Sumários

Adaptação - Professor convidado

13 Outubro 2022, 11:00 Amândio Reis


Sessão especial com o professor convidado Luis Alberto Pérez-Amezcua (Universidade de Guadalajara, México), sobre a problemática da adaptação literária no contexto do cinema mexicano.

Ciclo Horla — 2 (o conto)

11 Outubro 2022, 11:00 Amândio Reis


1. Conclusão da leitura de "O Horla", com especial incidência sobre alguns dos episódios mais marcantes do texto.

1.1. O final do diário ficcional e a problematização dos nexos entre narração, escrita e morte.
1.2. A cena de leitura, a cena de escrita e a cena de espelho; três momentos correlacionados que sublinham o drama de representação ao centro do texto: isto é, como escrever/representar o Horla?
1.3. Do invisível às artes visuais: o Horla na novela gráfica de Guillaume Sorel e a problemática da adaptação.

Ciclo Horla — 1 (o conto)

6 Outubro 2022, 11:00 Amândio Reis


1. O conto "Le Horla" na obra de Guy de Maupassant e a obra de Maupassant no seu tempo: o Fim de Século como momento privilegiado na correlação entre o gosto pela ciência e o gosto pelo sobrenatural.
2. Leitura comentada de passos seleccionados de "Le Horla" (1887).
2.1. Questões de enredo e questões de narração: o surgimento e a conformação do Horla na dinâmica entre o idílio (locus amoenus) e o terror (locus horrendus) na morada do protagonista; o narrador-escritor enquanto sujeito da narração; a narrativa enquanto diário pessoal.

Não vi o livro, mas li o filme 2

4 Outubro 2022, 11:00 Amândio Reis


1. Conclusão da leitura comentada do ensaio "Não vi o livro, mas li o filme: Algumas considerações sobre a relação entre cinema e literatura", de Mário Jorge Torres.

1.1. Discussão em torno de alguns caminhos e limites da adaptação; o "inadaptável" e a adaptação como "releitura" (M.J.T.).
1.2. Do cinema literário ao texto cinematográfico: o exemplo do poema ecfrástico "The Prisoner of Zenda", de Richard Wilbur.


Não vi o livro, mas li o filme 1

29 Setembro 2022, 11:00 Amândio Reis


1. Recapitulação: dinâmicas distintas na correlação entre Cinema & Literatura, com enfoque na história do cinema: o cinema com a literatura (fase da legitimação), contra a literatura e para além da literatura (fase da autonomização).

2. Visionamento de Brumes d'automne (1929), de Dimitri Kirsanoff, como caso paradigmático de um "poema cinegráfico" que explora simultaneamente as três dinâmicas enumeradas no ponto anterior;
2.1. A ideia de escrever com o cinema (cinegrafia) e os sentidos possíveis, nem sempre sinónimos ou compatíveis, do termo "literatura" e do adjectivo "literário": narrativa, história, poesia, linguagem, ritmo, harmonia, lirismo, significado.
3. Análise comentada do ensaio "Não vi o livro, mas li o filme: Algumas considerações sobre a relação entre cinema e literatura", de Mário Jorge Torres.