Sumários
Realização da 1ª chamada do 1º exercício escrito da disciplina.
6 Novembro 2018, 16:00 • Annabela Rita
Realização da 1ª chamada do 1º exercício escrito da disciplina.
Foucault: resumo da obra
6 Novembro 2018, 10:00 • Simão Valente
A História da Sexualidade: discurso e saber
Vigiar e Punir: o Panopticon
A Arqueologia do Saber: genealogia e arqueologia.
Primeiro teste de avaliação
5 Novembro 2018, 12:00 • Miguel Ramalhete Gomes
Primeiro teste de avaliação.
Análise do documentário Quem é afinal Jackson Pollock?
5 Novembro 2018, 08:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Devido à ausência da professora (que, entre os dias 12 e 14 de novembro, se encontrará no "I Congreso Internacional de Literatura Brasileña", na Universidade de Salamanca),
nos dias 12 e 14 de novembro não haverá aulas.
Análise do documentário Quem é afinal Jackson Pollock? de Harry Moses (2006).
As peripécias de uma ex-camionista sem ‘capital cultural’ para autenticar e depois vender um quadro comprado numa loja de artigos em segunda mão como uma obra perdida de Pollock. O desafio que se coloca ao mundo do comércio da arte e dos seus especialistas elitistas.
A dialética entre a conceção da cultura da protagonista (representante das classes trabalhadoras) e do campo artístico: cultura popular vs. ‘alta cultura’. As referências culturais das classes trabalhadoras (pintura decorativa e realista, desportos, televisão…) e a rejeição da pintura moderna (expressionismo abstrato).
Análise dos rituais e estratégias do campo cultural. O conceito do campo cultural: as tomadas de posição. O ‘desafio’, a ‘luta’ e a ‘invasão’ de Teri no campo da ‘alta cultura’
Bibliografia:
BORDIEU, Pierre (2010): A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).
EMMERLING, Leonhard (2003): Jackson Pollock: 1912–1956 (Lisboa: Taschen/Público).
MACDONALD, Dwight (1973): “Uma teoria da cultura de massa” in AA.VV.: Cultura de massa. B. Rosemberg e D. M. White (orgs.) (São Paulo: Cultrix): 77-93.
STOREY, John (2006): Cultural theory and popular culture: an introduction (Harlow: Pearson).
Europa, Portugal e Globalização.
2 Novembro 2018, 16:00 • Annabela Rita
A aula foi substituída pela assistência, visando debate subsequente em aula, às sessões do
CONGRESSO INTERNACIONAL REPENSAR PORTUGAL, A EUROPA E A GLOBALIZAÇÃO 100 ANOS PADRE MANUEL ANTUNES, SJ | www.centenariopadremanuelantunesj.pt | Programa: http://centenariopadremanuelantunesj.pt/pt/o-congresso-programa/
14h00 SESSÃO DE ABERTURA | Presidente da Assembleia da República; Reitor da Universidade Aberta; Reitor da Universidade de Lisboa; Presidente da Câmara Municipal da Sertã; Presidente da Câmara Municipal de Lisboa; Provincial da Companhia de Jesus; Presidente da Comissão Científica; Presidente da Comissão Organizadora
14h30 CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Presidente de Mesa: Guilherme d’Oliveira Martins (Fundação Calouste Gulbenkian)
Pensamento global Edgar Morin (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3)
A razão da fé Eduardo Lourenço (Fundação Calouste Gulbenkian)
15h00 SESSÃO PLENÁRIA | Política, Fé e Sociedade
Presidente de Mesa: Viriato Soromenho-Marques (Universidade de Lisboa)
Padre Manuel Antunes: Portugal e a globalização Adriano Moreira (Universidade de Lisboa)
Padre Manuel Antunes: Um homem em busca do tempo Guilherme d’Oliveira Martins (Fundação Calouste Gulbenkian)
A identidade portuguesa: Um problema permanente Pedro Barbas Homem (Universidade Europeia)
Política e prospetiva em Manuel Antunes José Pacheco Pereira (Revista Sábado)
17h00 SESSÃO PLENÁRIA | Padre Manuel Antunes: Memória e Testemunho
Presidente de Mesa: Vítor Serrão (Universidade de Lisboa)
Padre Manuel Antunes, pedagogo da liberdade Lídia Jorge (Escritora)
Um professor memorável Edite Estrela (Assembleia da República)
O que devo ao Padre Manuel Antunes Manuel Ferreira Patrício (Universidade de Évora)
18h30 ENCERRAMENTO
Presidente de Mesa: Annabela Rita (Universidade de Lisboa)
Qu’est-ce qu’être un écrivain jésuite au XXe siècle? L’exemple de Manuel Antunes
Pierre Antoine Fabre (École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris)