentário A look at Lucinda Childs, Philip Glass and Sol de Witt's "Dance" (1979). Conversa em torno do estilo coreográfico de Lucinda Childs, as suas colaborações com artistas de outros géneros artísticos e o surgimento de novas tensões provocadas pela inclusão de novos dispositivos tecnológicos na dança, nomeadamente o vídeo. Introdução ao trabalho de Simone Forti: ligação à performance; influência da sua prática no Judson Dance Theatre; o enfoque no processo criativo por oposição a uma dança de resultados. Visualização de vídeos: Dance Constructions (1961) e Huddle (1961, Performance on the High Line). Esclarecimento de dúvidas sobre a matéria para o primeiro teste.


Protagonistas da dança pós-moderna: Steve Paxton (cont.) e Lucinda Childs

3 Abril 2017, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Conversa sobre os exercícios da aula anterior e visualização de vídeos: excerto de documentário sobre Contact Improvisation (1972, Steve Paxton), Solo Dance Performance (CI25, 1997, Steve Paxton) e Calico Mingling (1973, Lucinda Childs). Introdução ao trabalho de Lucinda Childs: relação com o espaço urbano; fragmentação dos focos do espectador; tensões entre a forma coreográfica e a experiência estética.