Sumários
A poesia visual
9 Abril 2025, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Definição e História da poesia visual. As technopaegnias
de Símias de Rodes. Breve análise de "O ovo". As carmina
figurata na
Baixa Idade Média. Os acrósticos, anagramas e labirintos cúbicos do Barroco.
O questionamento do verso na poesia francesa do século XX. "Um lance de dados", de
Stéphane
Mallarmé, e a emergência de "um
novo campo de relações e
possibilidades do uso da linguagem".
A poesia visual no período das vanguardas. A poesia visual e o concretismo. Análise (inicial) do poema "Silêncio", de Eugen Gomringer.
Bibliografia:
BENSE, Max (1975): Pequena estética (São Paulo: Perspectiva).
CASTRO, E. M. de Melo (1998). Vôos da Fênix crítica (Lisboa: Edições Cosmos).
HATHERLY, Ana (1975): A reinvenção da leitura (Lisboa: Futura).
ZUMTHOR, Paul (1975): Langue, texte, énigme (Paris: Seuil).
A adaptação cinematográfica (V)
7 Abril 2025, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
As opções escolhidas pelo realizador para a narração: o recurso da voice-over, o recurso do narrador em primeira pessoa visualizado (on screen). Análise da sequência com Marcela e a irrupção da equipa de filmagem e da adaptação do capítulo "Curto, mas alegre".
A 'câmara na mão' e a evocação de uma narração livre de convenções, caraterística da discursividade satírica. A subjetividade evocada pela 'câmara na mão'.
As soluções adotadas por Klotzel e Bressane.
Bibliografia:
Costa, João Carlos da (2014): Transcriação e autoria na relação intermídia: a forma shandiana e o
cinema de Júlio Bressane na adaptação de Memórias Póstumas de Brás Cubas
de Machado de Assis. Tese. Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMS.
A adaptação cinematográfica (VI)
2 Abril 2025, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Análise da abertura da adaptação de Júlio Bressane. O primeiro plano-imagem do filme. A apresentação dos princípios fílmicos sob chave conceitual: o protagonista, o técnico de som, o 'necrofone'. O distanciamento da ilusão mimética. A exigência do conhecimento prévio do texto-fonte.
A adaptação de certos princípios presentes no prólogo do romance.
A importância da música para a evolução da narração.
Bibliografia:
Costa, João Carlos da (2014): Transcriação e autoria na relação intermídia: a forma shandiana e o
cinema de Júlio Bressane na adaptação de Memórias Póstumas de Brás Cubas
de Machado de Assis. Tese. Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMS.
A adaptação cinematográfica (V)
31 Março 2025, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Análise (continuação). A construção do espaço e das elipses através da pintura. A função da música. A demanda de diversas competências de 'leitura' (Hutcheon).
O recurso da voice over e a 'separação' do narrador corporificado e do protagonista. As diferenças entre o narrador e o protagonista. As reflexões e técnicas metaficcionais e metacinematográficas e a quebra da quarta parede.
Bibliografia:
Hayward, Susan (2000): Cinema Studies. The Key Concepts (New York: Routledge).
Hutcheon, Linda (2011): Uma
teoria da adaptação (Florianópolis: Editora da UFSC).
Primeiro teste da disciplina Estudos Interartes e Intermédia
26 Março 2025, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Primeiro teste da disciplina Estudos Interartes e Intermédia