Sumários

Entrega das Propostas de Projectos Visuais a Desenvolver │ Início da Análise do Ponto 1. dos Conteúdos Programáticos, Cultura Visual: Área de Estudos e Objecto(s), Mediante John Berger, Ways of Seeing, 1º Programa

9 Outubro 2018, 10:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Procedeu-se à revisão dos sumários da semana anterior.
  • Entrega das propostas de objectos na base dos Projectos Visuais a desenvolver em equipa, e que constituem 1 dos elementos de avaliação.
  • Foi recordado aos estudantes que a docente está semanalmente disponível para recebê-los, mediante marcação, às terças-feiras e quintas-feiras, a qualquer hora, entre as 15:30 e as 22:00.
  • Durante os cerca de 6 minutos iniciais de Ways of Seeing, distinguem-se as seguintes afirmações: 1) complexidade do acto de ver; 2) a perspectiva, convenção que tipifica a arte europeia, coloca o olhar do observador no centro da sua realidade; 3) com a invenção da câmara, tudo mudou, passando a ver-se o que não está imediata e directamente diante dos olhos; 4) a reprodução, em especial a mecânica, de imagens até então únicas, retirando-as do contexto para que foram pensadas ou em que foram recentradas, priva-as de antigos significados, ao mesmo tempo que lhes confere outros, novos.
  • Os estudantes foram alertados para a necessidade de lerem, comparando-o com o 1º Programa da Série, o 1º Capítulo de Ways of Seeing, livro publicado logo após a transmissão televisiva, em 1972 também, e incluído na 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas. Foi ainda pedido que lessem, no Glossário de Practices of Looking (e quanto aos conceitos de «Convention» e «Uniqueness» referidos por Berger logo no início daquele 1º Programa), as entradas para «Code», «Encoding» e «Decoding» e para «Aura» e «Reproduction», respectivamente.


Key aspects in Roland Barthes's "The Photographic Message" and "Rhetoric of the Image"

4 Outubro 2018, 12:00 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

. The denoted and connoted message

. The articulation between text and image
. Brief history of photography

For next class:
Read "The photographic image" by Terence Wright and "On the Invention of Photographic Meaning" by Allan Sekula.




Conclusão do Estudo Introdutório aos Conteúdos Programáticos na sua Generalidade

4 Outubro 2018, 10:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Foram confirmadas as presenças dos estudantes inscritos na TP1 que estiveram ausentes na sessão de trabalho anterior.
  • A partir da introdução a Practices of Looking, concluiu-se o estudo introdutório aos Conteúdos Programáticos constantes da proposta de plano de trabalho para o semestre em curso, tendo sido referidas, ao longo deste estudo, as entrada para «Brand» e «Social Construction», incluídas no Glossário daquele livro, e «Culture» e «Image», constantes de Williams, Keywords e de Bennett, Grossberg e Morris, New  Keywords, materiais incluídos na 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas. A entrada para «Brand» foi analisada a propósito da crónica radiofónica de Isabel Lucas, «A Nova Iorque de Jean-Michel Basquiat e de Robert Mapplethorpe e a gentrificação das cidades», escutada na sessão de 20 de Setembro, as entradas para «Social Construction», «Culture» e «Image» relativamente à Introdução a Practices of Looking.
  • Por fim, foi pedido aos estudantes que visualizassem, para a próxima sessão de trabalho, o 1º Programa de Ways of Seeing, Série Televisiva de 1972, da BBC, constituída por 4 programas, com guião de John Berger e produção de Mike Dibb, e galardoada com um BAFTA para Best Specialised Series, conforme: Gunaratnam, Yasmin and Vikki Bell (5 January 2017). "How John Berger changed our way of seeing art". Arts + Culture. The Conversation. [Accessed: 6 October 2018]. Available at: <https://theconversation.com/how-john-berger-changed-our-way-of-seeing-art-70831>; e Sandhu, Sukhdev (7 September 2012). "Ways of Seeing opened our eyes to visual culture". Culture. The Guardian. [Accessed: 6 October 2018]. Available at: <https://www.theguardian.com/culture/2012/sep/07/ways-seeing-berger-tv-programme-british>.


Michel Foucault and Roland Barthes's approaches to representation

2 Outubro 2018, 12:00 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

  • The concept of discourse
  • The relationship between power and knowledge
  • The rhetoric of the image: denotation vs. connotation
  • text and image
For next class:
Read the chapters "What is a photograph" by Graham Clarke and "The photographic image" by Terence Wright.


Resolução dos Problemas da Gestão do Trabalho dos Estudantes e Desenvolvimento da Introdução ao Estudo Sistemático dos Conteúdos Programáticos na Generalidade

2 Outubro 2018, 10:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Conforme explicado no sumário do passado dia 25 de Setembro, começou-se por rever os 2 sumários da semana anterior.
  • Mediante a lista actualizada de estudantes inscritos na TP1 (68), procedeu-se novamente à confirmação das suas presenças.
  • Continuou-se o estudo dos Conteúdos Programáticos a partir de Practices of Looking, das páginas iniciais ao fim da Introdução, e com referência à entrada para «Social Construction» incluída no seu Glossário.
  • Por fim, foi pedido aos estudantes que lessem o 1º capítulo de Practices of Looking, incluído na 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas.