Sumários
22 Novembro 2022, 11:00
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Amândio Reis
1. Segunda parte do visionamento de Le genou de Claire (1970), de Eric Rohmer.
17 Novembro 2022, 11:00
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Amândio Reis
1. O Joelho de Claire, textos e contextos.
1.1. A obra literária e fílmica de Rohmer e a herança da Nouvelle Vague francesa.
1.2. Primeira parte do visionamento do filme Le genou de Claire (1970).
15 Novembro 2022, 11:00
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Amândio Reis
1. Recapitulação da sessão anterior e do ensaio de Brian McFarlane, "Reading film and literature".
1.1. O conceito de "intertextualidade" e a sua operatividade no estudos das relações entre cinema e literatura, abrangendo fenómenos como a adaptação, a citação, a alusão e a referência, entre outros.
2. Leitura comentada do prefácio de Eric Rohmer à colectânea dos Seis Contos Morais.
2.1. Análise de passagens seleccionadas do conto "O Joelho de Claire"; a referência explícita a D. Quixote e o "quixotismo" das personagens de Rohmer; identificação de alguns aspectos meta-ficcionais do conto e do projecto de escrita (da personagem de Aurora) ao centro e no pano-de-fundo da história.
10 Novembro 2022, 11:00
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Amândio Reis
1. Continuação da leitura comentada do ensaio "Reading film and literature", de Brian McFarlane.
1.1. Descontinuidades num território comum: a palavra e a imagem; a representação do tempo e do espaço; a "narrativa" e a "narração" (segundo McFarlane).
1.2. A natureza compósita do medium cinematográfico e as ferramentas da produção de sentido em filme: mise en scène (encenação), montagem e som.
2. O encontro entre cinema e literatura para além do processo de adaptação: "intertextualidade".
8 Novembro 2022, 11:00
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Amândio Reis
1. Início da leitura comentada do ensaio "Reading film and literature", de Brian McFarlane.
1.1. A adaptação: antigos e novos entendimentos de um fenómeno persistente na história das relações entre cinema e literatura e do pensamento sobre essas relações.
1.2. Os quatro lugares-comuns de reflexões teóricas acerca da adaptação, segundo McFarlane: (1) o critério da "fidelidade", (2) a ideia de que um filme solicita menos da imaginação do que um livro, (3) a noção de adaptabilidade (segundo a qual alguns textos serão naturalmente mais adaptáveis do que outros), (4) a constatação de que há outros elos e outras formas de relação entre literatura e cinema, para além da adaptação.