Sumários

Processos formais, estruturas retóricas e a leitura da poesia.

25 Setembro 2025, 17:00 Patrícia Soares Martins

A professra deu aos alunos uma lista de livros de Teoria da Literatura, de narratologia,  dicionários de Retórica e de Poética  e Dicionários de Literatura disponíveis na biblioteca e (alguns) online.


Leitura de uma seção do livro de R. Lino "Palavras do imperador Hadriano" (escrito em 1984 e publicado no livro Políptico, em 2005). A forma do poema dramático.  O poema e o seu intertexto: os próprios escritos do imperador, Antinous, de Fernando Pessoa, Mémoires d'Hadrien de Marguerite Yourcenar.  
Levantamento dos processos formais mais recorrentes na poesia da autora e patentes no poema. 
A metáfora e a sua teorização. 


Aristóteles — Poética

25 Setembro 2025, 14:00 Amândio Reis

1. A Poética como complemento e resposta ao Livro X da República; e obra inaugural da teoria literária, isto é, primeira tentativa de descrição, caracterização e sistematização das qualidades e funções daquilo a que chamamos "literatura".

1.1. Caps. 1-3: caracterização do sistema das artes miméticas a partir dos seus componentes essenciais: meios de imitação (o "como"), objectos de imitação (o "quê") e modos de imitação (a "forma").
1.2. Cap. 6: contrastes entre Platão e Sócrates no campo da emoção, com ênfase na tragédia; análise da proposta de "recepção emocional" de Aristóteles enquanto processo que deve levar da compaixão ao medo e, por fim, à purificação.
1.3. Cap. 9: o lugar do poeta e das artes na vida cívica.
2. Quadro de respostas contrastivas, entre Platão e Aristóteles, no tocante às mesmas questões ou a questões similares: O que é a poesia?; A poesia ensina a verdade?; A emoção na arte é um factor positivo?; Os poetas têm lugar na cidade?


Literatura, Leitura e Estudos Literários

24 Setembro 2025, 17:00 Ângela Fernandes

Início da leitura e comentário dos capítulos iniciais do volume Teoria da Literatura, de René Wellek e Austin Warren: a distinção entre literatura e estudos literários; a necessária articulação entre um saber individual e um saber geral, partilhável; a identificação das diferentes perspectivas de estudo no âmbito da Crítica, da História e da Teoria da Literatura; a defesa dos Estudos Literários como “modalidade de conhecimento”; a distinção e a complementaridade entre a “arte da leitura” e a “investigação literária”.


Revisão dos conceitos. Conto de Mia Couto

24 Setembro 2025, 14:00 Claudia Jeanette Fischer

Revisão dos conceitos introduzidos na aula passada.

Conto de Mia Couto: "O Cego Estrelinho"
TPC: Leitura do conto (para quem ainda não o leu) e do ensaio de V. Chklovski  - "Arte como processo", nomeadamente das secções marcadas a amarelo


Reading a poem

24 Setembro 2025, 12:30 Mário Avelar

Analysis of Cavafy's "Ithaka": memory; intertextuality; sign.