Sumários
1 Outubro 2025, 12:30
•
Claudia Jeanette Fischer
Ficha técnica de "O Cego Estrelinho"
Articulação de ideias em Chklovski: "A arte como processo" e Chaplin:
Modern TimesPlatão, República, Introdução às teses sobre poesia
TPC: Leitura dos excertos de Platão (Moodle)
1 Outubro 2025, 12:30
•
Mário Avelar
Analysis of John Keats' "Ode on a Grecian Urn": the public Museum; André Malraux' Imaginary Museu; the mask; the poet camaleon.
1 Outubro 2025, 11:00
•
Bernardo Machado Mota
Culler (1997), ch. 3: Literary Studies vs Cultural
Studies
30 Setembro 2025, 17:00
•
Patrícia Soares Martins
Leitura de um poema de Adriana C Faria. Levantamento dos processos retóricos e estilisticos ( a comparação, a enumeração, a metáfora) O poema e o seu intertexto: os escritos teológicos, a Bíblia. O modo como esses escritos teológicos são transformados pelo trabalho poético que joga com a ambiguidade e com a metáfora .
A poética na Antiguidade, os tratados de Aristóteles e de Horácio, as poéticas normativas da Idade Média ao Renascimento.
A recuperação do termo "poética" no século XX, com Paul Valéry, os Formalistas Russos, nas décadas de 10 e 20 e depois em França a partir dos anos 60. A frequente utilização da palavra "poética" ao longo dos anos 70.
Leitura de um passo do livro de Terry Eagleton sobre Poética e sobre Crítica e a diversidade das interpretações que um texto mobiliza.
30 Setembro 2025, 14:00
•
Amândio Reis
1. Breve recapitulação da sistematização de Aristóteles dos géneros literários, com base em semelhanças e diferenças entre o objecto e o modo da imitação.
2. Leitura comentada do capítulo "Leitura e Estudo da Literatura", do volume Teoria da Literatura, de René Wellek e Austin Warren.
2.1. Concepções de partida: dissociação entre literatura (arte) e estudo da literatura (modalidade de conhecimento).
2.2. Como (não) estudar literatura? Tensões entre estudos literários e métodos científicos; pontos de aproximação e afastamento entre as humanidades e as ciências naturais.
2.3. A inviabilidade de leis gerais e duas possibilidades de aproximação à literatura: 1) o método "científico", assente na explicação (p.ex., distant reading tal como exemplificado pelo caso de Franco Moretti); 2) método "pessoal" ou "único", assente na compreensão (p.ex., close reading tal como exemplificado pelo caso de Joana Meirim).