Sumários

2º exercício escrito

7 Dezembro 2022, 12:30 Margarida Madureira


2º exercício escrito (matéria leccionada entre as aulas 14-24).

A colagem (I)

6 Dezembro 2022, 15:30 Joana Matos Frias


A invenção da colagem por Braque e Picasso e a significação da prática colagista na arte moderna e contemporânea: da crise da representação à captação material do mundo; o questionamento da propriedade autoral e as estratégias de apropriação.

Da colagem plástica à colagem textual: a colagem na literatura, com especiais referências às obras de Oswald de Andrade e de Alexandre O'Neill.  

Análise de Sobre o Conceito do Rosto do Filho de Deus, de Romeo Castellucci

5 Dezembro 2022, 12:30 Margarida Madureira


O teatro e a condição sociopolítica na sociedade contemporânea: observação permanente, olhares cruzados. Sagrado, “profanação” e escândalo. Um outro escândalo, a violência infantil: Diane Arbus, “Child with a toy hand grenade in Central Park" (1962).

Convergências vanguardistas

2 Dezembro 2022, 15:30 Joana Matos Frias


Comentário do filme Picasso and Braque go to the movies, previamente visionado pelos estudantes. A convergência interartística nas vanguardas do início do século XX: cinema, fotografia, artes plásticas, dança, alta e baixa cultura, Arte e artes. Relações imediatas entre o cubismo e o cinema e o aparecimento dos primeiros papiers collés.

Introdução ao estudo de Sobre o Conceito do Rosto do Filho de Deus, de Romeo Castellucci

30 Novembro 2022, 12:30 Margarida Madureira


Conclusão do estudo de O Bobo, de José Álvaro Morais. O filme no filme: “mise en abyme” e auto-reflexividade.
Análise do quadro de Antonnello da Messina, Salvator mundi (1465). Romeo Castellucci, Sobre o Conceito do Rosto do Filho de Deus (2011): centralidade do quadro no espectáculo. Presença e interrogação