Sumários
22 Setembro 2025, 14:00
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Claudia Jeanette Fischer
Primeiras considerações sobre o conceito de literatura com base nas respostas ao questionário elaborado na semana passada.
Introdução aos primeiros conceitos.
Apresentação do programa e da bibliografia (disponíveis no Fénix e na plataforma Moodle: elearning.ulisboa.pt)
Indicação dos elementos de avaliação: dois testes escritos (80%) e participação oral nas aulas (20%).
TPC: Leitura do conto de Mia Couto: "O Cego Estrelinho"
22 Setembro 2025, 12:30
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Claudia Jeanette Fischer
Primeiras considerações sobre o conceito de literatura com base nas respostas ao questionário elaborado na semana passada.
Introdução aos primeiros conceitos.
Apresentação do programa e da bibliografia (disponíveis no Fénix e na plataforma Moodle: elearning.ulisboa.pt)
Indicação dos elementos de avaliação: dois testes escritos (80%) e participação oral nas aulas (20%).
TPC: Leitura do conto de Mia Couto: "O Cego Estrelinho"
18 Setembro 2025, 17:00
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Patrícia Soares Martins
Apresentação do programa da cadeira e informações sobre as leituras obrigatórias e a avaliação. Calendarização. Marcação dos testes para os dias 28 de oUtubro e para 16 de Dezembro.
Como ler um poema surrealista? Leitura de "Poema" de Mário Cesariny (Cesariny, Uma Grande Razão - Os poemas maiores, Lisboa, Assírio e Alvim, 2007). Breve referência à noção de "desautomatização" proposta pelos Formalistas Russos. A importância do contexto , das correntes estéticas onde um poema se insere e do conhecimento tanto quanto possível alargado da obra de um determinado autor na leitura de poesia.
18 Setembro 2025, 14:00
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Amândio Reis
1. Breve enquadramento da argumentação exposta no Livro X da República.
1.1. As preocupações de Platão com: os tipos de cultura - no sentido de artefactos culturais e modos de instrução dos cidadãos - que uma sociedade justa deve ter e promover; o poder da representação enquanto imitação (mimesis); a poesia, não apenas como entretenimento, mas como uma força com a capacidade de moldar as almas e as acções humanas.
2. Leitura e análise de passagens seleccionadas do Livro X.
2.1. Três dos quatro pilares sobre os quais assenta a argumentação platónica:
1) Mimese (imitação) - caracterização do artista enquanto imitador, a partir do simile do espelho, que tudo pode reproduzir sem nada conhecer;
2) Verdade - se os poetas, e, nomeadamente, Homero, criam ficções a partir de elementos que desconhecem, e se essas ficções estão de qualquer maneira três pontos afastadas da realidade (Essência - Aparência - Arte), então toda a poesia se constrói com base numa relação gorada com a verdade;
3) Poder - influência das representações, e sobretudo da tragédia, sobre os cidadãos, despertando as emoções menos nobres (ira, melancolia, desgosto, etc.) e colocando-as acima da racionalidade, o que pode conduzir à manipulação.
2.2. Estudo de caso contemporâneo:
17 Setembro 2025, 17:00
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Ângela Fernandes
Início da apreciação de noções centrais no universo
do Estudo da Literatura: poesia e poética, literatura e reflexão sobre o
fenómeno literário.
Leitura e análise de poemas que se apresentam como
poéticas: a ponderação sobre formas e materiais poéticos em “O poema”, de João Cabral de Melo
Neto, e sobre a figura do poeta em “Motivo”,
de Cecília Meireles; a ênfase na despersonalização do acto criativo e a
consideração do poema como “organismo”;
a “matéria” da poesia e a sua incessante “transformação” no poema “Lavoisier”,
de Carlos de Oliveira; a perspectivação da literatura como trabalho artístico
sobre a linguagem verbal humana.