Sumários

Interartes e Intermédia: provocações da literatura brasileira contemporânea escrita por mulheres

26 Fevereiro 2025, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Resumo da palestra da Professora Ilmara Valois Coutinho: O objetivo é compartilhar trajetórias e alguns resultados referentes à pesquisa de pós-doutoramento intitulada “Limiares da ficção contemporânea: relações interartes e deslocamentos na literatura brasileira escrita por mulheres”, considerando a triangulação de dois eixos/etapas: a) relações entre literatura e outras artes-linguagens; b) a existência de possíveis deslocamentos ou expansões relacionados à escrita literária, considerando romances de escritoras que também são artistas, críticas de arte ou integram diálogos com outras artes em suas ficções. Entende-se que o cenário contemporâneo tem colocado em evidência a escrita de autoria feminina, além de evidenciar os diversos diálogos que a escrita literária estabelece com as outras artes, fato que, não sendo novo, fica intensificado nos trânsitos das linguagens que fazem a atualidade e suas intermidialidades. Assim, busca-se problematizar, com o recorte “Interartes e Intermédia: provocações da literatura brasileira contemporânea escrita por mulheres”, a forma como como as narrativas (se)deslocam (n)o inespecífico campo literário contemporâneo.
  
Palavras-chave: Romances. Escrita de mulheres. Interartes. Intermédia. Deslocamentos.


O texto intermédia. As transposições intermediais

24 Fevereiro 2025, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O texto intermédia. Um exemplo de texto intermédia: o poema visual. Breve análise de uma das primeiras 'parole in libertà', do livro Zang Tumb Tumb, de Marinetti.
As transposições de uma média a outra. A ilustração. Breve análise da relação entre o poema e a ilustração de "A rosa doente", de William Blake.

Bibliografia:
CLÜVER, Claus (2006): "Inter textus/ Inter artes/ Inter media". Aletria, n. 6, pp. 11-41. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/18067
RAJEWSKY, Irina (2005): “Intermediality, Intertextuality, and Remediation: A Literary Perspective on Intermediality”. Intermédialités: histoire et theorie des arts, des lettres et des tecniques, n. 6, pp. 43-64. Disponível em:
https://www.academia.edu/115088801/Intermedialidad_intertextualidad_y_remediaci%C3%B3n_Una_perspectiva_literaria_sobre_la_intermedialidad_Traducci%C3%B3n_



O signo, o código e o texto nos Estudos Interartes e Intermédia

19 Fevereiro 2025, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Os Estudos Interartes e Intermédia e a Semiótica.

O signo, os códigos e os textos.

A visão de Roman Jakobson e Roland Barthes dos signos nas artes e na cultura.

Os diferentes significados de média. A definição de média nos campos dos Estudos Interartes e Intermédia.

A intermedialidade.

Os textos multimédia e os textos mixmédia.


Bibliografia:

BOHN, Rainer; MÜLLER, Eggo; RUPPERT, Rainer (Orgs.) (1988). Ansichten einer künftigen Medienwissenschaft (Berlim: Ed. Sigma Bohn): pp. 7-27.
CLÜVER, Claus (2006): "Inter textus/ Inter artes/ Inter media". Aletria, n. 6, pp. 11-41. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/18067
RAJEWSKY, Irina (2005): “Intermediality, Intertextuality, and Remediation: A Literary Perspective on Intermediality”. Intermédialités: histoire et theorie des arts, des lettres et des tecniques, n. 6, pp. 43-64. Disponível em:
https://www.academia.edu/115088801/Intermedialidad_intertextualidad_y_remediaci%C3%B3n_Una_perspectiva_literaria_sobre_la_intermedialidad_Traducci%C3%B3n_



Os Estudos Interartes e as dificuldades e desafios na delimitação dos seus objetos de estudo

17 Fevereiro 2025, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Análise (continuação) do texto "Inter textus / Inter artes / Inter media", do Professor Claus Clüver.

Os Estudos Interartes e as dificuldades e desafios na delimitação dos seus objetos de estudo:

1) O estatuto de 'obra de arte' na contemporaneidade: as dificuldades para distinguir claramente objetos artísticos e não-artísticos a partir das vanguardas;

2) O interesse do estudo de objetos que não pertencem às artes;

3 O reconhecimento de que a distinção dos objetos artísticos e não artísticos se alicerça em convenções e construtos com base ideológica. A problematização das distinções de diferentes níveis intelectuais e da delimitação do bom e do mau gosto (U. Eco). Leitura de um breve excerto da obra Apocalípticos e integrados (disponível no Moodle), de Umberto Eco, que ilustra estes problemas.

A definição de texto (semiótica) e de textos multimédia.

 

Bibliografia:

CLÜVER, Claus (2006): "Inter textus/ Inter artes/ Inter media". Aletria, n. 6, pp. 11-41. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/18067

ECO, Umberto (1970): Apocalípticos e integrados (São Paulo: Perspectiva).



 



"Inter textus / Inter artes / Inter media"

12 Fevereiro 2025, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Análise inicial do texto "Inter textus / Inter artes / Inter media", do Professor Claus Clüver: uma reflexão sobre a possibilidade de pensar os Estudos Interartes como Estudos Intermédia.

O ponto de partida da reflexão: as diferenças da denominação da área de estudos em inglês, português e noutras línguas românicas e em alemão.

Os Estudos Interartes e os seus objetos de estudo. O estatuto de 'obra de arte' na contemporaneidade: as dificuldades para distinguir claramente objetos artísticos e não-artísticos a partir das vanguardas. O caso do readymade duchampiano.

 

Bibliografia:

CLÜVER, Claus (2006): "Inter textus/ Inter artes/ Inter media". Aletria, n. 6, pp. 11-41. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/18067