Sumários

A Ideia de  Europa - breves elementos

3 Novembro 2020, 11:00 Luís Filipe Sousa Barreto

 Os  termos Europa e Europeus em grego e latim  .Os Europeus , em   Heródoto , como aqueles que passam da Europa á Anatólia e se relacionam com os Persas /Ásia e os Europeus em Latim, termo do século   VIII, como os em relacionamento com os Árabes /Islão. Relacionamentos de cooperação e de conflito conforme tempos e lugares.

O renascer , em centros  de  elite  , do termo Europa no século XV e do termo Europeus no século XVI .A  Europa em Eneas Silvius Piccolomini ( 1405- 1464 ) , o Papa Pio II, entre 1458 e 1464, e os desafios do Islão  Otomano .A  Europa como a Unidade -Uno dos reinos cristãos- Cristandade frente ao Turco- Turquia . Relacionamento, uma vez mais, tanto de conflito como de concórdia  desejada como se vê na  Epistola ad Mahumetem de 1461.
A triunfante   autorepresentação  da Europa como    Poder  Global de vanguarda técnica, económica ,religiosa ,  em expansão planetária  ao longo dos séculos XVI a XVIII.A Europa , nas concepções  europeias,  como  Progresso e Civilização  Moderna, termos do século XVIII Iluminista , que  avança na europeização da Ásia, África, América.. A globalização  e a  Asiatização da Ideia- valor de Europa/ Ocidente e Ásia /Oriente ao longo dos  séculos  XIX e XX e a transformação destas denominações, classificações, hierarquias de cultura e de organização social. As transferências de sentido e de valor e a pluralidade de Modernidades e Conexões / Processos de Relacionamento.
As primeiras formulações europeias de uma Europa  divergente negativamente , por falta de valores, de espiritualidade, de  ideais, frente á Ásia . Theodor   Lessing  e a obra Europa und Asien, 1918 e René Guénon  e a obra Orient et , Occident,1924.Primeiras formulações sistemáticas da impossibilidade de conhecimento verdadeiro de Outros , de outras culturas, civilizações, sociedades, crenças ..Do não fundamento dos Orientalismos, da indologia, da islamologia, ,etc . Teses que serão retomadas  a partir dos anos de 1970 com os Orientalismos-Ocidentalismos. Em diálogo com os alunos , o  Asiatismo/Asiashugi , termo japonês dos anos de 1890- 1910 , e os nacionalismos asiáticos.

Bibliografia de estudos :

Chabod, Frederico- Storia dell´ ideia d´Europa, Bari, Laterza, 1995. (  1. edição, 1961 ).
Hay, Denys  -   Europe : The  emergence of an Idea, Edimburgo, E.U. Press, 1957
Pagden, Anthony  ( ed. ) -  The Idea of Europe : from Antiquity to the Europen Union, Cambridge, C.U. Press, 2002
 


A Ideia de  Europa - breves elementos

3 Novembro 2020, 09:30 Luís Filipe Sousa Barreto

 Os  termos Europa e Europeus em grego e latim  .Os Europeus , em   Heródoto , como aqueles que passam da Europa á Anatólia e se relacionam com os Persas /Ásia e os Europeus em Latim, termo do século   VIII, como os em relacionamento com os Árabes /Islão. Relacionamentos de cooperação e de conflito conforme tempos e lugares.

O renascer , em centros  de  elite  , do termo Europa no século XV e do termo Europeus no século XVI .A  Europa em Eneas Silvius Piccolomini ( 1405- 1464 ) , o Papa Pio II, entre 1458 e 1464, e os desafios do Islão  Otomano .A  Europa como a Unidade -Uno dos reinos cristãos- Cristandade frente ao Turco- Turquia . Relacionamento, uma vez mais, tanto de conflito como de concórdia  desejada como se vê na  Epistola ad Mahumetem de 1461.
A triunfante   autorepresentação  da Europa como    Poder  Global de vanguarda técnica, económica ,religiosa ,  em expansão planetária  ao longo dos séculos XVI a XVIII.A Europa , nas concepções  europeias,  como  Progresso e Civilização  Moderna, termos do século XVIII Iluminista , que  avança na europeização da Ásia, África, América.. A globalização  e a  Asiatização da Ideia- valor de Europa/ Ocidente e Ásia /Oriente ao longo dos  séculos  XIX e XX e a transformação destas denominações, classificações, hierarquias de cultura e de organização social. As transferências de sentido e de valor e a pluralidade de Modernidades e Conexões / Processos de Relacionamento.
As primeiras formulações europeias de uma Europa  divergente negativamente , por falta de valores, de espiritualidade, de  ideais, frente á Ásia . Theodor   Lessing  e a obra Europa und Asien, 1918 e René Guénon  e a obra Orient et , Occident,1924.Primeiras formulações sistemáticas da impossibilidade de conhecimento verdadeiro de Outros , de outras culturas, civilizações, sociedades, crenças ..Do não fundamento dos Orientalismos, da indologia, da islamologia, ,etc . Teses que serão retomadas  a partir dos anos de 1970 com os Orientalismos-Ocidentalismos. Em diálogo com os alunos , o  Asiatismo/Asiashugi , termo japonês dos anos de 1890- 1910 , e os nacionalismos asiáticos.

Bibliografia de estudos :

Chabod, Frederico- Storia dell´ ideia d´Europa, Bari, Laterza, 1995. (  1. edição, 1961 ).
Hay, Denys  -   Europe : The  emergence of an Idea, Edimburgo, E.U. Press, 1957
Pagden, Anthony  ( ed. ) -  The Idea of Europe : from Antiquity to the Europen Union, Cambridge, C.U. Press, 2002
 


A Asiatização do termo e das  ideias de  Ásia no século XIX e  nos começos  do século XX

30 Outubro 2020, 09:30 Luís Filipe Sousa Barreto

A partir dos finais do século XVIII é predominante a perspectiva de que a  Ásia/ o  Oriente,  nas suas Civilizações e Sociedades ( Índia, China, Japão ,Islão, etc ),é Simultânea mas cada vez menos   Contemporânea da Europa / o Ocidente ..A  Ásia ,  á medida que avançamos no século  XIX , torna-se objecto  mas não sujeito activo na criação de conhecimento moderno/ científico ,   na produção de tecnologia industrial, no desenvolvimento /Progresso ,etc. A Ásia é  cada vez  mais representada tão só  como  " antiguidade ", tradição, arte e literatura,  espiritualidade , que não comparticipa na construção do mundo moderno.

Os desenvolvimentos na economia política, na geografia, na história , na análise comparada , integram a Ásia numa escala global mundial de Europeização / Mundialização e conhecem cada vez mais e melhor a Ásia e as suas partes como objecto e objectivo passivo .na Via em que  " ..a sociedade avança em civilização.. "/ Adam Smith,1776.A formulação académica de todo um novo conhecimento e vocabulário sobre as partes da Ásia desde  Karl Ritter ,1818 / Ost   Asien - Ásia Oriental  até  Ferdinand    von Richtofen  , 1877 /Seidenstrassen  - Rotas da Seda  .
  O universo de termos e de categorias , de denominações e de valorações  de Ásia- Europa / O Oriente - O Ocidente  vai  começar  a ser asiatizado , problematizado, pensado  criticamente    em japonês no século XIX . Sumária exposição da  obra  de  1875  de Yuckiki  Fukuzawa  (  1835- 1901 ) sobre a Teoria da Civilização , um seminal manifesto de asiatização do termo e das ideias de Ajia- Ásia  e de  o Oriente -Toyo  frente aos desafios  da " civilização ocidental " ( Fukuzawa ) .  Dos  diferentes  caminhos  e dos processos de   relações de proximidade  entre   diferentes  culturas  e sociedades asiáticas  ás relações globais de triunfante   modernidade industrial. Como responder ?.Sumária exposição da tese de 1904 de Kakuzo Okakura ( 1862 - 1913 ) sobre a Unidade /Uno da Ásia frente ao Ocidente.. O Japão como farol das Ásias da Ásia frente  ao Oposto,  que é  ameaça , Mundo    Ocidental , nos enunciados de  Okakura.

Bibliografia de estudos :
Ayden, Cemil - The Politics of Anti- Westerrnism in Asia : Visions of  World Order in pan- islamic and pan- asian thought,N.York, Columbia   U.P., 2007
Conrad, S. e D.  Sachsenmaier (ed. ) -  Competing view of  World    Order : Global moments and  movements,1880 - 1930,   N.York ,Palgrave, 2007. 
Schulz - Forberg, Hagen ( ed. ) -  A Global Conceptual History of Asia  , 1860 - 1940, Londres,  Chatto,2014. 
Weber, Torsten - Embracing  " Asia " in China and Japan :  Asianism Discourse and the contest  for hegemony, 1912-1933, Cham, Palgrave, 2018.


Em torno dos trabalhos

27 Outubro 2020, 11:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Diálogo com os alunos para   elucidação das escolhas dos trabalhos .Em torno da ideia de  Ásia : a partir de Adam Smith/ 1776 e Thomas Malthus / 1798 as grandes civilizações asiáticas , Índia, China, Islão, Japão, etc como simultâneas mas não contemporâneas da Europa/Ocidente global em " Progresso  ".O nascimento da grande divergência planetária  Europa- Ásia ( marítima, mercantil, financeira, ecológica , etc ).


indicações bibliográficas:
Elison, George - Deus Destroyed:The image of Christianity in Early Modern Japan, Cambridge/Massa., Harvard U.Press, 1973.
Gernet,J. - China and the Christian Impact:A conflit of Cultures, Cambridge, C.U.Press,1985 ( orig. françês, ,Paris, Gallimard,1982 , edição revista em 1991 , não trad. )
Standaert   Nicolas ( ed. )- Handbook of Christianity in China, vol .  one, 635-1800,Leiden,Brill,2001.

Goody, Jack - Cooking,Cuisine and Class : A Study in Comparative Sociology, Cambridge,C.U.Press,1982 ( trad. port., Lisboa,Celta,1998)
Laudan,Rachel- Cuisine and Empire:Coking in World History,Berkeley, U.of California Press, 2013 

Goody, Jack- The Culture of Flowers, Cambridge,C.U.Press,1993.
J. Cho Wang - The Chinese Garden,Hong Kong, Oxford U. Press, 1998
Lou Qingxi- Chinese  Gardens, Pequim, C.I.Press,2003

Lopes, David - A Expansão da Língua Portuguesa no Oriente durante os Séculos XVI,XVII,XVIII, ed. Luís de Matos, Porto,Portucalense,1969.
Morais- Barbosa, Jorge - A Língua Portuguesa no Mundo, Lisboa, A.G.U.,1969


Deal,W. e  B. Ruppert- A Cultural History of Japanese Buddhism, Chichester, Blackwell,2015

Tomoko Masuzawa- The Invention of World Religions: or, How European Universalism was preserved in the Language of Pluralism,,Chicago,  C.U.Press,2005
 

Zurcher,E. - The Budhist Conquest of China :The spread and adaptation of Buddihism in Early Medieval China,Leiden, Brill,2007 ( 1 edição ,1959 ).
  


Em torno dos trabalhos

27 Outubro 2020, 09:30 Luís Filipe Sousa Barreto

Diálogo com os alunos para   elucidação das escolhas dos trabalhos .Em torno da ideia de  Ásia : a partir de Adam Smith/ 1776 e Thomas Malthus / 1798 as grandes civilizações asiáticas , Índia, China, Islão, Japão, etc como simultâneas mas não contemporâneas da Europa/Ocidente global em " Progresso  ".O nascimento da grande divergência planetária  Europa- Ásia ( marítima, mercantil, financeira, ecológica , etc ).


indicações bibliográficas:
Elison, George - Deus Destroyed:The image of Christianity in Early Modern Japan, Cambridge/Massa., Harvard U.Press, 1973.
Gernet,J. - China and the Christian Impact:A conflit of Cultures, Cambridge, C.U.Press,1985 ( orig. françês, ,Paris, Gallimard,1982 , edição revista em 1991 , não trad. )
Standaert   Nicolas ( ed. )- Handbook of Christianity in China, vol .  one, 635-1800,Leiden,Brill,2001.

Goody, Jack - Cooking,Cuisine and Class : A Study in Comparative Sociology, Cambridge,C.U.Press,1982 ( trad. port., Lisboa,Celta,1998)
Laudan,Rachel- Cuisine and Empire:Coking in World History,Berkeley, U.of California Press, 2013 

Goody, Jack- The Culture of Flowers, Cambridge,C.U.Press,1993.
J. Cho Wang - The Chinese Garden,Hong Kong, Oxford U. Press, 1998
Lou Qingxi- Chinese  Gardens, Pequim, C.I.Press,2003

Lopes, David - A Expansão da Língua Portuguesa no Oriente durante os Séculos XVI,XVII,XVIII, ed. Luís de Matos, Porto,Portucalense,1969.
Morais- Barbosa, Jorge - A Língua Portuguesa no Mundo, Lisboa, A.G.U.,1969


Deal,W. e  B. Ruppert- A Cultural History of Japanese Buddhism, Chichester, Blackwell,2015

Tomoko Masuzawa- The Invention of World Religions: or, How European Universalism was preserved in the Language of Pluralism,,Chicago,  C.U.Press,2005
 

Zurcher,E. - The Budhist Conquest of China :The spread and adaptation of Buddihism in Early Medieval China,Leiden, Brill,2007 ( 1 edição ,1959 ).