Sumários

Jogo de Cena de Eduardo Coutinho

30 Março 2020, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

 

MARÇO                               6ªFEIRA                                       9ª AULA

 

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A aula de hoje decorreu a partir das indicações apresentadas pelo Prof. Pedro Florêncio, especialista na área do cinema e que nos acompanha regularmente, tal como os Professores Sérgio Mascarenhas e Alexandre Pieroni Calado no programa deste Seminário de Espectáculo e Cognição.

Seguindo uma linha de optimização do assunto trabalhado pelo Prof. Sérgio - o jogo e suas implicações filosóficas, estéticas, sociológicas e performativas -, o Prof. Pedro fez chegar a todos

De: Pedro Florêncio <pedroflorencio17@hotmail.com>

Enviado: quarta-feira, 25 de março de 2020 00:31

Para: Anabela Mendes <anmendes@netcabo.pt>; Marcondes Lima <lima.marcondes@gmail.com>; Eliane Ramin <elianeramin@gmail.com>

Cc: Sérgio Mascarenhas <smascrns@gmail.com>; Alexandre Pieroni Calado <alexandrepieronicalado@gmail.com>; Maria João Vicente <mariajoaoavicente@gmail.com>; maria-josefina@edu.ulisboa.pt <maria-josefina@edu.ulisboa.pt>; patriciaanthony@edu.ulisboa.pt <patriciaanthony@edu.ulisboa.pt>; Andrezza Alves <berceuse1@gmail.com>; Josseline black <josselineblack@gmail.com>; Sérgio das Neves <abominavelsergiodasneves@hotmail.com>

Assunto: RE: proposta para um Skype

as suas indicações para a presente aula.

 

Teremos de fazer a aula de Sexta-Feira das 16h às 17h por Skype, visto que no Zoom há tempo limite de 40 minutos e não estou a conseguir obter autorização para excedermos esse tempo. Já agendei a reunião na mesma página onde tivemos a nossa conversa. Basta ligarem o Skype e irem à conversa "Espetaculo".

 

Para quem não esteve presente na reunião, este é o link para acederem directamente à reunião: https://join.skype.com/eMijcZ1BPu0m

 

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Aqui seguem os links para os conteúdos que abordaremos:

 

Jogo de Cena (filme) + texto sobre o filme que abordarei: https://we.tl/t-KmfesWg7sT

 

Pequeno documentário sobre o filme (sugerido pela Patrícia): https://www.youtube.com/watch?v=sCfw91wSIkY

 

Bacurau (filme a pedido da Maria João): https://mab.to/awj0KvzoZ

 

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Interessar-nos-á pensar o dispositivo cinematográfico enquanto jogo, de forma a darmos continuidade aos conteúdos expostos pelo prof. Sérgio. 'Equipem-se' por isso com as notas que tiraram nessas aulas para irmos a 'jogo'.

 

Voltaremos à Bauhaus mais à frente sem perder estas ligações, espero. Não andaremos longe da abstracção, isso é certo.

 

A nossa aula por Skype decorreu sob o cumprimento cabal das orientações do Prof. Pedro Florêncio, que iniciou a sessão enquadrando o realizador brasileiro Eduardo Coutinho do ponto de vista de uma estética cinematográfica inspirada em “objectos que captem a nossa atenção” de uma forma directa. Foram feitas referências inspiradoras a Jean Rouche, a Edgar Morin.

O filme analisado e comentado, Jogo de Cena, produz no espectador uma “economia da atenção”, estabelece com ele uma “ideia de veracidade” como se “o cinema desejasse a realidade” na perspectiva de André Bazin e da sua ideia de cinema total.

Recuperando a ideai de “economia da atenção” manifestei de forma breve a intencionalidade do meu estatuto de espectadora deste filme que vive de uma elaborada construção a partir da figura da entrevista. Entrevistadas actrizes muito conhecidas do público brasileiro, outras mais jovens, mas também identificáveis, sobre situações trágicas das suas vidas, nomeadamente a morte de filhos, constatei que a minha atenção se concentrou sempre nas mulheres anónimas, naquelas que as actrizes iriam replicar. O primeiro testemunho de partida revelou-se o mais autêntico, o mais difícil de ser desvendado. A análise do rosto, os movimentos das mãos e braços que procuravam compor o relato, as suspensões do discurso, talvez pela primeira vez assim apresentado, criaram emoção e empatia. Aquelas mulheres pareciam ser as estrelas primeiras do filme de Eduardo Coutinho, filme que resultou numa elevada elaboração sobre como se morre para o mundo materno e para a intimidade de cada mulher.

As entrevistadas profissionais explicaram, algumas delas, como se chora ou não chora, como são ou não capazes de representar a dor humana. No filme diz-se que as lágrimas autênticas pedem muita licença para existirem. Histórias avassaladoras costumam deixar menos fluidos do que imaginamos. A trágica Medeia, a mais antiga, jamais se compara no seu luto interior às ancestrais carpideiras que compõem serviços fúnebres.

 

 

Aulas previstas em Março – 5

Aulas dadas em Março - 5

Saídas culturais - 2


Reencontro e programação

23 Março 2020, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

MARÇO                               2ªFEIRA                                       8ª AULA

 

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1. Criámos esta 3ª feira a nossa primeira aula por Skype. Obrigada Pedro! Teve ela a função de tomarmos o pulso ao andamento do semestre, prevendo agora alterações ao planeamento inicialmente apresentado e aceite.

Assim foram propostos pequenos trabalhos escritos, de cerca de duas a três páginas, para cada um dos núcleos programáticos já dados ou a dar, à semelhança do que acontecera com o núcleo Kandinsly/Schlemmer.

As duas aulas presenciais dadas pelo Prof. Sérgio Mascarenhas sobre o jogo e suas implicações filosóficas, estéticas, sociológicas e performativas, e com informação bibliográfica e sitiográfica disponíveis, deverá suscitar interesse e reflexão para um breve documento sobre a matéria. A discussão em aula foi bastante interventiva, o que permitirá agora um „assentar da poeira“.

 

2. A nossa conversa à distância dese3ncadeou, por exemplo, o estabelecimento de ligação entre este 2º núcleo de trabalho e o que se seguirá, da responsabilidade do Prof. Pedro Florêncio e que será dedicado ao cinema. Para quem já viu o primeiro filme sugerido, Jogo de Cena de Eduardo Coutinho

https://we.tl/t-KmfesWg7sT

 

é possível estabelecer algumas ligações com o assunto explanado no 2º módulo.

Este visionamento poderá ser seguido agora por um breve documentário a propósito do mesmo filme como proposta da aluna Patrícia Anthony

https://www.youtube.com/watch?v=sCfw91wSIkY

 

e ainda de Bakurau, filme brasileiro de 2019, por sugestão da aluna Maria João Vicente

 https://mab.to/awj0KvzoZ

 

As aulas do Prof. Pedro Florêncio, que convergirão em última instância para melhor fundamentar o assunto sobre a Bauhaus do ponto de vista da realização cinematográfica, serão desdobradas em três unidades e terão leccionação a 27 de Março, 3 e 10 de Abril.

O nosso calendário irá sendo ajustado de acordo com a disponibilidade de todos.

O Prof. Alexandre Pieroni Calado apresentará também a sua proposta de calendário.

 

3. Sobre o trabalho final voltaremos a conversar. Por enquanto não sabemos o que nos reservam as próximas semanas e em que condições poderemos ainda trabalhar. Importante é que mantenhamos disponibilidade para mudanças com um espírito fresco, tanto quanto possível, e que o nosso objectivo seja ir avançando devagar e com plasticidade. As dinâmicas mudam em cada momento. Manteremos uma base que nos servirá de apoio. Este é um viver inabitual. Cada momento será uma aprendizagem.

 

4. É nossa preocupação que o esforço, o interesse e o trabalho desenvolvidos por estes alunos sejam correspondidos em termos avaliativos.

Esta turma de seminário em Espectáculo e Cognição tem todas as condições humanas e intelectuais para concluir o período lectivo em curso, ainda que em condições de excepcionalidade.

Para isso contribui também o extraordinário empenho dos porfessores convidados que a mim se juntaram desde a primeira hora e que nesta fase de afastamento presencial estão a contribuir para que ombro a ombro possamos concluir a nossa tarefa académica com sucesso.

Nada disto seria possível se não existisse uma vontade colectiva excepcional, inspirada nos comportamentos individuais e nas suas particularidades. É na diferença que nos revemos e através dela criamos proximidade.

Este primeiro Skype serviu também para que soubessemos uns dos outros, para que nos expressássemos sobre os nossos mais próximos e, no caso dos alunos estrangeiros, pudéssemos ter notícia dos seus familiares e amigos. Nada disto é novo em nós, pois somos, temos sido sempre uma pequena célula vital desde que iniciámos as nossas aulas.

 

O nosso próximo encontro por Skype terá lugar na 6ª feira, 27 de Março, o nosso dia simbólico, a partir das 16:00.


Aula não existente

16 Março 2020, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Devido a indicações oficiais da (Universidade de Lisboa, encontramo-nos afastados das actividades lectivas presenciais.


Em torno da noção de jogo

9 Março 2020, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

2ª aula dada pelo Prof. Sérgio Mascarenhas

Nesta segunda sessão dedicada a “Jogo e performance” entrámos no círculo mágico onde identificámos várias camadas: espaço de jogo, área de jogo, campo de jogo (palco, tabuleiro). Identificámos também várias funções (jogador, técnico, espetador), a par de playthings.

O centro do jogo está no campo de jogo e tem por função fundacional a de jogador. A ação destes (o jogo propriamente dito, a performance) potencia uma abertura para um mundo não atual ou playworld (Fink) ou um mundo secundário (Tolkien). Aquela ação, jogo ou performance no mundo atual ou mundo primário, configura-se como o aqui e agora do playworld e abre-se pelo jogo da imaginação à totalidade desse mundo. Assim se cria ordem (encantamento) pela ação das regras que subjazem ao jogo.

 


Construir dança. Construir jogo

2 Março 2020, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

MARÇO                               2ªFEIRA                                       5ª AULA

 

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Saídas de Campo a realizar no espaço da semana

GLIMPSE, concepção e performance de JOSEFA PEREIRA, dia 7 de Março, Galeria Quadrum, 19:30, duração de 45’.

ORÁCULO, concepção e coreografia de SARA ANJO e TERESA SILVA, dia 7 de Março, Teatro do Bairro Alto, 21:30, duração 60 ‘.

 

A aula de hoje regista o momento de transição entre o fim provisório da última parte do primeiro módulo – Bauhaus e Oskar Schlemmer - (Anabela Mendes) e o início do segundo módulo sobre a questão do jogo nas artes performativas (Sérgio Mascarenhas).

Foi opção de trabalho a escolha de acto de leitura do texto Meia hora com Oskar Schlemmer, enviado aos alunos posteriormente à aula e de que aqui se dá sistematização. Essa decisão procurou delimitar o tempo de apresentação do material, em benefício do início do segundo núcleo e sua calendarização.

Apetrechados com informação suplementar, os alunos poderão sempre encetar diálogo a partir do tratamento que vierem a dar ao primeiro núcleo programático na sua totalidade (Bauhaus - Kandinsky/Schlemmer). Relembra-se o calendário de semestre para orientação em relação a datas disponíveis.

 

 

Apresentação de algumas ideias centrais relacionadas com o trabalho artístico de Oskar Schlemmer na Bauhaus:

- Importância e influência da arquitectura como arte do espaço e da construção da forma na concepção de palco e na construção coreográfica. Criação do conceito de “arquitectura em mudança”.

- Relação entre máquina e abstracção na procura de um novo e moderno ser humano.

- Concorrência produtiva entre elementos em palco (objectos, materiais, estruturas, maquinarias) e o ser humano, no sentido de estabelecer um melhor conhecimento entre o humano e a técnica. Sujeição de actores e bailarinos ao mecânico como procura de enquadramento de um corpo inabitual.

- Associação da geometria e da estereometria ao estudo do comportamento humano em dança.

- Poeticização do corpo humano através da dança, a partir de uma visão estética e crítica da realidade de época profundamente racionalizada.

- Criação do conceito de Figura artística como resultado da valorização de figurino e máscaras e como extensão e reconfiguração do próprio corpo humano. Questionação sobre novos corpos imaginados e sobre a sua revivência.

 

Endereços recomendados

https://vimeo.com/388640017

https://www.bauhaus100.com/the-bauhaus/people/masters-and-teachers/oskar-schlemmer/

https://www.theguardian.com/artanddesign/gallery/2016/nov/24/oskar-schlemmers-ballet-of-geometry-in-pictures

https://www.bauhaus-bookshelf.org/bauhaus-book-4-oskar-schlemmer-theater-at-the-bauhaus-pdf-1926.html

https://monoskop.org/images/a/a7/Gropius_Walter_ed_The_Theater_of_the_Bauhaus.pdf

 

Segundo núcleo de programa (Professor Sérgio Mascarenhas)

 

Na presente sessão iniciámos a exploração do conceito de jogo como um possível conceito operatório para a compreensão das questões que se colocam sobre espetáculo e cognição.

 

Começámos por explorar o campo semântico do conceito de jogo, tal como o encontramos em português, inglês e francês, ao que adicionámos uma breve impressão sobre o se contra campo semântico, neste caso tendo presentes os entendimentos sobre o jogo de Huizinga, Caillois e Fink. Isso permitiu expor a riqueza do conceito, mas também da prudência que deverá acompanhar a exploração no contexto do Seminário.

 

Num segundo momento tomámos como referência a caraterização de jogo operada por Huzinga para observarmos que as caraterísticas por este autor apontadas não são, em rigor, distintivas. De facto, encontramo-las igualmente noutros domínios usualmente distintos do jogo (e distintos entre si), como o direito (no sentido amplo de intersubjetividade ou sociabilidade que lhe dá Fichte), a ciência ou a crença/religião. No processo recorremos a um modelo concetual onde convergem ideias de Fichte (esfera de conhecimento/ação) e dos teóricos do jogo já referidos (círculo mágico). A discussão pôs a nu a dialética inerente à interação entre as diferentes componentes do modelo e os diferentes domínios nele identificados, dialética que permite sofisticar a compreensão da performatividade humana nas suas várias dimensões.

 

Sitiografia recomendada

 

Huizinga, Homo Ludens

Alemão https://b-ok.cc/book/3640531/b67826

Castelhano http://zeitgenoessischeaesthetik.de/wp-content/uploads/2013/07/johan-huizinga-homo-ludens-español.pdf

Francês https://b-ok.cc/book/5175378/4ecfa7

Inglês https://b-ok.cc/book/818666/66ef74

Português https://b-ok.cc/book/1063302/865223

 

Caillois, Le jeu et les hommes

Castelhano https://tecnoeducativas.files.wordpress.com/2013/03/caillois-los-juegos-y-los-hombres-pages-1-122.pdf

Francês https://monoskop.org/images/4/41/Caillois_Roger_Les_jeux_et_les_hommes_1958.pdf

Inglês https://b-ok.cc/book/2885189/f6131e

Português https://needoc.net/caillois-os-jogos-e-os-homens

                https://vdocuments.mx/os-jogos-e-os-homens-roger-caillois.html

 

Fink, Play as Symbol of the World

Inglês https://b-ok.cc/book/2838876/bc5ed3