Sumários

As relações e os sentidos

23 Setembro 2022, 15:30 Joana Matos Frias


Continuação do comentário do texto de João Bénard da Costa "Os amantes crucificados, de Kenzi Mizoguchi", através do visionamento das telas de Leonardo da Vinci, de Velázquez e de Vermeer, das tapeçarias La Dame à la Licorne, e de uma sequência do filme de Mizoguchi. Evidenciação da correspondência entre o "petit pan de mur jaune" de Proust, de Vermeer, de Mizoguchi e de Bénard da Costa. Dos cinco sentidos ao sexto sentido, com breves referências ao texto de abertura de Les Muses, de Jean-Luc Nancy, a ser discutido na próxima aula.

Constituição do campo disciplinar

21 Setembro 2022, 12:30 Margarida Madureira


O surgimento dos estudos interartes: a noção de intertextualidade e o olhar comparatista sobre
as relações entre as artes. Dos estudos intertartes aos estudos intermediais. Alguns
conceitos: intertextualidade, medium e intermedialidade. Vantagens e problemas da
reconfiguração dos estudos interartes como estudos intermédia.


Corpus de Análise
  • Castro, Lourdes (1964). “Odalisque d’après Ingres”
  • Ingres, Jean-Auguste-Dominique (1814). “La grande odalisque”
Bibliografia Passiva
  • Rajewsky, Irina (2015). “O termo intermidialidade em ebulição: 25 anos de debate”, in Camila A. P. de Figueiredo et al. (org), A Intermidialidade e os estudos interartes na arte contemporânea. Santa Maria, RS: Editora UFSM, 2020. URL: https://fr.scribd.com/book/470975871/A-intermidialidade-e-os-estudos-interartes-na-artecontemporanea. Consultado no dia 26 de Agosto de 2022.

Os sentidos das relações

20 Setembro 2022, 15:30 Joana Matos Frias


Comentário do texto de João Bénard da Costa "Os amantes crucificados, de Kenzi Mizoguchi", com destaque para a natureza imprevista dos sentidos e precedências das relações entre textos e pinturas (Freud e Leonardo, Proust e Vermeer, Foucault e Velázquez, Rilke e La Dame à la Licorne). Da diferença entre artes do tempo e artes do espaço (Lessing) à temporalização da experiência perceptiva. As incompatibilidades entre o tempo da história da arte e o tempo da recepção.     

Breve perspectiva sobre as relações entre as artes na história

19 Setembro 2022, 12:30 Margarida Madureira


Correspondência das artes na história. Historicidade da noção de arte. O ideal de correspondência das artes na Antiguidade e na Idade Média: poesia e pintura e poesia e música. O paradigma estético do século XVIII e a compartimentação das artes. Kant e Lessing: breve abordagem.

  • Clüver, Klaus (2007). “Intermediality and Interart studies”, in J. Arvidson, M. Askander, J. Bruhn, e H. Führer (eds.), Changing Borders. Contemporary Positions in Intermediality. Lund: Intermedia Studies Press, pp.19-37. URL: https://www.google.fr/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjWgeTXkfT5AhXAh_0HHf4jCbwQFnoECBoQAQ&url=https%3A%2F%2Fportal.research.lu.se%2Ffiles%2F7694317%2Fchanging_borders_e_bok_.pdf&usg=AOvVaw2sw38VPPS4UsmSwFsc-Kho. Consultado no dia 25 de Agosto de 2022.

No princípio eram as artes e os meios

16 Setembro 2022, 15:30 Joana Matos Frias


Leitura e comentário do Capítulo I da Poética de Aristóteles, com vista a uma chamada de atenção para a antiguidade das preocupações mais fundamentais dos Estudos Interartes e Intermedia: a diferenciação entre artes e meios, os meios próprios de cada arte, a linguagem verbal como meio próprio da literatura, o teatro enquanto arte multimedial, meios de expressão vs. meios de transmissão (suportes e dispositivos).