Sumários
A antropologia simbólica: a visão da cultura como as teias de significado tecidas pelo ser humano
10 Outubro 2018, 08:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A identidade e a alteridade. Breve análise oral (continuação) da representação do 'Nós' e do 'Outro' no excerto da obra de Clifford Geertz A interpretação das culturas.A alteridade radical e o estranhamento. A assimilação do 'Outro'. As inversões metafísicas e morais da condição humana: a oposição entre a humanidade e a animalidade presente no texto analisado.
Bibliografia:
GEERTZ, Clifford (1998): La description dense: verse une théorie interprétative de la culture (Marseille: La description).
Reflexão sobre questões abordadas nas Aulas Abertas.
9 Outubro 2018, 16:00 • Annabela Rita
Reflexão sobre questões abordadas nas Aulas Abertas.
A cultura como construção e prática simbólica e conceitos associados.Leitura do ensaio "Cultural Studies and its Theoretical Legacies" de Stuart Hall (1)
9 Outubro 2018, 10:00 • Simão Valente
A história dos Cultural Studies e seu desenvolvimento: de discussões de classe às categorias de género e raça a partir dos anos 60.
A quebra linguística e psicanalítica.
As dificuldades do projecto intelectual e político dos estudos culturais.
Alta e baixa cultura como ideologia no Modernismo inglês 1
8 Outubro 2018, 12:00 • Miguel Ramalhete Gomes
A categoria ideológica da Cultura: a antropologia simbólica
8 Outubro 2018, 08:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Clifford Geertz e a antropologia simbólica: a cultura entendida como um conjunto de histórias que nós nos contamos sobre nós próprios e como uma ‘rede de significados’.
A categoria ideológica. A compreensão da cultura como um texto que deve ser lido e interpretado: a importância dos símbolos e das criações e ficções culturais. Estudo de um exemplo concreto da proposta de Clifford Geertz: os valores e caraterísticas do carisma e da figura do carismático na Inglaterra protestante e no Marrocos islâmico dos séculos XVI, XVIII e XIX. A análise da criação da figura e da definição das virtudes do carismático do ponto de vista cultural: uma ficção cultural que simbolicamente reforça a dominação e a autoridade política e religiosa. A divulgação desse símbolo cultural na sociedade: a função dos estereótipos (a respeito da identidade de um povo e das caraterísticas do ‘carismático’) e das obras de arte (a exaltação ad hoc das virtudes do ‘carismático’ nas estátuas, na pintura, na literatura, etc).
O conceito de nação e a identidade nacional. A ideia da 'comunidade imaginada' proposta por Benedict Anderson: a nação vista como um exemplo de comunidade socialmente construída de modo horizontal, imaginada por pessoas que percebem a si próprias como parte de um grupo, uma comunidade imaginada porque "os membros de uma nação, mesmo da menor delas, nunca conhecerão a maioria de seus conterrâneos, nunca os encontrarão ou, até mesmo, ouvirão a seu respeito; ainda assim, eles terão em suas mentes a imagem de sua comunhão.
A identidade e a alteridade. Breve análise oral da representação do 'Nós' e do 'Outro' no excerto da obra de Clifford Geertz A interpretação das culturas.
Bibliografia:
ANDERSON, Benedict (1991): Imagined communities: reflections on the origin and spread of nationalism (London/New York: Verso).
DURING, Simon (2005): Cultural studies: a critical introduction (London: Routledge).
GEERTZ, Clifford (1998): La description dense: verse une théorie interprétative de la culture (Marseille: La description).
WILLIAMS, Raymond (1985): Culture and Society (Harmondsworth: Penguin Books).