Sumários

Em torno dos  Trabalhos de grupo  

27 Novembro 2020, 09:30 Luís Filipe Sousa Barreto

Diálogos com os alunos acerca do Teste  individual e dos Trabalhos  de grupo em . desenvolvimento . . As limitações impostas pela pandemia  no acesso a bibliotecas , museus, etc e as consequências para  o  estudo e a  investigação . O tempo mais limitado para o teste devido ás limitações / divisão em dois turnos no número de alunos  em sala .

Diálogos e elucidações sobre os trabalhos de grupo . A propósito do relacionamento transcultural alguns casos/ exemplos  sobre asiatização de portugueses nos séculos XVI e XVII e as suas obras . Breve acompanhar dos casos  de Duarte Barbos e Tomé Pires, autores das primeiras  europeias  geografias marítimas globais da Ásia . Vidas  comparadas, conectadas e a heterogeneidade no  apreender   da Ásia   por parte de europeus da mesma época . Afinidades e distanciamentos e a questão das Línguas  e do Quadro Cultural  europeu de partida . O factor idade e as aculturações Europeus asiatizados    e  a pluralidade da informação e compreensão de partes e temas  da Ásia . 


Teste

24 Novembro 2020, 11:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Teste com consulta e de questionário optativo sobre  a matéria exposta e dialogada e  acerca  das leituras complementares acompanhadas. Os alunos escolheram uma de três questões para tratar : A- Em torno da ideia de Ásia ;  B- Elementos de teoria das Relações Transculturais  ; C- As leituras de J.  Goody, 2010 e de V. Hansen, 2020.


Teste

24 Novembro 2020, 09:30 Luís Filipe Sousa Barreto

Teste com consulta e de questionário optativo sobre  a matéria exposta e dialogada e  acerca  das leituras complementares acompanhadas. Os alunos escolheram uma de três questões para tratar : A- Em torno da ideia de Ásia ;  B- Elementos de teoria das Relações Transculturais  ; C- As leituras de J.  Goody, 2010 e de V. Hansen, 2020.


Em torno de questões para o Teste

20 Novembro 2020, 09:30 Luís Filipe Sousa Barreto

Diálogo com os alunos acerca do teste. Os dois campos de temas e de problemas expostos :  a formação- processo aberto e plural da Ideia de Ásia que traz consigo outras palavras e ideias chave de ordenamento do Mundo como Europa, Oriente- Ocidente, Centro, etc   e   formas e formações  nucleares nas Relações Transculturais internacionais  em especial,  nas globais - modernas.  

As duas leituras complementares de acompanhamento  da matéria exposta. Diferenças e afinidades entre as obras de Goody, 2010 e de Hansen, 2020 O aproveitar da leitura das mesmas para um melhor acompanhamento da matéria exposta  mas, também, o conseguir já alguma leitura de problematização e de  escolha  nestas obras a partir dessa mesma matéria das aulas. 
O teste como desafio para  revelar o alcançado até agora pelo aluno em termos de Conhecimento e de reflexão. Teste de questionário optativo para  expor   o  essencial  de uma das  uma das unidades abordadas.


Categorias e Implicações  nas Relações Transculturais

17 Novembro 2020, 11:00 Luís Filipe Sousa Barreto

O cultural é sempre conjunto relacional de e no espaço- tempo. As relações  transculturais  amplificam estas posições e sucessões  em processos de características  também Multilaterais. . Acompanhando, como exemplo de caso,  o nascimento das relações   entre mundos  portugueses e chineses  desde as informações e as porcelanas trazidas do Malabar- Calecute - Índia  até  ao primeiro encontro directo  em Malaca , em 1509, usando algum árabe. . A condição multilateral com malaios, indianos tamil, tailandeses, diferentes  europeus ( o florentino Giovanni da Empoli é o feitor da armada de oito navios que leva o Embaixador Tomé Pires ) , diferentes chineses e em Pequim 1520 o primeiro encontro entre portugueses e coreanos descrito pelo tradutor coreano Yi Sok  que informa sobre os " Bullanggi "..

A condição processual a propósito do poder de  atração de Calecute  - Reino Hindu  de Ernad em Kerala- Malabar ,  o mais rico destes reinos de comércio internacional  a partir do século XIII ; de Malaca , que surge como sultanato de influência internacional chinesa a partir de 1403-1405, e da cidade portuária de Ormuz fundada por volta de 1300 e tributária da Pérsia.  Os europeus nos mundos asiáticos e as  regras dos  jogos de poder económico, cultural, técnico . Exemplos de casos do século XVI ao XVIII e a partir da Divergência Industrial do Século XIX. 
As grandes resultantes dos processos de relacionamento transcultural  global moderno desde a Desterritorialização até á Mediatização passando pelo Hibridismo e o Consumismo. Exemplos históricos desde  o multilinguismo ao chili,  na China  nos anos de 1570,  vindo da  América  para Manila e Macau. Os casos de aculturação e de miscigenação que geram horizontes  culturais cruzados . O Cultural sempre em implicação com as outras dimensões da vida humana e muito em especial com factores de poder económico e político.. Culturas material e intelectual, elites e massas em relação variável.
Esclarecimento dalgumas questões para o teste. Diálogo com os alunos a propósito de categorias chave e de exemplos de caso em especial acerca da entrada marítima e mercantil dos Portugueses no Índico e nos mares da Ásia do Sueste ao Sul da China e do Japão. A função intermediária no comércio internacional e as ligações do Índico ao Atlântico e dos produtos e gentes das Ásias da Ásia  a Lisboa, Roma, Antuérpia,




Bibliografia mencionada 
Park Seong - Rae - " Portugal and Korea : Obscure Connections in the Pré- Modern Sciences before 1900 "  in History of Mathematical Sciences, Portugal and East Asia II, ed. L. Saraiva, Lisboa, EMAFUL,  2001, pag. 165 - 174.