Sumários
O campo cultural e o poder simbólico
29 Outubro 2018, 08:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
As obras de Pierre Bourdieu e o estudo das relações complexas e intrínsecas entre a luta pelo poder social e o uso de produtos culturais.
L’Amour de l’art: Les Musées d’art Européens et leur public (1966): a classificação dos visitantes dos museus segundo parâmetros educacionais e de classe. A relação das classes trabalhadores com os museus e a arte. A alienação, o antagonismo e a rejeição, particularmente, da arte moderna. A falta dos códigos culturais adequados para avaliar e analisar a(s) arte(s) moderna(s).
Um caso paradigmático das lutas pelo poder simbólico: pintura moderna e ‘capital cultural’
As distinções entre o ‘bom’ gosto e o gosto ‘vulgar’ e as funções implícitas e indiretas desses juízos estéticos: o fortalecimento da divisão social e da autoridade da classe dominante em termos culturais.
Visionamento (15 min.) do documentário Quem é afinal Jackson Pollock? de Harry Moses (2006).
Bibliografia:
BORDIEU, Pierre & DARBEL, Alain (1969): L’amour de l’art: les musées d’art européens et leur public (Paris: Minuit).
BORDIEU, Pierre (2010): A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).
"Case study": Portugal como "comunidade imaginada".
26 Outubro 2018, 16:00 • Annabela Rita
"Case study": Portugal como "comunidade imaginada". A construção da identidade nacional portuguesa através dos tempos: perspectivas, indicadores, representações.
Continuação de Walter Benjamin
26 Outubro 2018, 10:00 • Simão Valente
Benjamin e o misticismo da imagem.
O conceito de aura: unicidade, distância, culto.
Bases religiosas da arte.
Alta e baixa cultura como ideologia no Modernismo inglês 3
25 Outubro 2018, 12:00 • Miguel Ramalhete Gomes
Discussão do capítulo "The Class and the Elite", de
Notes towards the Definition of Culture, de T. S. Eliot.
T. S. Eliot.
Notes towards the Definition of Culture. Faber & Faber, 1962, pp. 13-49.
Antonio Gramsci e a teoria da hegemonia
24 Outubro 2018, 08:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A conceção marxista da cultura. Antonio Gramsci e a teoria da hegemonia.
A subalternidade cultural.
A busca e a 'produção' de consenso através da educação e da cultura de massas.O papel revolucionário do intelectual orgânico na análise gramsciana.
Bibliografia:
CREHAN, Kate (2004): Gramsci, cultura e antropologia (Lisboa: Campo da Comunicação).
GRAMSCI, Antonio (1994): Letters from prison (New York: Columbia University Press).
SANTOS, João de Almeida (1987): O princípio da hegemonia em Gramsci (Lisboa: Vega).