Sumários
3 Novembro 2020, 11:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
Os termos Europa e Europeus em grego e latim .Os Europeus , em Heródoto , como aqueles que passam da Europa á Anatólia e se relacionam com os Persas /Ásia e os Europeus em Latim, termo do século VIII, como os em relacionamento com os Árabes /Islão. Relacionamentos de cooperação e de conflito conforme tempos e lugares.
O renascer , em centros de elite , do termo Europa no século XV e do termo Europeus no século XVI .A Europa em Eneas Silvius Piccolomini ( 1405- 1464 ) , o Papa Pio II, entre 1458 e 1464, e os desafios do Islão Otomano .A Europa como a Unidade -Uno dos reinos cristãos- Cristandade frente ao Turco- Turquia . Relacionamento, uma vez mais, tanto de conflito como de concórdia desejada como se vê na
Epistola ad Mahumetem de 1461.
A triunfante autorepresentação da Europa como Poder Global de vanguarda técnica, económica ,religiosa , em expansão planetária ao longo dos séculos XVI a XVIII.A Europa , nas concepções europeias, como Progresso e Civilização Moderna, termos do século XVIII Iluminista , que avança na europeização da Ásia, África, América.. A globalização e a Asiatização da Ideia- valor de Europa/ Ocidente e Ásia /Oriente ao longo dos séculos XIX e XX e a transformação destas denominações, classificações, hierarquias de cultura e de organização social. As transferências de sentido e de valor e a pluralidade de Modernidades e Conexões / Processos de Relacionamento.
As primeiras formulações europeias de uma Europa divergente negativamente , por falta de valores, de espiritualidade, de ideais, frente á Ásia . Theodor Lessing e a obra
Europa und Asien, 1918 e René Guénon e a obra
Orient et ,
Occident,1924.Primeiras formulações sistemáticas da impossibilidade de conhecimento verdadeiro de Outros , de outras culturas, civilizações, sociedades, crenças ..Do não fundamento dos Orientalismos, da indologia, da islamologia, ,etc . Teses que serão retomadas a partir dos anos de 1970 com os Orientalismos-Ocidentalismos. Em diálogo com os alunos , o
Asiatismo/Asiashugi , termo japonês dos anos de 1890- 1910 , e os nacionalismos asiáticos.
Bibliografia de estudos :
Chabod, Frederico-
Storia dell´ ideia d´Europa, Bari, Laterza, 1995. ( 1. edição, 1961 ).
Hay, Denys -
Europe : The emergence of an Idea, Edimburgo, E.U. Press, 1957
Pagden, Anthony ( ed. )
- The Idea of Europe : from Antiquity to the Europen Union, Cambridge, C.U. Press, 2002
3 Novembro 2020, 09:30
•
Luís Filipe Sousa Barreto
Os termos Europa e Europeus em grego e latim .Os Europeus , em Heródoto , como aqueles que passam da Europa á Anatólia e se relacionam com os Persas /Ásia e os Europeus em Latim, termo do século VIII, como os em relacionamento com os Árabes /Islão. Relacionamentos de cooperação e de conflito conforme tempos e lugares.
O renascer , em centros de elite , do termo Europa no século XV e do termo Europeus no século XVI .A Europa em Eneas Silvius Piccolomini ( 1405- 1464 ) , o Papa Pio II, entre 1458 e 1464, e os desafios do Islão Otomano .A Europa como a Unidade -Uno dos reinos cristãos- Cristandade frente ao Turco- Turquia . Relacionamento, uma vez mais, tanto de conflito como de concórdia desejada como se vê na
Epistola ad Mahumetem de 1461.
A triunfante autorepresentação da Europa como Poder Global de vanguarda técnica, económica ,religiosa , em expansão planetária ao longo dos séculos XVI a XVIII.A Europa , nas concepções europeias, como Progresso e Civilização Moderna, termos do século XVIII Iluminista , que avança na europeização da Ásia, África, América.. A globalização e a Asiatização da Ideia- valor de Europa/ Ocidente e Ásia /Oriente ao longo dos séculos XIX e XX e a transformação destas denominações, classificações, hierarquias de cultura e de organização social. As transferências de sentido e de valor e a pluralidade de Modernidades e Conexões / Processos de Relacionamento.
As primeiras formulações europeias de uma Europa divergente negativamente , por falta de valores, de espiritualidade, de ideais, frente á Ásia . Theodor Lessing e a obra
Europa und Asien, 1918 e René Guénon e a obra
Orient et ,
Occident,1924.Primeiras formulações sistemáticas da impossibilidade de conhecimento verdadeiro de Outros , de outras culturas, civilizações, sociedades, crenças ..Do não fundamento dos Orientalismos, da indologia, da islamologia, ,etc . Teses que serão retomadas a partir dos anos de 1970 com os Orientalismos-Ocidentalismos. Em diálogo com os alunos , o
Asiatismo/Asiashugi , termo japonês dos anos de 1890- 1910 , e os nacionalismos asiáticos.
Bibliografia de estudos :
Chabod, Frederico-
Storia dell´ ideia d´Europa, Bari, Laterza, 1995. ( 1. edição, 1961 ).
Hay, Denys -
Europe : The emergence of an Idea, Edimburgo, E.U. Press, 1957
Pagden, Anthony ( ed. )
- The Idea of Europe : from Antiquity to the Europen Union, Cambridge, C.U. Press, 2002
30 Outubro 2020, 09:30
•
Luís Filipe Sousa Barreto
A partir dos finais do século XVIII é predominante a perspectiva de que a Ásia/ o Oriente, nas suas Civilizações e Sociedades ( Índia, China, Japão ,Islão, etc ),é Simultânea mas cada vez menos Contemporânea da Europa / o Ocidente ..A Ásia , á medida que avançamos no século XIX , torna-se objecto mas não sujeito activo na criação de conhecimento moderno/ científico , na produção de tecnologia industrial, no desenvolvimento /Progresso ,etc. A Ásia é cada vez mais representada tão só como " antiguidade ", tradição, arte e literatura, espiritualidade , que não comparticipa na construção do mundo moderno.
Os desenvolvimentos na economia política, na geografia, na história , na análise comparada , integram a Ásia numa escala global mundial de Europeização / Mundialização e conhecem cada vez mais e melhor a Ásia e as suas partes como objecto e objectivo passivo .na Via em que " ..a sociedade avança em civilização.. "/ Adam Smith,1776.A formulação académica de todo um novo conhecimento e vocabulário sobre as partes da Ásia desde Karl Ritter ,1818 /
Ost Asien - Ásia Oriental até Ferdinand von Richtofen , 1877
/Seidenstrassen - Rotas da Seda .
O universo de termos e de categorias , de denominações e de valorações de Ásia- Europa / O Oriente - O Ocidente vai começar a ser asiatizado , problematizado, pensado criticamente em japonês no século XIX . Sumária exposição da obra de 1875 de Yuckiki Fukuzawa ( 1835- 1901 ) sobre a Teoria da Civilização , um seminal manifesto de asiatização do termo e das ideias de
Ajia- Ásia e de o
Oriente -Toyo frente aos desafios da " civilização ocidental " ( Fukuzawa ) . Dos diferentes caminhos e dos processos de relações de proximidade entre diferentes culturas e sociedades asiáticas ás relações globais de triunfante modernidade industrial. Como responder ?.Sumária exposição da tese de 1904 de Kakuzo Okakura ( 1862 - 1913 ) sobre a Unidade /Uno da Ásia frente ao Ocidente.. O Japão como farol das Ásias da Ásia frente ao Oposto, que é ameaça , Mundo Ocidental , nos enunciados de Okakura.
Bibliografia de estudos :
Ayden, Cemil -
The Politics of Anti- Westerrnism in Asia : Visions of World Order in pan- islamic and pan- asian thought,N.York, Columbia U.P., 2007
Conrad, S. e D. Sachsenmaier (ed. ) -
Competing view of World Order : Global moments and movements,1880 - 1930, N.York ,Palgrave, 2007.
Schulz - Forberg, Hagen ( ed. )
- A Global Conceptual History of Asia , 1860 - 1940, Londres, Chatto,2014.
Weber, Torsten -
Embracing " Asia " in China and Japan : Asianism Discourse and the contest for hegemony, 1912-1933, Cham, Palgrave, 2018.
27 Outubro 2020, 11:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
Diálogo com os alunos para elucidação das escolhas dos trabalhos .Em torno da ideia de Ásia : a partir de Adam Smith/ 1776 e Thomas Malthus / 1798 as grandes civilizações asiáticas , Índia, China, Islão, Japão, etc como simultâneas mas não contemporâneas da Europa/Ocidente global em " Progresso ".O nascimento da grande divergência planetária Europa- Ásia ( marítima, mercantil, financeira, ecológica , etc ).
indicações bibliográficas:
Elison, George -
Deus Destroyed:The image of Christianity in Early Modern Japan, Cambridge/Massa., Harvard U.Press, 1973.
Gernet,J.
- China and the Christian Impact:A conflit of Cultures, Cambridge, C.U.Press,1985 ( orig. françês, ,Paris, Gallimard,1982 , edição revista em 1991 , não trad. )
Standaert Nicolas ( ed. )-
Handbook of Christianity in China, vol . one, 635-1800,Leiden,Brill,2001.
Goody, Jack -
Cooking,Cuisine and Class : A Study in Comparative Sociology, Cambridge,C.U.Press,1982 ( trad. port., Lisboa,Celta,1998)
Laudan,Rachel-
Cuisine and Empire:Coking in World History,Berkeley, U.of California Press, 2013
Goody, Jack-
The Culture of Flowers, Cambridge,C.U.Press,1993.
J. Cho Wang -
The Chinese Garden,Hong Kong, Oxford U. Press, 1998
Lou Qingxi-
Chinese Gardens, Pequim, C.I.Press,2003
Lopes, David -
A Expansão da Língua Portuguesa no Oriente durante os Séculos XVI,XVII,XVIII, ed. Luís de Matos, Porto,Portucalense,1969.
Morais- Barbosa, Jorge -
A Língua Portuguesa no Mundo, Lisboa, A.G.U.,1969
Deal,W. e B. Ruppert-
A Cultural History of Japanese Buddhism, Chichester, Blackwell,2015
Tomoko Masuzawa-
The Invention of World Religions: or, How European Universalism was preserved in the Language of Pluralism,,Chicago, C.U.Press,2005
Zurcher,E. -
The Budhist Conquest of China :The spread and adaptation of Buddihism in Early Medieval China,Leiden, Brill,2007 ( 1 edição ,1959 ).
27 Outubro 2020, 09:30
•
Luís Filipe Sousa Barreto
Diálogo com os alunos para elucidação das escolhas dos trabalhos .Em torno da ideia de Ásia : a partir de Adam Smith/ 1776 e Thomas Malthus / 1798 as grandes civilizações asiáticas , Índia, China, Islão, Japão, etc como simultâneas mas não contemporâneas da Europa/Ocidente global em " Progresso ".O nascimento da grande divergência planetária Europa- Ásia ( marítima, mercantil, financeira, ecológica , etc ).
indicações bibliográficas:
Elison, George -
Deus Destroyed:The image of Christianity in Early Modern Japan, Cambridge/Massa., Harvard U.Press, 1973.
Gernet,J.
- China and the Christian Impact:A conflit of Cultures, Cambridge, C.U.Press,1985 ( orig. françês, ,Paris, Gallimard,1982 , edição revista em 1991 , não trad. )
Standaert Nicolas ( ed. )-
Handbook of Christianity in China, vol . one, 635-1800,Leiden,Brill,2001.
Goody, Jack -
Cooking,Cuisine and Class : A Study in Comparative Sociology, Cambridge,C.U.Press,1982 ( trad. port., Lisboa,Celta,1998)
Laudan,Rachel-
Cuisine and Empire:Coking in World History,Berkeley, U.of California Press, 2013
Goody, Jack-
The Culture of Flowers, Cambridge,C.U.Press,1993.
J. Cho Wang -
The Chinese Garden,Hong Kong, Oxford U. Press, 1998
Lou Qingxi-
Chinese Gardens, Pequim, C.I.Press,2003
Lopes, David -
A Expansão da Língua Portuguesa no Oriente durante os Séculos XVI,XVII,XVIII, ed. Luís de Matos, Porto,Portucalense,1969.
Morais- Barbosa, Jorge -
A Língua Portuguesa no Mundo, Lisboa, A.G.U.,1969
Deal,W. e B. Ruppert-
A Cultural History of Japanese Buddhism, Chichester, Blackwell,2015
Tomoko Masuzawa-
The Invention of World Religions: or, How European Universalism was preserved in the Language of Pluralism,,Chicago, C.U.Press,2005
Zurcher,E. -
The Budhist Conquest of China :The spread and adaptation of Buddihism in Early Medieval China,Leiden, Brill,2007 ( 1 edição ,1959 ).