Sumários

O modo narrativo. Leitura de um conto de Tchékov, "Coisa-Ruím".

21 Novembro 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

As principais características do modo narrativo. Leitura de um conto de Tchékov, "Coisa-Ruim" tendo em conta a contaminação do narrativo pelo dramático: a acção parece representada diante de nós, reduzindo o narrador ao máximo o seu papel na narrativa, " mostrando" através das acções das personagens e do que elas dizem o desenrolar da intriga.  O tema e as personagens (um ladrão e um guarda), bem como a construção de uma identidade falsa e a revelação final, aproximam o conto de Tchekov da comédia. Os aspectos realistas da escrita de Tchékov.


Intertextual and intermedial relationships.

20 Novembro 2018, 08:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Analysis and interpretation of Wiliam Carlos Williams' "So much depends...". Visual suggestiveness in poetry.

Analysis and interpretation of "Musée des Beaux Arts" by W. H. Auden. The notion of ekphrasis. From the visual realm to the verbal dimension.
Correction of the 1st written test.


Análise do conto "História antiga" (in A mulher que prendeu a chuva e outras histórias)

19 Novembro 2018, 14:00 Margarida Maria dos Reis Braga Neves

Análise do conto "História antiga" (in A Mulher que prendeu a chuva e outras histórias). A ironia.

Comentário do verbete "Conto", de Henriqueta Maria Gonçalves, na enciclopédia BIBLOS.


Os géneros da Lírica Renascentista e sua evocação na poesia contemporânea portuguesa

16 Novembro 2018, 16:00 Patrícia Soares Martins

Leitura de "Canção Décima" de Luís de Camões . Leitura de "Canção porque( não) Morres" de Manuel Gusmão (Migrações do Fogo, 2002).


Os géneros da Lírica Renascentista e sua evocação na poesia contemporânea portuguesa

16 Novembro 2018, 14:00 Patrícia Soares Martins

Leitura de "Canção Décima" de Luís de Camões . Leitura de "Canção porque( não) Morres" de Manuel Gusmão (Migrações do Fogo, 2002).