Sumários

Introdução ao Trabalho do Grupo (TP1) II

20 Setembro 2018, 10:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Procedeu-se à análise do Plano de Trabalho proposto, nomeadamente dos pontos 5. Conteúdos programáticos e 7. Metodologias de ensino (avaliação incluída) (<http://www.letras.ulisboa.pt/pt/cursos/programas-das-unidades-curriculares/-2/4186-cultura-visual-docente-alcinda-maria-pinheiro-de-sousa/file>).
  • A Entrega Final dos Projectos Visuais desenvolvidos em equipa, e constituindo 1 dos 2 elementos de avaliação, foi fixada para 11 de Dezembro, 3ª f.
  • Iniciou-se o desenvolvimento dos Conteúdos programáticos planeados, mediante audição de: Lucas, Isabel (18 de Setembro 2018). «A Nova Iorque de Jean-Michel Basquiat e de Robert Mapplethorpe e a gentrificação das cidades» [crónica radiofónica em linha em podcast, 3:23 min.]. O Fio da Meada. RTP, Rádio e Televisão de Portugal: Rádio Antena1. [Consultada: 19 Setembro 2018]. Disponível em: <https://www.rtp.pt/play/p2057/e365253/o-fio-da-meada>. Neste início, foram apresentados diversos tipos de objectos de carácter predominantemente visual a partir dos quais poderão ser desenvolvidos os Projectos Visuais em equipa que constituem 1 dos elementos de avaliação: do cinema (a contar a história de Jean-Michel Basquiat), à cidade (de Nova Iorque e de Basquiat também), até à arte de rua (ainda Nova Iorque, e Basquiat a pintar e a escrever poemas nas paredes dos seus edifícios abandonados), chegando-se à Nova Iorque de Robert Mapplethorpe (agora em exposição numa outra cidade, a do Porto) e, por fim, à Nova Iorque produto de um marketing sob pressão político-social e económica, marca globalmente exportada que ameaça a diversidade identitária das várias cidades do mundo nesta era digital.
  • Finalmente, foi pedido aos estudantes que se preparassem para intervir na próxima sessão de trabalho sobre a crónica de Isabel Lucas, em particular relativamente a Basquiat e Mapplethorpe, e que lessem, de Sturken e Cartwwright, Practices of Looking, as suas páginas iniciais até ao fim da Introdução, bem como, do Glossário do mesmo livro, a entrada para «Brand», materiais incluídos na 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas.  


Introductions: discussion of the programme, assessment, course requirements and expectations.

18 Setembro 2018, 12:00 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta


Assessment:

·      Attendance and participation in class discussions (15%); 

·      Reading assignment on one or more of the recommended theoretical texts (20%) 

·      Research project to be presented and discussed in class (35%)

·      Written Test (30%) - 27 November


See the Course Materials for class planning and submission deadlines.


NB: The course materials can be purchased at the green photocopy shop.


My email address: paulah@letras.ulisboa.pt

Office Hours: Tues, Thurs, 15h-16h at Instituto de Cultura Inglesa (ICA)


Introdução ao Trabalho do Grupo (TP1) I

18 Setembro 2018, 10:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Os estudantes foram informados de que as sessões de trabalho têm início ao quarto de hora académico e a exacta duração de 90 minutos.
  • Partindo-se do Calendário Escolar para o semestre em curso (<http://www.letras.ulisboa.pt/pt/cursos/calendario-escolar>), determinou-se a data para realização do  Teste: 20 de Novembro, 3ªf
  • A 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas foi imediatamente obtida na Reprografia Verde da FLUL.
  • Por fim, pediu-se aos estudantes que analisassem, já para a próxima sessão, o Plano de Trabalho proposto, nomeadamente os seus pontos 5. Conteúdos programáticos e 7. Metodologias de ensino (avaliação incluída).