Sumários
27 Novembro 2020, 09:30
•
Luís Filipe Sousa Barreto
Diálogos com os alunos acerca do Teste individual e dos Trabalhos de grupo em . desenvolvimento . . As limitações impostas pela pandemia no acesso a bibliotecas , museus, etc e as consequências para o estudo e a investigação . O tempo mais limitado para o teste devido ás limitações / divisão em dois turnos no número de alunos em sala .
Diálogos e elucidações sobre os trabalhos de grupo . A propósito do relacionamento transcultural alguns casos/ exemplos sobre asiatização de portugueses nos séculos XVI e XVII e as suas obras . Breve acompanhar dos casos de Duarte Barbos e Tomé Pires, autores das primeiras europeias geografias marítimas globais da Ásia . Vidas comparadas, conectadas e a heterogeneidade no apreender da Ásia por parte de europeus da mesma época . Afinidades e distanciamentos e a questão das Línguas e do Quadro Cultural europeu de partida . O factor idade e as aculturações Europeus asiatizados e a pluralidade da informação e compreensão de partes e temas da Ásia .
24 Novembro 2020, 11:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
Teste com consulta e de questionário optativo sobre a matéria exposta e dialogada e acerca das leituras complementares acompanhadas. Os alunos escolheram uma de três questões para tratar : A- Em torno da ideia de Ásia ; B- Elementos de teoria das Relações Transculturais ; C- As leituras de J. Goody, 2010 e de V. Hansen, 2020.
24 Novembro 2020, 09:30
•
Luís Filipe Sousa Barreto
Teste com consulta e de questionário optativo sobre a matéria exposta e dialogada e acerca das leituras complementares acompanhadas. Os alunos escolheram uma de três questões para tratar : A- Em torno da ideia de Ásia ; B- Elementos de teoria das Relações Transculturais ; C- As leituras de J. Goody, 2010 e de V. Hansen, 2020.
20 Novembro 2020, 09:30
•
Luís Filipe Sousa Barreto
Diálogo com os alunos acerca do teste. Os dois campos de temas e de problemas expostos : a formação- processo aberto e plural da Ideia de Ásia que traz consigo outras palavras e ideias chave de ordenamento do Mundo como Europa, Oriente- Ocidente, Centro, etc e formas e formações nucleares nas Relações Transculturais internacionais em especial, nas globais - modernas.
As duas leituras complementares de acompanhamento da matéria exposta. Diferenças e afinidades entre as obras de Goody, 2010 e de Hansen, 2020 O aproveitar da leitura das mesmas para um melhor acompanhamento da matéria exposta mas, também, o conseguir já alguma leitura de problematização e de escolha nestas obras a partir dessa mesma matéria das aulas.
O teste como desafio para revelar o alcançado até agora pelo aluno em termos de Conhecimento e de reflexão. Teste de questionário optativo para expor o essencial de uma das uma das unidades abordadas.
17 Novembro 2020, 11:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
O cultural é sempre conjunto relacional de e no espaço- tempo. As relações transculturais amplificam estas posições e sucessões em processos de características também Multilaterais. . Acompanhando, como exemplo de caso, o nascimento das relações entre mundos portugueses e chineses desde as informações e as porcelanas trazidas do Malabar- Calecute - Índia até ao primeiro encontro directo em Malaca , em 1509, usando algum árabe. . A condição multilateral com malaios, indianos tamil, tailandeses, diferentes europeus ( o florentino Giovanni da Empoli é o feitor da armada de oito navios que leva o Embaixador Tomé Pires ) , diferentes chineses e em Pequim 1520 o primeiro encontro entre portugueses e coreanos descrito pelo tradutor coreano Yi Sok que informa sobre os " Bullanggi "..
A condição processual a propósito do poder de atração de Calecute - Reino Hindu de Ernad em Kerala- Malabar , o mais rico destes reinos de comércio internacional a partir do século XIII ; de Malaca , que surge como sultanato de influência internacional chinesa a partir de 1403-1405, e da cidade portuária de Ormuz fundada por volta de 1300 e tributária da Pérsia. Os europeus nos mundos asiáticos e as regras dos jogos de poder económico, cultural, técnico . Exemplos de casos do século XVI ao XVIII e a partir da Divergência Industrial do Século XIX.
As grandes resultantes dos processos de relacionamento transcultural global moderno desde a Desterritorialização até á Mediatização passando pelo Hibridismo e o Consumismo. Exemplos históricos desde o multilinguismo ao chili, na China nos anos de 1570, vindo da América para Manila e Macau. Os casos de aculturação e de miscigenação que geram horizontes culturais cruzados . O Cultural sempre em implicação com as outras dimensões da vida humana e muito em especial com factores de poder económico e político.. Culturas material e intelectual, elites e massas em relação variável.
Esclarecimento dalgumas questões para o teste. Diálogo com os alunos a propósito de categorias chave e de exemplos de caso em especial acerca da entrada marítima e mercantil dos Portugueses no Índico e nos mares da Ásia do Sueste ao Sul da China e do Japão. A função intermediária no comércio internacional e as ligações do Índico ao Atlântico e dos produtos e gentes das Ásias da Ásia a Lisboa, Roma, Antuérpia,
Bibliografia mencionada
Park Seong - Rae - "
Portugal and Korea : Obscure Connections in the Pré- Modern Sciences before 1900 " in History of Mathematical Sciences, Portugal and East Asia II, ed. L. Saraiva, Lisboa, EMAFUL,
2001, pag. 165 - 174.