Sumários
27 Setembro 2022, 11:00
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Amândio Reis
Aula com o professor convidado José Bértolo (FSCH-U. Nova de Lisboa, ESAD-Caldas da Rainha).
1. Panorama dos primeiros 30 anos da história do cinema, correspondentes ao período do designado "cinema mudo", prestando-se uma atenção especial ao modo como este novo meio de representação se desenvolveu e procurou definir por associação e/ou contraste com outros meios de representação.
2. Caracterização sumária de três momentos históricos:
a) o do "cinema das atracções" (Tom Gunning), não narrativo, sensorial (1895-1907);
b) o da "legitimação do cinema" enquanto arte, por via da aproximação a outras artes hierarquicamente estabilizadas, tais como a literatura, o teatro ou a pintura (1908-1918);
c) o da tentativa de "autonomização do cinema" através da recusa do convencionalismo teatral-literário do cinema da década precedente, a busca pelo "específico fílmico", o papel das vanguardas e dos modernismos nesta busca.
Visionamentos:
Thierry Frémaux (2016), Lumière! L'aventure commence
22 Setembro 2022, 11:00
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Amândio Reis
1. Sophia de Mello Breyner Andresen (1969), de João César Monteiro, no contexto do cinema português e de uma relação privilegiada com a literatura.
2. Continuação da discussão de SMBA, com ênfase na correlação entre elementos escriturais e elementos audiovisuais: a cena de escrita e os créditos iniciais, a cena de leitura e a presença do texto em filme (Menina do Mar), o título e a assinatura.
2.1. Reflexões em torno da exploração das ideias de obra e autoria em SMBA: nome e título; sujeito (retratado) e assunto (do retrato); morte e inscrição.
2.2. O cinema como crítica: a composição palimpséstica entre palavras e imagens enquanto produção da permanência — isto é, enquanto forma(s) de "inscrição" pela arte — nos planos finais de SMBA.
20 Setembro 2022, 11:00
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Amândio Reis
1. Análise de excertos do ensaio de Tom Conley, "Falso Movimento: Reflexões sobre Escrita e Cinema", in Clara Rowland e Tom Conley, ed. Falso Movimento: Ensaios sobre Escrita e Cinema, Lisboa: Cotovia, 2016.
1.1. Visionamento e comentário de uma sequência de Boudu sauvé des eaux (1932), de Jean Renoir, à luz das propostas de T. Conley no que toca à presença da escrita em meio fílmico.
2. Visionamento e discussão de Sophia de Mello Breyner Andresen (1969), de João César Monteiro:
2.1. Reflexões em torno de alguns elementos escriturais na composição do filme: dedicatória, epígrafe, assinatura.
15 Setembro 2022, 11:00
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Amândio Reis
1. Leitura comentada de passos seleccionados de "Literature on screen: a synoptic view", de Deborah Cartmell e Imelda Whelehan.
1.1. A "hibridação" como princípio de base de Cinema e Literatura enquanto campo de estudos: o "heritage film", exemplo de um género cinematográfico particularmente relevante; o filme "literário" e o texto "cinemático".
1.2. Aquém e além da adaptação: variações, particularidades, ideias-feitas e desafios conceptuais em torno de um fenómeno transversal à co-existência do cinema e da literatura enquanto artes narrativas.
1.3. A novelização (i.e., a passagem do texto fílmico para um formato literário) como anti-adaptação e género problematizador da transtextualidade (v. Genette, in Cartmell & Whelehan, p. 3); alguns exemplos, com enfoque em novelizações (hipertextos) criadas a partir de filmes (hipotextos/hipertextos) adaptados de obras literárias (hipotextos).
13 Setembro 2022, 11:00
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Amândio Reis
1. Apresentação geral dos objectivos da disciplina e dos métodos de avaliação.
2. Discussão de alguns dos lugares-comuns associados ao binómio "cinema e literatura".
3. Visionamento do filme Falling Leaves (1912), de Alice Guy-Blaché:
3.1. A História do cinema e a história de uma relação: estratégias e métodos literários e gráficos na construção do primeiro cinema narrativo enquanto forma híbrida.
3.2. O princípio da narratividade como nexo primordial entre literatura e cinema.