Sumários
Dança Moderna: Libertação do corpo para novos gestos de “sentido” (cont.)
22 Fevereiro 2017, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Introdução à teoria de notação de Rudolf Laban: fundamentos teóricos, elementos constitutivos do movimento, influências práticas (importância na criação das várias formas de dança moderna). Exercício sobre os 8 elementos fundamentais do movimento e visualização de vídeo - 8 Laban Elements, por Lisa Billingham. A dança Expressionista Alemã: o trabalho precursor de Mary Wigman - visualização de fragmento da Hexentanz.
Dança Moderna: Libertação do corpo para novos gestos de “sentido”
20 Fevereiro 2017, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
A prática pioneira de Isadora Duncan: a transição do enfoque na técnica/virtuosismo para o enfoque na expressão/expressividade. Visionamento de vídeos: Who was Isadora Duncan? (episódios 1-3). Contexto cultural e pensamento crítico do início do século XX. Precursores teóricos da dança moderna: François Delsarte e Émile Jaques Dalcroze.
Introdução ao campo de estudo da dança
15 Fevereiro 2017, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
A ruptura epistemológica criada pelos estudos da dança contemporânea: relação com a história da dança, auto-referencialidade, papel central do corpo, subjectividade, transdisciplinaridade. Relação da dança com a crítica e com as outras artes performativas. O papel predominante do Ballet na história da dança e o surgimento dos primeiros focos de libertação: a Sagração da Primavera, pelos Ballets Russes em 1913 (visualização de vídeo e discussão posterior).
Aula de apresentação
13 Fevereiro 2017, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Exercício de apresentação a partir de gestos pessoais e quotidianos: valor utilitário e valor estético do movimento; consciência do movimento individual e dos outros. Discussão sobre a dimensão e alcance da dança: enfoque na experiência estética; relação entre bailarino/a e espectador/a; subjectividade crítica. Introdução ao programa geral e processo de avaliação da cadeira (2 testes - 50%; Trabalho individual -30%; Assiduidade e Participação - 20%). O conceito de "contemporâneo" de Giorgio Agamben e possíveis definições de Dança Contemporânea: riscos e limitações inerentes à sua catalogação.