14 Maio 2025, 14:00
•
ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O aparecimento de novos géneros orais e/ou performativos.
As relações entre a literatura e a oralidade: a oralidade primária (caraterística dos povos sem conhecimento da escrita e da impressão) e a oralidade secundária (dependente da escrita e que carateriza as culturas ocidentais, dependentes da tecnologia). As semelhanças entre elas: a importância da participação, a insistência no sentido de comunidade, a concentração no momento presente e o uso de fórmulas.
Breve definição de spoken word e performance poetry. Categorias de performance poetry: dub poetry e slam poetry. Visualização de alguns exemplos representativos (links disponíveis no Moodle).
12 Maio 2025, 14:00
•
ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
As relações intermédia entre Literatura e Música
mais habituais.
As relações intermédia Literatura-Música: a influência e a apropriação da textualidade camoniana nas práticas da escrita experimental portuguesa da década de 1960 e 1970. O vilancete de Camões «Descalça vai para a fonte». As variações de «Leonorana», de Ana Hatherly. A dimensão plástica e o processo de rarificação das variações XV a XX. Breve análise.
A pictorialização da escrita caligráfica no poema visual «Sem título (Leonor)».
7 Maio 2025, 14:00
•
ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A
renovação da tradição ecfrástica e as diversas experiências relacionadas com a
procura de um leitor crítico na obra experimental de Ferreira Gullar. As naturezas-mortas em verso, em livro-poema e poema-objeto. A passagem da influência da experiência 'plana' do plástico à procura de novas vias para a poesia nos 'objetos' escultórico-poéticos tridimensionais. A escultura no campo expandido (Rosalind Krauss) e a literatura no campo expandido. O poema-instalação "Poema enterrado" e o questionamento das categorias.
O "soneto ecológico" de Fernando Aguiar e a reflexão sobre as fronteiras e limites da poesia: a apropriação de procedimentos compositivos poéticos e os diálogos com a land art/arte ambiental.
A dificuldade de classificar certos 'textos' artísticos contemporâneos: os 'frutos estranhos'.
Bibliografia:
Aguiar, Fernando (2017): "Soneto ecológico: um projeto de arte ambiental" in Revista InterAct, 26. Disponível em: https://po-ex.net/taxonomia/transtextualidades/metatextualidades-autografas/fernando-aguiar-soneto-ecologico-um-projeto-de-poesia-ambiental/
Garramuño,
Florencia (2014): Frutos
extraños: sobre la inespecificidad en la estética contemporânea (Buenos Aires).
Krauss, Rosalind (1979): "Sculpture in the Expanded Field" in October, 170, pp. 30-44.