Sumários

Ainda as Questões da Representação e Les Deux Mystères de René Magritte

25 Outubro 2018, 10:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • O problema de como definir o conceito de «Representação» continuou a ser ponderado a partir da 2ª secção - «Representation» - do 1º capítulo de Practices of Looking, nomeadamente da reprodução aí incluída de René Magritte, 1898-1967, La Trahison des Images (Ceci N'est Pas Une Pipe), 1929, Oil on canvas, Canvas: 60.33 x 81.12 x 2.54 cm, Framed: 78.42 x 99.38 x 7.62 cm, (Los Angeles County Museum of Art - LACMA). [Accessed: 25 October 2018]. Available at: <https://collections.lacma.org/node/239578>.
  • Por fim, e conforme referidos na sessão de trabalho de 9 de Outubro passado, a propósito do conceito de «Uniqueness» (apontado no início do 1º Programa da Série Ways of Seeing), foram retomados os conceitos de «Aura» e «Reproduction», com referência a Benjamin, Walter (1936). «The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction». In Illuminations. Ed. by Hannah Arendt. Transl. by Harry Zohn. New York: Schocken Books, 1969. [Accessed: 25 October 2018]. Available at: <http://web.mit.edu/allanmc/www/benjamin.pdf>.


Visit to the photojournalism exhibition "Prémio Estação Imagem 2018"

23 Outubro 2018, 12:00 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

- Visual analysis of specific images and discussion about the exhibition's themes.

- Interaction with Bruno Portela, curator and organiser.


O Realismo Simbólico de Christ in the House of His Parents e as Questões da Representação

23 Outubro 2018, 10:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Procedeu-se à revisão dos sumários da semana anterior.
  • A análise de Christ in the House of His Parents prosseguiu, agora com recurso a The Victorian WebLiterature, History & Culture in the Age of Victoria. [Accessed: 17 October 2018]. Available at: <http://www.victorianweb.org/>, cujo fundador, editor-chefe e webmaster é George Paul Landow, Professor of English and the History of Art Emeritus, Brown University (<http://www.victorianweb.org/misc/credits.html>). Mais exactamente, foi feito uso de: «Religious Subjects», Christ in the House of His Parents, 1849-50. «Paintings». «Sir John Everett Millais». «Painting», «Individual Artists». Victorian Web, «Visual Arts». [Accessed: 17 October 2018]. Available at: <http://www.victorianweb.org/painting/millais/paintings/house.html>. Assim, em termos do conceito de «Representação», foi dada ênfase ao realismo simbólico característico desta pintura de Millais, de acordo com a interpretação incluída em The Victorian Web


Discussion of Roland Barthes's Camera Lucida, chapters 1-14

18 Outubro 2018, 12:00 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

.The experience of the photograph

. Participants in the photographic act
. Elements of the photograph: studium and punctum

NB: Tuesday's class will be taken up by the visit to Estação Imagem exhibition.



O Conceito de «Representation» e Christ in the House of His Parents

18 Outubro 2018, 10:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Iniciou-se a problematização do conceito de «Representation», na sequência da que foi desenvolvida para os de «Code», «Encoding» e «Decoding», e com uma primeira abordagem ao trabalho do Pré-Rafaelita Sir John Everett Millais, Christ in the House of His Parents.