Sumários

"Asas" de Mário de Sá-Carneiro.

2 Novembro 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins


Caraterização do "momento futurista" (Perloff) como antecipação de traços que mais tarde, com Dada e o Surrealismo, terão o seu pleno desenvolvimento: os poemas sonoros, os ready made, a colagem,  o bruitismo, a palavra "zaum", etc.Caracterização de Zagoriansky, personagem do conto "Asas" de Mário de Sá-Carneiro tendo em conta o que no seu discurso e comportamento evoca essas práticas artísticas e a está de acordo com uma concepção de "Artista" como "génio" e como "louco". Pose e provocação no discurso e no comportamento das personagens de "Asas" .

É preciso distinguir entre a noção de mimese na Poética de Aristóteles e os aristotélicos que desenvolveram, poseriormente, a ideia de mimese como imitação da natureza. Teorias miméticas da arte.  Como o entendimento que Zagoriansky tem da poesia se afasta de uma concepção mimética da linguagem e da poesia.


Sobre Céu em Fogo e a arte das vanguardas

31 Outubro 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

 Mário de Sá-Carneiro entre a estética simbolista/decadendista e as novas práicas artísticas de vanguarda, em particular as dos movimentos que tiveram lugar no "momento futurista" (Marjorie Perloff) na primeira metade da década  de 10 do século XX.  Orpheu e o "paulismo". No conto "Asas" de Céu em Fogo, Mário de Sá-Carneiro inclui o fragmento "Além", antes publicado em seu nome na revista Renascença Portuguesa, atribuindo-o agora à personagem de Zagoriansky. Zagoriansky ("Asas") e Gervásio Villa-Nova ( A Confissão de Lúcio) : personagens inspiradas no artista português Santa-Rita Pintor? As estranhas teorias da arte de Zagoriansky evocam, por mais do que um praço, as ideias da vanguarda futurista.

Observações sobre a mimese: porquê traduzir o conceito grego de 'mimesis' por "representação" ou "ficção" (Gérard Genette).  Uma representação pressupõe a  criação de um mundo ficcional (Pedro Eiras). Representação e estilos de representação (Eric Auerbach


Sobre Céu em Fogo e a arte das vanguardas

31 Outubro 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

 Mário de Sá-Carneiro entre a estética simbolista/decadendista e as novas práicas artísticas de vanguarda, em particular as dos movimentos que tiveram lugar no "momento futurista" (Marjorie Perloff) na primeira metade da década  de 10 do século XX.  Orpheu e o "paulismo". No conto "Asas" de Céu em Fogo, Mário de Sá-Carneiro inclui o fragmento "Além", antes publicado em seu nome na revista Renascença Portuguesa, atribuindo-o agora à personagem de Zagoriansky. Zagoriansky ("Asas") e Gervásio Villa-Nova ( A Confissão de Lúcio) : personagens inspiradas no artista português Santa-Rita Pintor? As estranhas teorias da arte de Zagoriansky evocam, por mais do que um praço, as ideias da vanguarda futurista.

Observações sobre a mimese: porquê traduzir o conceito grego de 'mimesis' por "representação" ou "ficção" (Gérard Genette).  Uma representação pressupõe a  criação de um mundo ficcional (Pedro Eiras). Representação e estilos de representação (Eric Auerbach


Close reading of a poem

30 Outubro 2018, 08:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Close reading of William Blake's "The Sick Rose".

The particular case of Blake's "composite art". Brief introduction to the artist's Songs of Innocence and Songs of Experience. The notion of iconotext.
Hyperbaton. The importance of suspense, ambiguity and connotation in the reading/s of the poem.


Entrega e correcção dos trabalhos de casa.

29 Outubro 2018, 14:00 Margarida Maria dos Reis Braga Neves

Entrega e correcção dos trabalhos de casa.

Início do estudo de contos de Teolinda Gersão - biobibliografia breve.

Particularidades da cidade de Berlim.