Sumários

Primeiro breve trabalho individual e escrito

22 Abril 2016, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Foi realizado o primeiro breve trabalho individual e escrito: análise crítica de um breve excerto de um texto de Filipe Rocha Silva sobre as relações entre a classe social e o consumo cultural.


Três olhares sobre a identidade

21 Abril 2016, 14:00 Ana Maria Sanchez Tarrio

Análise contrastiva das três abordagens sobre a pertença identitária.

Leitura e explicação de textos problemáticos das leituras obrigatórias apresentados pelos alunos.


O debate da cultura de massas (II)

20 Abril 2016, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A análise de Leavis, Leavis, MacDonald e Hoggart: a distinção entre a cultura e a cultura de massas. A cultura de massas: uma forma inferior e corrupta da cultura, frequentemente associada à influência americana.

Leitura e breve análise de um excerto de um ensaio The Uses of Literacy do professor Richard Hoggart. Os efeitos desumanizadores da cultura de massas segundo a visão do teórico da cultura de massas estadunidense. A dúvida em relação ao pressuposto de que a sociedade moderna consome passivamente uma ‘dieta’ de ideias, imagens e estereótipos oferecidos pela mass media. A nostalgia dos tempos em que existia uma delimitação clara entre cultura de massas e cultura popular.

 

Bibliografia:

HOGGART, Richard (1975): As utilizações da cultura (Lisboa: Presença).

MACDONALD, Dwight (1973): “Uma teoria da cultura de massa” in AA.VV.: Cultura de massa. B. Rosemberg e D. M. White (orgs.) (São Paulo: Cultrix): 77-93.

PAES, José Paulo (2001): A aventura literária (São Paulo: Companhia das Letras).


A pantera a domesticar

19 Abril 2016, 14:00 Ana Maria Sanchez Tarrio

Leitura e crítica da obra «As identidades assassinas» de A. Maalouf.

O conceito de «identidade compósita».

Vantagens e desvantagens da abordagem confessional (no esteira de Sto. Agostinho)  à questão da identidade..

As identidades compósitas das comunidades imigradas: uma perspectiva menos parcial e optimista das identidades híbridas.


O debate da cultura de massas.

15 Abril 2016, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Leitura e breve análise (individual e coletiva) de um excerto de um ensaio do crítico Dwight MacDonald. Os efeitos desumanizadores da cultura de massas segundo a visão do teórico da cultura de massas estadunidense.

A perceção negativa do papel dos indivíduos na cultura e sociedade industrial moderna na obra de MacDonald: a fragmentação, alienação e atomização da ‘massa amorfa’.

 

Bibiografia:

MACDONALD, Dwight (1973): “Uma teoria da cultura de massa” in AA.VV.: Cultura de massa. B. Rosemberg e D. M. White (orgs.) (São Paulo: Cultrix): 77-93.

PAES, José Paulo (2001): A aventura literária (São Paulo: Companhia das Letras).