Sumários

Os Estudos Culturais e o pós-colonialismo

25 Maio 2016, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O pós-colonialismo nos Estudos Culturais: os efeitos que perduram da dominação cultural, dos discursos de poder e de um certo supremacismo.

As estratégias de opressão cultural e coerção no(s) período(s) colonial(s) e a manutenção dos ecos de certas representações culturais.

O estudo do poder da representação e da exclusão cultural da perspetiva pós-colonial. O exame dos efeitos prolongados dessa exclusão nas culturas e vozes ‘periféricas’. Um exemplo paradigmático da contestação dessa exclusão: o filme La noire de…  de Ousemane Sembene (1966). O estabelecimento de uma estrutura narrativa dual e de duas narrações discordantes no cinema contemporâneo.

Bibliografia:

AA.VV. (2007): Post-colonial studies: the key concepts (London: Routledge [2ª ed.]).

CHABAL, Patrick (2012): The end of conceit: Western racionality after postcolonialism (London: Zed).

SAID, Edward W. (2004): Orientalismo (Lisboa: Cotovia).


Leituras obrigatórias para a segunda prova escrita

24 Maio 2016, 14:00 Ana Maria Sanchez Tarrio

Os alunos apresentaram as suas dúvidas e comentarios relativos às leituras obrigatórias para a segunda prova escrita


Leitura e análise de um excerto (continuação) da obra Orientalismo de Edward Said.

23 Maio 2016, 16:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Devido à ausência da professora (que, entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, se encontrava na Universidade Mohammed V de Rabat – Missão de Ensino na Licenciatura de Estudos Portugueses, ao abrigo do Protocolo UL – UM5 – CICL), a aula do dia 04 de fevereiro não foi lecionada. Foi marcada (e lecionada) a aula de reposição no dia 23 de maio (das 16:00h às 18:00h).

 

Leitura e análise de um excerto (continuação) da obra Orientalismo de Edward Said.

A alteridade e o exotismo. O simbolismo da viagem: a descoberta, a fuga e a errância. O fascínio e o deslumbramento perante o 'Outro'.

Os elementos constitutivos do Orientalismo: a tradição académica do Orientalismo, o estilo de pensamento baseado numa diferença ontológica e epistemológica estabelecida entre o ‘Oriente’ e o ‘Ocidente’, as propostas artísticas orientalistas (os escritos de Chateaubriand, Nerval, Flaubert ou a pintura de Delacroix), o discurso político, militar, sociológico, ideológico e científico. A confusão entre os discursos objetivos e a invenção artística na constituição do Orientalismo.

O silenciamento das vozes dos ‘orientais’ no processo de construção do Orientalismo: o poder de Ocidente nas relações históricas e culturais Oriente-Ocidente.

 

Bibliografia:

SAID, Edward W. (2004): Orientalismo (Lisboa: Cotovia).


O signo, o código e o texto nos Estudos Culturais.

20 Maio 2016, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Os estudos culturais britânicos na década de 70: o estudo do comportamento e estilo dos grupos da juventude. O alargamento do estudo sobre a sociedade britânica na década seguinte: os estudos de raça, classe e género. A migração dos Estudos Culturais (1990) e a diversificação dos estudos sobre a cultura.

A migração e diversificação dos Estudos Culturais. Os Estudos Culturais nos EUA, no Canadá, na França e na Índia.

Os Estudos Culturais e a Semiótica.

O signo, os códigos e os textos. A representação.

A visão de Roman Jakobson e Roland Barthes dos signos na cultura.

Definição da representação. A representação do Outro nas culturas ocidentais: a representação binária e polarizada da alteridade.

A importância da representação nos Estudos Culturais. A noção de discurso e de discurso cultural. Um exemplo paradigmático: o Orientalismo. A análise discursiva nos Estudos Culturais.

 

 

Bibliografia:

EAGLETON, Terry (2000): The Idea of Culture (Oxford: Blackwell).


PIRES, Maria Laura (2004): Teorias da cultura (Lisboa: Universidade Católica Editora). 


Georg Steiner O Castelo de BArba Azul

19 Maio 2016, 14:00 Ana Maria Sanchez Tarrio

Análise e comentario da obra de Georg Steiner, No Castelo de Barba Azul.