Sumários

Apresentação do programa

10 Fevereiro 2025, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Início do semestre. Apresentação do programa a lecionar e do processo de avaliação.

Apresentação do programa

 

Conteúdos programáticos

Esta unidade curricular visa familiarizar os estudantes com os instrumentos conceituais, metodológicos e analíticos adequados aos Estudos Interartes e Intermédia.

Pretende-se proporcionar, desde uma perspetiva interdisciplinar, uma visão de conjunto dos tipos de relações e interações entre diferentes artes (e, em especial, das relaç~eos entre a Literatura e outras artes), assim como das passagens, os lugares de cruzamento e a interação entre as artes e o conjunto de processos intermediais (a transposição medial,  as combinatórias mediais, as referências intermediais, a remediação).

A partir da perspetiva histórica e, fundamentalmente, das novas perspetivas para o estudo das relações interartísticas e intermediais, procura-se repensar criticamente as potencialidades, limites, consequências e resultados das diversas práticas, assim como desenvolver as capacidades de interpretação e análise dos alunos e alunas, através do exame crítico de diferentes objetos artísticos.

 

Avaliação

Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar, incluindo uma ampla variedade de abordagens e metodologias. Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados.

Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), breve trabalho individual e escrito (20%), uma primeira prova escrita e presencial (30%) e uma prova final, escrita e presencial (40%).

No início do semestre será fornecida aos alunos uma antologia de textos críticos destinada a

ilustrar e problematizar as questões teóricas estudadas.

 

A primeira prova escrita e presencial foi marcada para o dia 26 de março de 2025 e a prova final, escrita e presencial para o dia 21 de maio de 2025.

Os breves trabalhos individuais e escritos consistirão num exercício de análise crítica a realizar na sala de aulas. Esse trabalho individual e escrito foi marcado para o dia 19 de maio de 2025.

 

 

Bibliografia

CLÜVER, Claus (2006): "Inter textus/ Inter artes/ Inter media". Aletria, n. 6, pp. 11-¬41. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/18067

_____________ (1997): "Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos". Literatura e sociedade: Revista de teoria literária e literatura comparada, n. 2, pp. 37-55. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ls/article/view/13267

MACEDO, Ana Gabriela e Grossegesse, Orlando (2006): Poéticas inter-artes: do texto à imagem, ao palco ao écran (Braga: Universidade do Minho).

MARTINS, Bene e Cardoso, Joel (Orgs.) (2012): Desdobramentos das linguagens artísticas: diálogos interartes na contemporaneidade (Belém: UFPA/ICA).

RAJEWSKY, Irina (2005): "Intermediality, intertextuality and remediation: a literary perspective on intermediality", Intermedialités, n. 6, pp. 43-64. Disponível em: https://www.erudit.org/en/journals/im/2005-n6-im1814727/1005505ar/

RIPPL, Gabriele (Ed.) (2015): Handbook of intermediality: literature, image, sound, music (Berlim: De Gruyter).

 

Será fornecida (na Plataforma Moodle) aos alunos uma pequena antologia de textos críticos e ensaísticos destinada a ilustrar e problematizar as questões teóricas estudadas.

 

Horário de atendimento aos alunos:

Acompanhamento por e-mail. Sessões de atendimento/acompanhamento via Zoom em horário fixo – todas as terças-feiras, das 16H00 às 17H30 (sujeitas a marcação prévia) – ou marcadas individualmente com os alunos.

Observações:

Os estudantes-trabalhadores e quaisquer outros que, por uma razão justificada e devidamente documentada, não possam assistir regularmente às aulas deverão contactar a professora durante a primeira ou a segunda semana de aulas para planificação conjunta das atividades a desenvolver e do acompanhamento necessário.

O número de alunos inscritos pode levar a pequenas modificações do programa.