Sumários

Continuação da matéria indicada no sumário da aula anterior

26 Outubro 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

Continuação do estudo dos dois textos apontados no sumário da aula anterior, respectivamente de Barthes (Lição, 1977) e de Compagnon (Para que serve a literatura, 2003), sobre as funções da literatura.
A descrição, por Compagnon, do entendimento das funções da literatura e do escritor em  três (quatro) momentos históricos distintos (até ao final da época clássica, nas Luzes e no Romantismo, e no Modernismo - incluindo aí o que chama de pós-modernismo).

Apresentação, pelos alunos, de algumas leituras de poemas de Gastão Cruz e Nuno Júdice.


Continuação da matéria indicada no sumário da aula anterior

26 Outubro 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

Continuação do estudo dos dois textos apontados no sumário da aula anterior, respectivamente de Barthes (Lição, 1977) e de Compagnon (Para que serve a literatura, 2003), sobre as funções da literatura.
A descrição, por Compagnon, do entendimento das funções da literatura e do escritor em  três (quatro) momentos históricos distintos (até ao final da época clássica, nas Luzes e no Romantismo, e no Modernismo - incluindo aí o que chama de pós-modernismo).

Apresentação, pelos alunos, de algumas leituras de poemas de Gastão Cruz e Nuno Júdice.


Leitura e comentário de poemas de Eugénio de Andrade.

25 Outubro 2018, 14:00 Margarida Maria dos Reis Braga Neves

Leitura e comentário de poemas de Eugénio de Andrade - artes poéticas.

Questões de versificação.


Close reading of poems

25 Outubro 2018, 08:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Close reading of Emily Brontë's poem, "Tell me. tellme, smiling child..." (conclusion)

How the meter and rhythm confirms its interpretation and its dialogical nature.
Reflexive writing exercise, from a prompt or "writing in the shadow of a text".


Sobre as funções da Literatura

24 Outubro 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

Comnetário de dois textos sobre o que as funções da literatura. o texto de Barthes (Lição, 1977) e o texto de Compagnon (Para que serve a  literatura, 2003), em lições inaugurais do Collége de France. Barthes e as "forças da literatura": matesis, mimesis e semiosis. Compagnon, pretendendo afastar alguns dos pressupostos de Barthes, critica a sua concepção de escrita e de texto. Deslocando-se relativamente às ideias de  Barthes e do pós-modernismo, pretende ver na literatura a base de um aperfeiçoamento do carácter o indivíduo e da sua capacidade de empatia.

Sobre a tradução do conceito grego "mimesis" por representação. Barthes e as utopias de linguagem de que uma versão pode ser o poema simbolista assente na descrição, por Mallarmé de um "duplo estado da palavra": imediato (na comunicação) e essencial (na poesia).