Sumários
Discussão de texto
23 Setembro 2021, 09:30 • Angélica Varandas
Conclusão da discussão do texto de Umberto Eco.
Filosofia e Religião no final da Antiguidade: os casos do Neoplatonismo e do Cristianismo.
21 Setembro 2021, 15:30 • Rodrigo Furtado
I. A diversidade do Cristianismo primitivo:
1. O judeu-cristianismo e a queda do Templo;
2. O gnosticismo: dualismo metafísico; gnose, conhecimento e libertação; Cristo como ser espiritual;
3. A proto-ortodoxia e a helenização. O crescimento nas cidades: ca. 10%.
II. Os proto-ortodoxos.
1. Paulo de Tarso: um cidadão romano, nascido em Tarso, no sul da Ásia Menor, de cultura grega, judeu, convertido ao cristianismo – o ‘fundador’ do cristianismo proto-ortodoxo de influência grega.
2. O início do Evangelho de João.
‘No princípio existia o Verbo; o Verbo estava em Deus; e o Verbo era Deus. No princípio Ele estava em Deus. Por Ele é que tudo começou a existir; e sem Ele nada veio à existência. Nele é que estava a Vida de tudo o que veio a existir. E a Vida era a Luz dos homens. A Luz brilhou nas trevas, mas as trevas não a receberam. Apareceu um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este vinha como testemunha, para dar testemunho da Luz e todos crerem por meio dele. Ele não era a Luz, mas vinha para dar testemunho da Luz.
O Verbo era a Luz verdadeira, que, ao vir ao mundo, a todo o homem ilumina. Ele estava no mund e por Ele o mundo veio à existência, mas o mundo não o reconheceu’ (Jo. 1.1-10).
III. A intelectualização do Cristianismo (ss. I-III d.C.).
1. Filosofia clássica em ambiente helenístico/romano: teoria e práticas.
1.1 A preocupação platónica pelo bem e pelo belo em si;
1.2 A preocupação platónica pela verdade; uma preocupação filosófica e não religiosa;
1.3 Filosofia como modo de vida: Pitágoras; restrições alimentares e sexuais; a renúncia ao mundo e a busca da verdade. O Estoicismo e a ataraxia.
2. Os filósofos cristãos:
2.1 Justino (meados do II d.C.):
i. Formação filosófica clássica: estoicismo, aristot., pitagorismo, platonismo
ii. Cristianismo = culminar do pensamento filosófico antigo. Deus = LOGOS.
2.2 A escola de Alexandria
i. Panteno (II d. C.);
ii. Clemente (II-III d.C.): uma visão providencialista da filosofia.
iii. Orígenes: conjugar Platonismo e Cristianismo.
IV. O Neoplatonismo (questões gerais):
1. Reacção às escolas materialistas: a renovação do Platonismo e a vitória do idealismo.
2. Os nomes:
2.1 Plotino (c. 204/5-c. 270). As seis Enéades (conjuntos de nove ensaios).
2.2 Porfírio (c. 233- c. 309),
2.3 Jâmblico (c. 245-c. 325).
3. As hipóstases da realidade fundamental:
3.1 Realidade cognitiva e física depende de um princípio unitário e singular – único princípio metafísico – O Uno.
i. Prioridade ontológica do Uno em relação à própria consciência inteligente (o Intelecto) – o Uno como princípio inteligente absolutamente transcendente;
3.2 Consciência inteligente/Intelecto (nous) é ontologicamente anterior ao mundo físico: a forma mais suprema de realidade. Procede do Uno.
3.3 A Alma (psychê): princípio vital que anima cada ser.
Discussão de texto.
21 Setembro 2021, 09:30 • Angélica Varandas
Discussão de "Introdução", de Umberto Eco, a Idade Média: Bárbaros, Cristãos e Muçulmanos.
‘No princípio era o Logos’: o Cristianismo como uma religião clássica
16 Setembro 2021, 15:30 • Rodrigo Furtado
I. A religiosidade cívica greco-romana.
1. O que são os deuses? O significado de religio e a ausência de ‘religião’.
2. Uma religião de cidades, de cidadãos e de sacerdotes-magistrados;
3. Uma religião de rituais: sacrifícios; do ut des; ex-votos;
4. Uma religião sem teologia ou especulação;
5. Politeísmos e henoteísmos populares;
II. A Helenização do Mediterrâneo Oriental:
1. Crioulização cultural;
2. A “explosão de um mundo espiritual interior” (s. I-II-III d.C.): conversão; revelação;
3. Debates em torno da helenização dos Hebreus: sábado; restrições da dieta; circuncisão; Templo; teologia; prosélitos.
III. O Cristianismo como religião helenística. Os mistérios.
1. Morte e ressurreição;
2. A ligação às estações;
3. A salvação;
4. Os símbolos: água, sangue;
O termo "Idade Média".
16 Setembro 2021, 09:30 • Angélica Varandas
O termo "Idade Média".
Problematização das balizas cronológicas.
476 e 1453: a queda do Império Romano do Ocidente e a queda do Império Romano do Oriente.