Sumários

Continuação do estudo do conto de Tchékov e do estudo da narrativa.

23 Novembro 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

Alguns aspectos da teoria clássica da narrativa. A teoria de Genette em Discuso da Narrativa: como identificar e conhecer a "Voz". O tempo da Narrativa, os níveis narrativos e os modos de  implicação do narrador na matéria que narra.  Identificação da voz (do tipo de narração) no conto de Tchékov, tendo em conta estes aspectos.

Entrega dos exercícios escritos e conversa com os alunos sobre avaliação e indicações para a realização de eventuais trabalhos suplementares.


Continuação do estudo do conto de Tchékov e do estudo da narrativa.

23 Novembro 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

Alguns aspectos da teoria clássica da narrativa. A teoria de Genette em Discuso da Narrativa: como identificar e conhecer a "Voz". O tempo da Narrativa, os níveis narrativos e os modos de  implicação do narrador na matéria que narra.  Identificação da voz (do tipo de narração) no conto de Tchékov, tendo em conta estes aspectos.

Entrega dos exercícios escritos e conversa com os alunos sobre avaliação e indicações para a realização de eventuais trabalhos suplementares.


Análise do conto "A mulher que prendeu a chuva"

22 Novembro 2018, 14:00 Margarida Maria dos Reis Braga Neves

Análise do conto "A mulher que prendeu a chuva": duas culturas em confronto.

Questões de narratologia.


Intertextuality and intermediality

22 Novembro 2018, 08:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Interart relationships: some general considerations.

The potentials of verbal language in terms of visual and auditory suggestiveness: William Blake's "The Tiger".


O modo narrativo. Leitura de um conto de Tchékov, "Coisa-Ruím".

21 Novembro 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

As principais características do modo narrativo. Leitura de um conto de Tchékov, "Coisa-Ruim" tendo em conta a contaminação do narrativo pelo dramático: a acção parece representada diante de nós, reduzindo o narrador ao máximo o seu papel na narrativa, " mostrando" através das acções das personagens e do que elas dizem o desenrolar da intriga .  O tema e as personagens (um ladrão e um guarda), bem como a construção de uma identidade falsa e a revelação final, aproximam o conto de Tchekov da comédia. Os aspectos realistas da escrita de Tchékov.