Sumários

A adaptação cinematográfica (VI)

2 Abril 2025, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Análise da abertura da adaptação de Júlio Bressane. O primeiro plano-imagem do filme. A apresentação dos princípios fílmicos sob chave conceitual: o protagonista, o técnico de som, o 'necrofone'.  O distanciamento da ilusão mimética. A exigência do conhecimento prévio do texto-fonte.
A adaptação de certos princípios presentes no prólogo do romance.
A importância da música para a evolução da narração.

Bibliografia:
Costa, João Carlos da (2014): Transcriação e autoria na relação intermídia: a forma shandiana e o cinema de Júlio Bressane na adaptação de Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. Tese. Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMS.


A adaptação cinematográfica (V)

31 Março 2025, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Análise (continuação). A construção do espaço e das elipses através da pintura. A função da música. A demanda de diversas competências de 'leitura' (Hutcheon).
O recurso da voice over e a 'separação' do narrador corporificado e do protagonista. As diferenças entre o narrador e o protagonista. As reflexões e técnicas metaficcionais e metacinematográficas e a quebra da quarta parede.

Bibliografia:
Hayward, Susan (2000): Cinema Studies. The Key Concepts (New York: Routledge).
Hutcheon, Linda (2011): Uma teoria da adaptação (Florianópolis: Editora da UFSC).


Primeiro teste da disciplina Estudos Interartes e Intermédia

26 Março 2025, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Primeiro teste da disciplina Estudos Interartes e Intermédia


A adaptação cinematográfica de textos literários (III)

24 Março 2025, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A adaptação realizada por André Klotzel. As dificuldades da adaptação, associadas à fragmentação e o experimentalismo do texto-fonte. A inserção da adaptação numa tradição narrativa que dá mais importância ao enredo do que à forma: a procura de unidade e de maior desenvolvimento dramático da história.
Análise da abertura do filme e da adaptação da dedicatória e o primeiro capítulo do romance. O narrador on screen. A evidenciação do anti-ilusionismo do texto fonte, através da adaptação do seu teor reflexivo e digressivo e do seu tom irónico.

Bibliografia:

MABLEY, David & HOWARD, Edward (1993). The Tools of Screenwriting (New York: St. Martin's Press).
STAM, Robert (2008): em A literatura através do cinema: realismo, magia e arte da adaptação (Belo Horizonte: Editora da UFMG).


A adaptação cinematográfica de textos literários (II)

19 Março 2025, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

As diferenças entre os média. A mis-en-scène imaginária realizada pelo leitor (na recepção do texto literário) e a apresentação material da mis-en-scène no cinema. Os elementos relevantes na manifestação fílmica: a imagem, o movimento, a palavra, o som, as inscrições, a gramática do enquadramento e a sintaxe da montagem, entre outros.
A narração na literatura e no cinema.
Análise das caraterísticas do narrador de Memórias póstumas de Brás Cubas. Leitura e exame crítico da dedicatória, do prólogo e do primeiro capítulo.

Bibliografia:
Gaudreault, André & François, Jost (2005): Le récit cinématographique (Paris: Armand Colin).
Stam, Robert (2007): Film Theory: An Introduction (Malden: Blackwell).