Sumários

A pintura, o tempo e o espaço: introdução

31 Outubro 2022, 12:30 Margarida Madureira


Lessing, Laocoonte: ruptura do paralelismo entre imagem e palavra. Imaginação do tempo. Análise de “Laocoonte e seus filhos”, em comparação com o trecho correspondente de Vergílio.


Corpus de Análise
  • “Laocoonte e seus filhos” (cópia romana de um original dos séculos I ou II a.C.)
  • Vergílio, Eneida (Luís M. G. Cerqueira, Cristina Abranches Guerreiro e Ana Alexandra Alves de Sousa, trad.). Lisboa: Bertrand, 2020, vv.42-58 e 200-260.
Bibliografia Passiva
  • Lessing, G. E. (1766). Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia (José Miranda Justo, trad.). Lisboa: Antígona, 2021 (excertos).

Da referência à transposição

28 Outubro 2022, 15:30 Joana Matos Frias


Continuação da aula anterior, com diferentes exemplificações de procedimentos referenciais nos quais a ilusão do outro medium convocado contribui decisivamente para a estética do objecto: o caso das referências teatrais em Dogville, de Lars von Trier, e Noite de Estreia, de John Cassavetes.

Da transposição como impossibilidade tradutória entre diferentes sistemas semióticos: as relações genéticas entre poesia, música e dança, com especial menção às transposições de L'après-midi d'un faune, de Mallarmé, por Debussy e Nijinski, a partir de um comentário de Adolfo Casais Monteiro. 

1º exercício escrito

26 Outubro 2022, 12:30 Margarida Madureira


1º exercício escrito (matéria leccionada entre as aulas 1-12)

Intermedialidade, intramedialidade, transmedialidade

25 Outubro 2022, 15:30 Joana Matos Frias


Continuação do comentário detalhado do ensaio de Irina O. Rajewsky "Intermediality, Intertextuality, and Remediation: A Literary Perspective on Intermediality":

- diferenças imediatas entre relações intermediais, intramediais e transmediais;
- alguns exemplos de conceitos transmediais, com destaque para a personagem, o retrato e a imagem;
- as três categorias das relações intermediais e o caso especial do efeito "as if" na referência intermedial, com destaque para o caso da pintura foto-realista de Gerhard Richter. 

Medium e “remediação”

24 Outubro 2022, 12:30 Margarida Madureira


A evolução do conceito de medium e o conceito de “remediação”: potencial e limites.
Análise de caso: manuscritos e incunábulos; Étienne-Jules Marey e Eadweard Muybridge: cronofotografia e cinema.
Marcel Duchamp, “Nu descendo uma escada nº 2” (1912) e a cronofotografia.


Bibliografia Passiva
  • Bolter, Jay David e Grusin, Richard (1999). Remediation. Understanding New Media. Cambridge, Mass.: MIT Press.
Bibliografia Complementar
  • Rajewsky, Irina O. (2005). “Intermediality, intertextuality, and remediation. A Literary Perspective on Intermediality”, Intermédialités, 6, pp.43-64. URL: http://cri.histart.umontreal.ca/cri/fr/intermedialites/p6/pdfs/p6_rajewsky_text.pdf. Consultado no dia 28 de Agosto de 2022.