Sumários

Conto de Pedro Almodovar; Modalidades de discurso

10 Dezembro 2025, 12:30 Claudia Jeanette Fischer

Conclusão da secção sobre análise de narrativa. 

Início de conto de Pedro Almodovar "Vida e morte de Miguel".
Modalidades de discurso.
Correcção da ficha  "Discurso directo, indirecto etc. e exercícios" 


Test #3

10 Dezembro 2025, 11:00 Bernardo Machado Mota

Test #3


Maria Gabriela Llansol, Amar um Cão

9 Dezembro 2025, 17:00 Patrícia Soares Martins

Barthes e os conceitos de escrita e de textualidade. A escrita-leitura como uma alternativa à interpretação. Amar um Cão, de Maria Gabriela LLansol, tido como um exemplo de um texto de "fruição", ilustra igualmente bem a noção de texto como campo operatório onde se exercem em simultâneo a escrita e a leitura. 


O Horla — 2

9 Dezembro 2025, 14:00 Amândio Reis

1. Continuação da leitura e da análise de "O Horla" (1887), de Guy de Maupassant.

1.1. Elementos para a construção de um clássico do conto fantástico: a ficção do manuscrito (diário pessoal), a narração na 1.ª pessoa, a ambiguidade interpretativa, a demanda epistemológica do narrador, indissociável da campanha de escrita.
1.2. Caracterização do narrador relativamente à posição no texto, ao papel desempenhado, ao seu estatuto como objecto da narrativa, ao ponto de vista e ao grau de conhecimento da matéria narrada.
1.3. A morte como final da história e as estratégias da sua suspensão (i.e., final em aberto): a leitura, a escrita, o espelho.


Maria Gabriela Llansol, Amar um cão.

4 Dezembro 2025, 17:00 Patrícia Soares Martins

Amar um Cão ( in Cantileno, Lisboa Relógio d'Água,  2000);   a escrita de Maria Gabriela Llansol: uma travessia das formas e dos géneros. Poema, conto? Verso e prosa?  Uma escrita que vive da imagem  (que vai de uma imagem a outra) mais do que da evolução de uma intriga  ( "fábula", segundo os Formalistas Russos). 

Barthes e a moderna noção de texto ( a oposição entre "texto de prazer" e  "texto de fruição").  A obra vs o texto.  (Barthes, O Prazer do Texto precedido de Variações Sobre a Escrita, Lisboa, ed. 70, 2009).