Sumários

Elementos de narratologia

2 Dezembro 2025, 17:00 Patrícia Soares Martins

Correção da ficha de trabalho sobre narratologia feita pelos alunos na aula anterior.


Filme do Desassossego — 3

2 Dezembro 2025, 14:00 Amândio Reis

1. Bernardo Soares, neste mundo e além, e as coisas que (lhe) interessam: para uma leitura integrada do fragmento "A leitura dos jornais" à luz do Livro e do Filme do Desassossego (a ideia de "humanidade" enquanto beco sem saída).

1.1. Conclusão do visionamento do Filme do Desassossego (2010), de João Botelho.
1.2. Elementos para uma análise da figura da Morte na reflexão identitária e existencial do Livro do Desassossego, e, por extensão, no Filme, onde ela ganha um papel de relevo na dupla adaptação — cinematográfica e operática — do fragmento "Marcha fúnebre para o rei Luís II de Baviera".
1.3. Notas sobre o espectáculo da morte, ou a morte eufórica (e não mórbida), como última fronteira do sonho; entre "esposa materna" e "irmã gémea procurada" e o "deus" moribundo de Bernardo Soares.
1.4. Desfechos: a cadeira vazia, ou, Bernardo Soares, personificação do não-ser?


Realização de uma ficha de aplicação de conhecimentos

27 Novembro 2025, 17:00 Patrícia Soares Martins

Realização de uma ficha sobre aspectos de narratologia a partir de Gérard Genette ( O Discurso da Narrativa) e dos contos de Maria Velho da Costa "A Dama Djudja", "Iniciais" e "Fátima" ( Dores, 2003)


Filme do Desassossego — 2

27 Novembro 2025, 14:00 Amândio Reis

1. Da "Natureza Morta com Bernardo Soares", de Luiza Neto Jorge, à Morte enquanto "esposa materna" e "irmã gémea encontrada" (fragmento "Marcha Fúnebre para o Rei Luís II da Baviera").

1.1. O fantasma Bernardo Soares, ou, das possibilidades de uma leitura fúnebre do Livro do Desassossego, sugestivamente enfatizada nas escolhas adaptativas de João Botelho.
1.2. Continuação do visionamento do Filme do Desassossego (2010).


Texto dramático e espectáculo teatral

26 Novembro 2025, 17:00 Ângela Fernandes

Introdução ao estudo do texto de teatro: a noção de drama; a especificidade do texto dramático e a sua relação com a encenação e o espectáculo teatral; as transformações históricas do teatro na cultura ocidental e a discussão em torno da “ilusão dramática”. As novas propostas teatrais no início do seculo XX e a deliberada desconstrução da ilusão, em busca da lucidez analítica do espectador.