Sumários
Alteridade, diversidade, globalização. A cultura e a influência da tecnologia na contemporaneidade.
3 Junho 2016, 08:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Leitura e análise do início do primeiro capítulo do (polémico) livro O mundo é plano de Thomas L. Friedman.
A imagem do ‘mundo plano’ e a mudança das relações internacionais de acordo com o texto de Friedman.
A comparação entre o Diário de Colombo e o texto de Thomas L. Friedman sobre a Índia contemporânea e globalizada: as analogias existentes entre os dois textos (a natureza ‘informativa’ de ambos os textos, o mercantilismo e a representação do Outro).
A alteridade cultural: o retrato pitoresco da diversidade cultural presente no texto. A identidade nacional e a identidade global: a imitação (Bhabha) do ‘mimic man’ e a presença na Índia de uma identidade cultural global construída, artificial e ahistórica. A importância das novas tecnologias na modernização e divulgação dessa cultura global emergente.
As relações de poder ‘Oriente’-‘Ocidente’: o princípio da superioridade ocidental implícito no relato de Friedman.
Bibliografia:
AA.VV. (2002): Global Culture: Media Arts, Policy and Globalization (New York: Routledge).
AA.VV. (2007): Post-colonial studies: the key concepts (London: Routledge [2ª ed.]).
CHABAL, Patrick (2012): The end of conceit: Western racionality after postcolonialism (London: Zed).
FRIEDMAN, Thomas L. (2009): O mundo é plano (Lisboa: Actual).
Segundo breve exercício individual e escrito
1 Junho 2016, 08:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Foi realizado o segundo breve trabalho individual e escrito.
Segunda Prova Escrita
31 Maio 2016, 14:00 • Ana Maria Sanchez Tarrio
Foi realizada durante a aula a segunda prova escrita
A figura do ‘mimic man’ e o ‘hibridismo’ (Homi Bhabha)
27 Maio 2016, 08:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A interpretação de Homi Bhabha do fenómeno histórico e cultural do colonialismo. A tensão presente no discurso colonial e a relação ambivalente entre o sujeito dominante e o sujeito dominado.
A figura do “mimic man”: um “objeto imprevisível” do ponto de vista cultural e identitário. A natureza paradoxal da autoridade colonial: a transmissão do conhecimento e o questionamento do discurso colonial.
A dimensão ‘incomensurável’ da diversidade cultural e a impossibilidade de classificá-las e estudá-las através de “molduras universais” (tais como o Marxismo histórico ou a democracia liberal). O “hibridismo”: uma nova área de negociação do significado e da representação.
Bibliografia:
AA.VV. (2007): Post-colonial studies: the key concepts (London: Routledge [2ª ed.]).
BHABHA, Homi (2010): The location of culture (London: Routledge).
CHABAL, Patrick (2012): The end of conceit: Western racionality after postcolonialism (London: Zed).
Revisão global da matéria
26 Maio 2016, 14:00 • Ana Maria Sanchez Tarrio
Foi realizada uma síntese global da matéria para a segunda prova escrita.