Sumários

Cinema e outras artes (1895-1927)

27 Setembro 2022, 11:00 Amândio Reis


Aula com o professor convidado José Bértolo (FSCH-U. Nova de Lisboa, ESAD-Caldas da Rainha).


1. Panorama dos primeiros 30 anos da história do cinema, correspondentes ao período do designado "cinema mudo", prestando-se uma atenção especial ao modo como este novo meio de representação se desenvolveu e procurou definir por associação e/ou contraste com outros meios de representação.
2. Caracterização sumária de três momentos históricos: 
a) o do "cinema das atracções" (Tom Gunning), não narrativo, sensorial (1895-1907); 
b) o da "legitimação do cinema" enquanto arte, por via da aproximação a outras artes hierarquicamente estabilizadas, tais como a literatura, o teatro ou a pintura (1908-1918); 
c) o da tentativa de "autonomização do cinema" através da recusa do convencionalismo teatral-literário do cinema da década precedente, a busca pelo "específico fílmico", o papel das vanguardas e dos modernismos nesta busca.

Visionamentos:

Thierry Frémaux (2016), Lumière! L'aventure commence

Auguste e Louis Lumière (1895), La sortie de l'usine Lumière à Lyon (https://youtu.be/uPmG8ppUhSw)
Auguste e Louis Lumière (1895), Repas de bébé  (https://youtu.be/YaiADfZnJkw)
Auguste e Louis Lumière (1895), Jérusalem, porte de Jaffa, côté Est (https://youtu.be/OKpMM5gGDgQ)

Georges Méliès (1896), Escamotage d’une dame chez Robert-Houdin (https://youtu.be/u3VERvzjeEs)
Georges Méliès (1898), Un homme de têtes (https://youtu.be/IKQRV4XKZt4)
Georges Méliès (1899), Le portrait mystérieux (https://youtu.be/FBoUvCP5KaI)
Georges Méliès (1900), Le livre magique (https://youtu.be/8OmqWrn6EMs)
Georges Méliès (1902), Le voyage dans la lune (https://youtu.be/m4w5AZutEWQ)

Dimitri Kirsanoff (1928), Brumes d'automne (https://youtu.be/BLNL55mWOGM)

Cinema e escrita 2

22 Setembro 2022, 11:00 Amândio Reis


1. Sophia de Mello Breyner Andresen (1969), de João César Monteiro, no contexto do cinema português e de uma relação privilegiada com a literatura.

2. Continuação da discussão de SMBA, com ênfase na correlação entre elementos escriturais e elementos audiovisuais: a cena de escrita e os créditos iniciais, a cena de leitura e a presença do texto em filme (Menina do Mar), o título e a assinatura.
2.1. Reflexões em torno da exploração das ideias de obra e autoria em SMBA: nome e título; sujeito (retratado) e assunto (do retrato); morte e inscrição.
2.2. O cinema como crítica: a composição palimpséstica entre palavras e imagens enquanto produção da permanência — isto é, enquanto forma(s) de "inscrição" pela arte — nos planos finais de SMBA.


Cinema e escrita 1

20 Setembro 2022, 11:00 Amândio Reis


1. Análise de excertos do ensaio de Tom Conley, "Falso Movimento: Reflexões sobre Escrita e Cinema", in Clara Rowland e Tom Conley, ed. Falso Movimento: Ensaios sobre Escrita e Cinema, Lisboa: Cotovia, 2016.

1.1. Visionamento e comentário de uma sequência de Boudu sauvé des eaux (1932), de Jean Renoir, à luz das propostas de T. Conley no que toca à presença da escrita em meio fílmico.
2. Visionamento e discussão de Sophia de Mello Breyner Andresen (1969), de João César Monteiro:
2.1. Reflexões em torno de alguns elementos escriturais na composição do filme: dedicatória, epígrafe, assinatura.



A literatura no ecrã & o ecrã na literatura

15 Setembro 2022, 11:00 Amândio Reis


1. Leitura comentada de passos seleccionados de "Literature on screen: a synoptic view", de Deborah Cartmell e Imelda Whelehan.

1.1. A "hibridação" como princípio de base de Cinema e Literatura enquanto campo de estudos: o "heritage film", exemplo de um género cinematográfico particularmente relevante; o filme "literário" e o texto "cinemático".
1.2. Aquém e além da adaptação: variações, particularidades, ideias-feitas e desafios conceptuais em torno de um fenómeno transversal à co-existência do cinema e da literatura enquanto artes narrativas.
1.3. A novelização (i.e., a passagem do texto fílmico para um formato literário) como anti-adaptação e género problematizador da transtextualidade (v. Genette, in Cartmell & Whelehan, p. 3); alguns exemplos, com enfoque em novelizações (hipertextos) criadas a partir de filmes (hipotextos/hipertextos) adaptados de obras literárias (hipotextos).

Cinema e Literatura — Introdução

13 Setembro 2022, 11:00 Amândio Reis


1. Apresentação geral dos objectivos da disciplina e dos métodos de avaliação.

2. Discussão de alguns dos lugares-comuns associados ao binómio "cinema e literatura".
3. Visionamento do filme Falling Leaves (1912), de Alice Guy-Blaché: 
3.1. A História do cinema e a história de uma relação: estratégias e métodos literários e gráficos na construção do primeiro cinema narrativo enquanto forma híbrida.
3.2. O princípio da narratividade como nexo primordial entre literatura e cinema.