Sumários

Leitura de Subjects of Sex, Gender, Desire de Judith Butler (1)

27 Novembro 2018, 10:00 Simão Valente

Introdução a Judith Butler.

Impacto de Simone de Beauvoir (existencialismo) e Luce Irigaray (desconstrução) na obra de Butler.

 Diferença entre sexo e género.

 "Gender is performative"


A Escola de Frankfurt e a cultura de massas 2

26 Novembro 2018, 12:00 Miguel Ramalhete Gomes

Discussão do ensaio “Culture Industry Reconsidered”, de Theodor W. Adorno.

Theodor W. Adorno. “Culture Industry Reconsidered”. The Culture Industry, ed. J. M. Bernstein. Routledge, 2001, pp. 98-106.


A análise de Umberto Eco: a participação das massas na vida pública e a anomalia da imposição cultural através da comunicação

26 Novembro 2018, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Análise (continuação) de um excerto de um ensaio do crítico Dwight MacDonald e da obra The Uses of Literacy do professor Richard Hoggart. Os efeitos desumanizadores da cultura de massas segundo a visão do teórico da cultura de massas estadunidense. A dúvida em relação ao pressuposto de que a sociedade moderna consome passivamente uma ‘dieta’ de ideias, imagens e estereótipos oferecidos pela mass media. A nostalgia dos tempos em que existia uma delimitação clara entre cultura de massas e cultura popular.

A análise de Umberto Eco: a participação das massas na vida pública e a anomalia da imposição cultural através da comunicação: as mensagens formuladas segundo o código de uma classe hegemónica. As possíveis reações do espetador/consumidor: a reação de tipo ativo e crítico e a reflexão a respeito dos conceitos de “mensagem massificante”, “homem massa” e “cultura de evasão”.

A defesa da cultura de massas: a divulgação da cultura de massas na sociedade industrial e a participação das massas na vida cultural; as funções de estímulo da divulgação de conceitos e produtos da ‘Alta cultura’ através dos digest, do cinema comercial…

Exemplos paradigmáticos da renovação cultural e estilística da cultura de massas:  a mecânica de perceção da imagem, as novas gramáticas do cinema, a transmissão direta do estilo jornalístico e da BD.

Bibliografia:

ECO, Umberto (1991): Apocalípticos e integrados (Lisboa: Difel).

HOGGART, Richard (1975): As utilizações da cultura (Lisboa: Presença).

MACDONALD, Dwight (1973): “Uma teoria da cultura de massa” in AA.VV.: Cultura de massa. B. Rosemberg e D. M. White (orgs.) (São Paulo: Cultrix): 77-93.

PAES, José Paulo (2001): A aventura literária (São Paulo: Companhia das Letras).


A análise de Umberto Eco. As principais ‘acusações’ dirigidas contra a cultura de massas

23 Novembro 2018, 16:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

As principais ‘acusações’ dirigidas contra a cultura de massas: a ação homogeneizadora; o importância da lei da ‘oferta e da procura’; a divulgação nivelada e condensada dos objetos da cultura superior. O entorpecimento da consciência histórica (provocando pelo desequilíbrio entre a informação sobre o presente e o passado); ação social e culturalmente conservadora da cultura de massas; a ação social e culturalmente conservadora da cultura de massas e a relevância dos endoxa.


Foi disponibilizado (na plataforma Moodle) um excerto da obra Apocalípticos e integrados, de Umberto Eco, no qual se encontram enumeradas e analisadas as críticas à cultura de massas dominantes no campo académico. O texto condensa as questões apresentadas na aula de reposição e, consequentemente, deve ser lido e estudado por todos os alunos que não estiveram presentes na referida aula.


Bibliografia:

ECO, Umberto (1991): Apocalípticos e integrados (Lisboa: Difel).


Entrega e comentário do 1º exercício escrito da disciplina.

23 Novembro 2018, 16:00 Annabela Rita

Entrega e comentário do 1º exercício escrito da disciplina.