Sumários

Protagonistas da dança pós-moderna: Trisha Brown (cont.) e Steve Paxton

29 Março 2017, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Visualização do vídeo Trisha Brown's solos (1976) and Watermotor (1978) e conversa em torno das peças visualizadas. Exercício prático inspirado na performance 512 hours, de Marina Abramovic: consciência e mapeamento das partes internas do corpo; reconhecimento e interacção com Outro através do tacto; novos agenciamentos do corpo provocados pelo bloqueio da visão. Introdução teórica ao trabalho de Steve Paxton: a ideia de small dance e a técnica do Contact Improvisation. Realização de exercícios práticos: "passos imaginários" e "cabeça a cabeça" (exercícios introdutórios à prática de Steve Paxton).


Protagonistas da dança pós-moderna: Yvonne Rainer e Trisha Brown

27 Março 2017, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Continuação da análise ao Trio A, de Yvonne Rainer, com base nos argumentos de José Gil (Movimento Total) e suas implicações potenciais na história da dança contemporânea. Introdução ao trabalho de Trisha Brown e visualização dos vídeos: Man Walking Down the Side of a Building (1970) e Accumulation with Talking Plus Watermotor (1979). Conversa em torno das peças coreográficas visualizadas.


Protagonistas da dança pós-moderna: Yvonne Rainer

22 Março 2017, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Estética de negação da dança moderna: o manifesto do "não" de Yvonne Rainer e características do seu trabalho. Visualização e análise de Trio A (The mind is a muscle, part I), de 1966, e de excerto de Rainer Variations de Charles Atlas (2002). Exercício prático de confiança baseado nas imagens do documentário.


A dança pós-moderna: desconstrução a partir do corpo quotidiano

20 Março 2017, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Balanço das rupturas estéticas levadas a cabo por Merce Cunningham, Anna Halprin e James Waring. Origens do Judson Dance Theatre Group - precursor da dança pós-moderna: crítica ao formalismo da dança moderna; abertura a novas linguagens e métodos de composição artística (anything goes); questionamento ontológico da dança; desinstitucionalização do campo da dança; maior relação de cumplicidade com o público; aproximação às manifestações corporais quotidianas; enfoque no corpo performativo (corpo-em-relação) em detrimento do desenho coreográfico; fusão com os princípios da Performance Art (indistinção entre a esfera artística e a não-artística); democratização dos corpos e do espaço (segundo Sally Banes); busca pelo concreto (o "real"); dimensão política (diálogo com a pólis). Visualização de excerto de Leaning Duets (1970), de Trisha Brown. Exercício prático relacionado com o vídeo.


Focos de transição estética: Anna Halprin

15 Março 2017, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Premissas teóricas e características estéticas do trabalho de Anna Halprin a partir dos anos 50 (Dancer's Workshops): ruptura com a relação causa-efeito no trabalho sobre a corporalidade (kinesthetic sense); novo sentido de realismo (task oriented movements); introdução da improvisação como procedimento de investigação coreográfica; ampliação do alcance da dança para além da esfera artística (dimensão terapêutica; Planetary dance; acção política). Realização de exercícios em torno da consciência do corpo em movimento e desenvolvimento de novas possibilidades de corporalização de gestos quotidianos.