Sumários

Júlio César de Shakespeare

12 Dezembro 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

As circunstâncias históricas que forneceram a Shakespeare a matéria para o seu drama.  Entre Aristóteles e Putarco.   Aspectos em que Sahakespeare não segue os princípios aristotélicos. Características do teatro de Shakespeare:  o teatro dentro de teatro, o herói problemático.

Aspectos da estrutura da obra: a distribuição da acção pelos vários actos.  Alguns problemas colocados na peça: : o poder e a luta pelo poder, a defesa dos ideais e os conflitos éticos que se coloca à personagem antes da concretização do acto planeado, o problema da justiça e da liberdade. Outros motivos: a superstição (Cassio) versus a observação dos comportamentos humanos (Cicero) a diferença ou não entre o que é um mero homicídio e o que é um gesto sacrificial que se veja justificado pelo lado virtuoso da sua  finalidade.

O fantasma de César e a questão de se saber se é possível encontrar na peça de Shakespeare a ideia de um "destino redistributivo"  que vingue César depois da morte deste.


Júlio César de Shakespeare

12 Dezembro 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

As circunstâncias históricas que forneceram a Shakespeare a matéria para o seu drama.  Entre Aristóteles e Putarco.   Aspectos em que Sahakespeare não segue os princípios aristotélicos. Características do teatro de Shakespeare:  o teatro dentro de teatro, o herói problemático.

Aspectos da estrutura da obra: a distribuição da acção pelos vários actos.  Alguns problemas colocados na peça: : o poder e a luta pelo poder, a defesa dos ideais e os conflitos éticos que dividem a personagem antes da concretização do acto planeado. O problema da justiça e da liberdade. Outros motivos: a análise guiada pela superstição (Cassio) versus a observação dos comportamentos humanos, (Cícero). Entre o homicídio e o sacrifício, justificado pela finalidade.

O fantasma de César e a questão de se saber se é possível encontrar na peça de Shakespeare a ideia de um "destino redistributivo"  que vingue César depois da morte deste.


Analysis of the novel, Girl with a Pearl Earring

11 Dezembro 2018, 08:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Comments and analysis of the novel, Girl with a Pearl Earring. Types of Point of View, types of narrator, time and space in the novel. Power dynamics.


Continuação do estudo de Karen.

10 Dezembro 2018, 14:00 Margarida Maria dos Reis Braga Neves

Continuação do estudo de Karen: a cascata e a questão da metamorfose.


Modos e Géneros: O Dramático

7 Dezembro 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

Aspectos do modo dramático e em particular da tragédia, segundo Aristóteles. As estruturas da fábula. Fábulas simples e complexas: o encadeamento das acções deve corresponder aos princípios da necessidade e da versosimilhança. Elementos das fábulas complexas: a peripécia, o reconhecimento. 

Aspectos aristotélicos que se podem reconhecer na peça de Shakespeare.

O Acto Terceiro da peça de Shakespeare. Os discursos dos dois oradores, Bruto e Marco António. O patético no discuso de Marco António,
Caracterização de Bruto como herói trágico.

Caracterização das personagens de Cássio, César, Marco António.

Aspectos em que Shakespeare segue com fidelidade  as fontes historiográficas.