Sumários
O manuscrito.
2 Novembro 2021, 09:30 • Angélica Varandas
O manuscrito medieval: cópia, tintas e encadernação.
Roma/25 de Dezembro/800: renascimento imperial e política cultural – o programa carolíngio.
28 Outubro 2021, 15:30 • Rodrigo Furtado
1. O Novo Império Romano: o dia de Natal do ano 800 em Roma – o papa Leão III e Carlos Magno.
2.
3. Reconstruir o Império em Aquisgrano.
a. Pepino, o breve (714-768), e a Donatio Pepini;
b. Igreja e ideologia: o rei como garante último das condições da salvação;
c. A ilegalidade de Irene, imperatriz de Constantinopla (752-803).
d. O Novo Império Romano: o dia de Natal do ano 800 em Roma – reviver o título imperial no eixo Reno-Mediterrâneo.
4. Recuperar e preservar o saber.
a. Onde estão os livros antigos? Norte de Itália; Sul da Gália; Montecassino; Roma; Ravena.
b. Centros: Lorsch, Aquisgrano, Corbie, Tours, Saint Gall, Reichenau.
c. Cultura e governação. Saber – governar bem a Igreja – administrar bem o Império:
i. Educação
1. Educação tardia – educação carolíngia (de novo, procurar os livros e os manuais); uniformizar a educação;
2. Letra e pronúncia uniformes;
3. Salvar os textos para os ler + para usar os seus conhecimentos.
4. Copiar e editar tudo: os casos de Políbio, T. Lívio e Tácito.
a. Entre 550-750: 264 manuscritos; 26 de tema não religioso;
b. Entre 750-900: 290 manuscritos;
c. Entre 900-1000: 150 manuscritos.
ii. Religião:
1. Compreender a teologia e defender a ortodoxia;
iii. Administração
1. O processo militar e administrativo;
2. A Igreja e o fornecimento do pessoal administrativo;
5. Os espaços.
a. A capela palatina de Aquisgrano: sob o modelo de San Vitale de Ravena.
i. Octaedro
ii. Trono e o altar de S. Miguel; a orientação oeste-este; o mármore da Igreja do Santo Sepulcro.
O manuscrito.
28 Outubro 2021, 09:30 • Angélica Varandas
Da pele ao pergaminho: o fabrico do manuscrito medieval.
Translationes imperii/regni: Roma – Aquisgrano, Toledo – Oviedo – Leão.
26 Outubro 2021, 15:30 • Rodrigo Furtado
I. O conceito de translatio imperii/translatio regni.
1. Emílio Sura (s. II a.C.), Dionísio de Halicarnasso e Vergílio: a unificação do orbe;
2. Eusébio de Cesareia e a Crónica: o esquema do livro.
3. Orósio e a nova Translatio imperii: Babilónia/Pérsia, Macedónia, Cartago, Roma. Roma como fim da história.
4. Quem sucede a Roma? A resposta óbvia: Constantinopla.
II. Roma mantém-se: os Ostrogodos de Teodorico, o Grande.
1. A Itália do ano 476: a deposição de Rómulo Augústulo e a devolução das insígnias imperiais por Odoacro.
2. A chegada de Teodorico (489-493):
1. Um homem educado em Constantinopla que sabia mais Grego que a maioria dos Itálicos;
2. Ostrogodos empurrados para Ocidente;
3. Os títulos de patricius e de rex;
3. O valor da estabilidade e a ‘conquista’ da aristocracia senatorial: prosperidade e crescimento económico na primeira metade do s. VI. Roma afinal mantém-se.
3.1 A imitação imperial por Teodorico;
3.2 O restauro e construção de monumentos; panes et circenses; o aduentus e os tricennalia em Roma do ano 500; semper Augustus;
III. A translatio hispânica: de Roma para Toledo para Oviedo.
1. Leovigildo (569-585) e a conquista visigótica de quase toda a Península Ibérica.
i. Os símbolos do poder régio: diadema, ceptro, púrpura, trono;
ii. Fundações: Recópolis; uma nova capital: Toledo: uma nova Constantinopla;
2. Recaredo e o III Concílio de Toledo (589): o vocabulário: princeps, rex, Flavius, gloriosus.
3. Monarchia imperii: a conquista do Levante por Suíntila (626-8).
4. Oviedo e o reino das Astúrias na primeira metade do século IX:
i. O vocabulário visigótico é retomado ainda no século VIII: princeps, rex, gloriosus.
ii. A nova Toledo: a fundação de Oviedo como urbs regia por Afonso II (791-842) –
1. basílica de São Pedro e São Paulo do pretório em Oviedo ~ a basílica do Santo Salvador em Toledo ~ Igreja dos Santos Apóstolos de Constantinopla (mausoléu de Constantino);
2. Igreja de Santa Leocádia (‘Cámara Santa’) com as relíquias de S. Leocádia trazidas de Toledo ~ Igreja de Santa Leocádia de Toledo;
3. Igreja de Santa Maria (Mausoléu dos reis asturianos) ~ Igreja de Sta. Maria de Toledo.
O nominalismo
26 Outubro 2021, 09:30 • Angélica Varandas
A filosofia natural de Aristóteles e o nominalismo de William of Ockham.