Sumários

O conceito de literatura. Apresentação do programa.

22 Setembro 2025, 14:00 Claudia Jeanette Fischer

Primeiras considerações sobre o conceito de literatura com base nas respostas ao questionário elaborado na semana passada. 
Introdução aos primeiros conceitos. 
Apresentação do programa e da bibliografia  (disponíveis no Fénix e na plataforma Moodle: elearning.ulisboa.pt) 
Indicação dos elementos de avaliação: dois testes escritos (80%) e participação oral nas aulas (20%). 
TPC: Leitura do conto de Mia Couto: "O Cego Estrelinho"


Apresentação do programa, primeiras considerações sobre "O Estudo da Literatura"

22 Setembro 2025, 12:30 Claudia Jeanette Fischer

Primeiras considerações sobre o conceito de literatura com base nas respostas ao questionário elaborado na semana passada. 
Introdução aos primeiros conceitos. 
Apresentação do programa e da bibliografia  (disponíveis no Fénix e na plataforma Moodle: elearning.ulisboa.pt) 
Indicação dos elementos de avaliação: dois testes escritos (80%) e participação oral nas aulas (20%). 
TPC: Leitura do conto de Mia Couto: "O Cego Estrelinho"



Sobre o Programa; Leitura de um poema de Mário Cesariny

18 Setembro 2025, 17:00 Patrícia Soares Martins

Apresentação do programa da cadeira e informações sobre as leituras obrigatórias e a avaliação. Calendarização. Marcação dos testes para os dias 28 de oUtubro e para 16 de Dezembro. 


Como ler um poema surrealista? Leitura de "Poema" de Mário Cesariny  (Cesariny, Uma Grande Razão - Os poemas maiores, Lisboa, Assírio e Alvim, 2007). Breve referência à noção de "desautomatização" proposta pelos Formalistas Russos. A importância do contexto , das correntes estéticas  onde um poema se insere e do conhecimento tanto quanto possível alargado da obra de um determinado autor  na leitura de poesia.


Platão, República — 1

18 Setembro 2025, 14:00 Amândio Reis

1. Breve enquadramento da argumentação exposta no Livro X da República.

1.1. As preocupações de Platão com: os tipos de cultura - no sentido de artefactos culturais e modos de instrução dos cidadãos - que uma sociedade justa deve ter e promover; o poder da representação enquanto imitação (mimesis); a poesia, não apenas como entretenimento, mas como uma força com a capacidade de moldar as almas e as acções humanas.

2. Leitura e análise de passagens seleccionadas do Livro X.
2.1. Três dos quatro pilares sobre os quais assenta a argumentação platónica: 
1) Mimese (imitação) - caracterização do artista enquanto imitador, a partir do simile do espelho, que tudo pode reproduzir sem nada conhecer; 
2) Verdade - se os poetas, e, nomeadamente, Homero, criam ficções a partir de elementos que desconhecem, e se essas ficções estão de qualquer maneira três pontos afastadas da realidade (Essência - Aparência - Arte), então toda a poesia se constrói com base numa relação gorada com a verdade; 
3) Poder - influência das representações, e sobretudo da tragédia, sobre os cidadãos, despertando as emoções menos nobres (ira, melancolia, desgosto, etc.) e colocando-as acima da racionalidade, o que pode conduzir à manipulação.

2.2. Estudo de caso contemporâneo:


Poesia e poética

17 Setembro 2025, 17:00 Ângela Fernandes

Início da apreciação de noções centrais no universo do Estudo da Literatura: poesia e poética, literatura e reflexão sobre o fenómeno literário.

Leitura e análise de poemas que se apresentam como poéticas: a ponderação sobre formas e materiais poéticos em “O poema”, de João Cabral de Melo Neto, e sobre a figura do poeta em “Motivo”, de Cecília Meireles; a ênfase na despersonalização do acto criativo e a consideração do poema como “organismo”; a “matéria” da poesia e a sua incessante “transformação” no poema “Lavoisier”, de Carlos de Oliveira; a perspectivação da literatura como trabalho artístico sobre a linguagem verbal humana.