Sumários
Interartes e intermedia na revista "presença"
21 Outubro 2022, 15:30 • Joana Matos Frias
Participação dos alunos na sessão interartes da jornada dedicada à revista presença:
Continuação do estudo de “Guernica”, de Picasso.
19 Outubro 2022, 12:30 • Margarida Madureira
Análise de “Guernica”, de Picasso.
Transposição, combinação, referência (II)
18 Outubro 2022, 15:30 • Joana Matos Frias
Com base no comentário anterior da peça Madame, reconstituição dos argumentos principais de Claus Clüver em «Intermediality and Interarts studies» (2007) e de Irina O. Rajewsky no ensaio «Intermediality, Intertextuality, and Remediation: A Literary Perspective on Intermediality» (2005).
Conclusão do estudo da ekphrasis
17 Outubro 2022, 12:30 • Margarida Madureira
Visionamento da conferência de Rui Mário Gonçalves no CCB sobre Miró (2014). João Cabral de Melo Neto e Miró: “O Sim contra o Sim”. A poética como crítica. A ekphrasis crítica: Joan Miró, de João Cabral de Melo Neto.
Introdução ao estudo de “Guernica”, de P. Picasso (1937): circunstâncias da sua criação.
Corpus de Análise
- Miró, Joan (1925). “Figure à la bougie”.
- Neto, João Cabral de Melo (1961). “O sim contra o sim” (Miró)
- Gonçalves, Rui Mário (2014). “As escolhas dos críticos: Joan Miró”, in Museu Colecção Berardo. URL: https://pt.museuberardo.pt/joan-miro-por-rui-mario-goncalves. Consultado no dia 26 de Agosto de 2022
Transposição, combinação, referência (I)
14 Outubro 2022, 15:30 • Joana Matos Frias
Identificação e comentário de procedimentos de transposição, de combinação e de referenciação intermedial em Madame, de Maria Velho da Costa, e na encenação da peça por Ricardo Pais: diferenças imediatas entre relações interartísticas e relações intermediais (expressões artísticas vs. meios de expressão).