Sumários

Alta e baixa cultura como ideologia no Modernismo inglês 2

15 Outubro 2018, 12:00 Miguel Ramalhete Gomes

Alguns dados biográficos sobre Virginia Woolf e Ezra Pound. O contexto de Guide to Kulchur, de Ezra Pound. Discussão do capítulo "2. The New Learning: Part One".

Ezra Pound. Guide to Kulchur. New Directions, 1970 [1938/1952], pp. 23-34; 51-62; 79-84; 183-187.


A conceção marxista da cultura. Antonio Gramsci e a teoria da hegemonia.

15 Outubro 2018, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A conceção marxista da cultura. Antonio Gramsci e a teoria da hegemonia. Os conceitos de negociação e consentimento. A subalternidade cultural.

A busca e a 'produção' de consenso através da educação e da cultura de massas.

O papel dos intelectuais na reflexão de Gramsci. O intelectual tradicional.


Bibliografia:

CREHAN, Kate (2004): Gramsci, cultura e antropologia (Lisboa: Campo da Comunicação).

GRAMSCI, Antonio (1994): Letters from prison (New York: Columbia University Press).

SANTOS, João de Almeida (1987): O princípio da hegemonia em Gramsci (Lisboa: Vega).


Sujeito e coletividade.

12 Outubro 2018, 16:00 Annabela Rita

Sujeito e colectividade. 

As “comunidades imaginadas” (“imaginadas”, “limitadas” e “soberanas”). Códigos e imaginários colectivos.


Leitura do ensaio "Cultural Studies and its Theoretical Legacies" de Stuart Hall (2)

12 Outubro 2018, 10:00 Simão Valente

Conclusão da leitura de Hall.


Problemas e urgências no que seria  disciplina de Cultural Studies.


Alta e baixa cultura como ideologia no Modernismo inglês 1

11 Outubro 2018, 12:00 Miguel Ramalhete Gomes

Discussão em pequeno e grande grupo de seis ensaios curtos de Virgina Woolf ( Selected Essays): “Women and Fiction”; “Professions for Women”; “Thunder at Wembley”; “The Cinema”; “Why Art Today follows Politics”; “Thoughts on Peace in an Air Raid”.

Virginia Woolf. Selected Essays, ed. David Bradshaw. Oxford UP, 2009:
“Women and Fiction”, pp. 132-139;
“Professions for Women”, pp. 140-145;
“Thunder at Wembley”, pp. 169-171;
“The Cinema”, pp. 172-176;
“Why Art Today follows Politics”, pp. 213-215;
“Thoughts on Peace in an Air Raid”, pp. 216-219.