Sumários

Discussão de texto

23 Setembro 2021, 09:30 Angélica Varandas

Conclusão da discussão do texto de Umberto Eco.


Filosofia e Religião no final da Antiguidade: os casos do Neoplatonismo e do Cristianismo.

21 Setembro 2021, 15:30 Rodrigo Furtado

      I.         A diversidade do Cristianismo primitivo:

1.      O judeu-cristianismo e a queda do Templo;

2.      O gnosticismo: dualismo metafísico; gnose, conhecimento e libertação; Cristo como ser espiritual;

3.      A proto-ortodoxia e a helenização. O crescimento nas cidades: ca. 10%.

 

       II.         Os proto-ortodoxos.

1.      Paulo de Tarso: um cidadão romano, nascido em Tarso, no sul da Ásia Menor, de cultura grega, judeu, convertido ao cristianismo – o ‘fundador’ do cristianismo proto-ortodoxo de influência grega.

2.      O início do Evangelho de João.

 

‘No princípio existia o Verbo; o Verbo estava em Deus; e o Verbo era Deus. No princípio Ele estava em Deus. Por Ele é que tudo começou a existir; e sem Ele nada veio à existência. Nele é que estava a Vida de tudo o que veio a existir. E a Vida era a Luz dos homens. A Luz brilhou nas trevas, mas as trevas não a receberam. Apareceu um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este vinha como testemunha, para dar testemunho da Luz e todos crerem por meio dele. Ele não era a Luz, mas vinha para dar testemunho da Luz.
O Verbo era a Luz verdadeira, que, ao vir ao mundo, a todo o homem ilumina. Ele estava no mund e por Ele o mundo veio à existência, mas o mundo não o reconheceu’ (Jo. 1.1-10).

 

   III.         A intelectualização do Cristianismo (ss. I-III d.C.).

1.       Filosofia clássica em ambiente helenístico/romano: teoria e práticas.

1.1   A preocupação platónica pelo bem e pelo belo em si;

1.2   A preocupação platónica pela verdade; uma preocupação filosófica e não religiosa;

1.3   Filosofia como modo de vida: Pitágoras; restrições alimentares e sexuais; a renúncia ao mundo e a busca da verdade. O Estoicismo e a ataraxia.

2.       Os filósofos cristãos:

2.1   Justino (meados do II d.C.):

                              i.           Formação filosófica clássica: estoicismo, aristot., pitagorismo, platonismo

                            ii.           Cristianismo = culminar do pensamento filosófico antigo. Deus = LOGOS.

2.2   A escola de Alexandria

i.     Panteno (II d. C.);

ii.    Clemente (II-III d.C.): uma visão providencialista da filosofia.

iii.  Orígenes: conjugar Platonismo e Cristianismo.

 

      IV.         O Neoplatonismo (questões gerais):

1.      Reacção às escolas materialistas: a renovação do Platonismo e a vitória do idealismo.

2.      Os nomes:

2.1   Plotino (c. 204/5-c. 270). As seis Enéades (conjuntos de nove ensaios).

2.2   Porfírio (c. 233- c. 309),

2.3   Jâmblico (c. 245-c. 325).

3.      As hipóstases da realidade fundamental:

3.1   Realidade cognitiva e física depende de um princípio unitário e singular – único princípio metafísico – O Uno.

i.     Prioridade ontológica do Uno em relação à própria consciência inteligente (o Intelecto) – o Uno como princípio inteligente absolutamente transcendente;

3.2   Consciência inteligente/Intelecto (nous) é ontologicamente anterior ao mundo físico: a forma mais suprema de realidade. Procede do Uno.

3.3   A Alma (psychê): princípio vital que anima cada ser.


Discussão de texto.

21 Setembro 2021, 09:30 Angélica Varandas

Discussão de "Introdução", de Umberto Eco, a Idade Média: Bárbaros, Cristãos e Muçulmanos.


‘No princípio era o Logos’: o Cristianismo como uma religião clássica

16 Setembro 2021, 15:30 Rodrigo Furtado

         I.         A religiosidade cívica greco-romana.

1.     O que são os deuses? O significado de religio e a ausência de ‘religião’.

2.     Uma religião de cidades, de cidadãos e de sacerdotes-magistrados;

3.     Uma religião de rituais: sacrifícios; do ut des; ex-votos;

4.     Uma religião sem teologia ou especulação;

5.     Politeísmos e henoteísmos populares;

 

     II.         A Helenização do Mediterrâneo Oriental:

1.     Crioulização cultural;

2.     A “explosão de um mundo espiritual interior” (s. I-II-III d.C.): conversão; revelação;

3.     Debates em torno da helenização dos Hebreus: sábado; restrições da dieta; circuncisão; Templo; teologia; prosélitos.

 

   III.         O Cristianismo como religião helenística. Os mistérios.

1.     Morte e ressurreição;

2.     A ligação às estações;

3.     A salvação;

4.     Os símbolos: água, sangue;


O termo "Idade Média".

16 Setembro 2021, 09:30 Angélica Varandas

O termo "Idade Média".

Problematização das balizas cronológicas.

476 e 1453: a  queda do Império Romano do Ocidente e a queda do Império Romano do Oriente.