Sumários

Focos de transição estética: Merce Cunningham (cont.)

13 Março 2017, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Visualização e análise de excertos dos espectáculos Septet (1953), Variations V (1965) e Scenario (1997) de Merce Cunningham. As grandes rupturas estéticas levadas a cabo por Merce Cunningham segundo Sally Banes (Terpsichore in sneakers: post-modern dance, 1987). Visualização do vídeo Chance conversations: An Interview with Merce Cunningham and John Cage (Walker Art Centre, 1981) e conversa posterior.


Focos de transição estética: a autonomia do corpo dançante (Merce Cunningham)

8 Março 2017, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Visualização de Beach Birds (Merce Cunningham) e análise posterior: comparação com a estética dos seus predecessores históricos (especialmente Martha Graham). Introdução ao paradigma Cunninghamiano sobre a dança: autonomia do corpo dançante em relação à(s) técnica(s), enfoque na experiência estética (subjectividade), ruptura com a ligação sincrónica do movimento com a dança, nova percepção do espaço, interdisciplinaridade (ligação à Performance Art), des-hierarquização do papel dos bailarinos, recurso a procedimentos de indeterminação e acaso (parceria com John Cage), características de estilo coreográfico. Conversa sobre o impacto disruptivo de Merce Cunnigham na dança e sua importância para a discussão (contínua) em torno das possibilidades de reconfiguração do género artístico.


Dança Moderna: Libertação do corpo para novos gestos de “sentido” (cont.)

6 Março 2017, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

A consolidação da Dança Moderna nos Estados Unidos da América: as sementes lançadas por Ruth St. Denis e o processo de escolarização de Martha Graham. A dança na perspectiva de Martha Graham: historial, influências e principais características da sua prática. Visualização dos vídeos A Tribute to Martha Graham (Madoff productions) e Lamentation (excerto) e discussão posterior. Exemplificação prática de alguns aspectos dos exercícios de aquecimento e consciencialização corporal segundo a técnica de Martha Graham (com a colaboração de Igor Garcia). 


Dança Moderna: Libertação do corpo para novos gestos de “sentido” (cont.)

1 Março 2017, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Visualização do documentário "German Lineage in Modern Dance" (Dancetime Publications): as práticas de Mary Wigman, Dore Hoyer, Hanya Holm, Alwin Nikolais (EUA) e Murray Louis (EUA). Análise de algumas das suas danças (excertos videográficos). A evolução da dança expressionista alemã e sua influência nas vanguardas da dança moderna nos E.U.A.


Dança Moderna: Libertação do corpo para novos gestos de “sentido” (cont.)

22 Fevereiro 2017, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Introdução à teoria de notação de Rudolf Laban: fundamentos teóricos, elementos constitutivos do movimento, influências práticas (importância na criação das várias formas de dança moderna). Exercício sobre os 8 elementos fundamentais do movimento e visualização de vídeo - 8 Laban Elements, por Lisa Billingham. A dança Expressionista Alemã: o trabalho precursor de Mary Wigman - visualização de fragmento da Hexentanz.